PANTANAL

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FAUNA DO PANTANAL - PEIXES



Arraia (Potamotrygon)
Denominação comum a todos os peixes Batóides. Possuem esqueleto cartilaginoso, fendas respiratórias na face abdominal e grandes nadadeiras peitorais. Classe dos Seláquios, pertencem à família dos Paratrigonídeos. É o mesmo que raia, e seu ferrão venenoso, geralmente na sua cauda é muito perigoso.  Provavelmente é sobrevivente da época em que o Pantanal foi fundo de mar.

Bagre-sapipoca (Rhamdia quelen )
Espécie de bagre de água doce, da família dos Pimelodídeos, Siluróide. Dá-se também esse nome a um peixe chamado “mandi-branco”.  Como os bagres, pode ser pescado em leitos de rios de águas escuras e barrentas. Como isca, usa-se também pedaços de fígado ou coração de boi, tripa de galinha, lambaris, minhocas ou minhocoçus.

Branquinha (Charex gibbosus)
Pequeno peixe de escamas, de água doce, da família dos Caracídeos. Possui cor prateada, comum nos rios de águas límpidas. São pescados durante as estações da primavera e verão, tendo como iscas pequenos insetos, gafanhotos, larvas, minhoca e massa de farinha de trigo.

Bagre (Rhandia hilari )
Peixe de couro, de água doce, da família dos Pimelodídeos, ordem dos Siluróides. Sua coloração poderá ser cinza ou amarelado no dorso ou no ventre. Possuem barbilhões mais ou menos desenvolvidos. Seu peso chega a 2 kg e seu tamanho chega a 50 cm. É o mesmo que “jundiá”, dos rios do interior do Brasil. São ainda chamados de “cambeva”, “bureva” e ainda um terceiro nome “breacambucu”. Encontrado em leitos de rios, açudes e represas de águas escuras e barrentas, com preferência para a pesca noturna durante o ano todo. Usa-se pedaços de boi, tripa de galinha, lambaris, minhoca ou minhocoçu.

Cascudo
Peixe nematógnato, de placas ósseas, de água doce, da família dos Loricarídeos. Possuem pequenos espinhos entre as placas ósseas. Sua barriga é lisa e não tem placas ósseas. Temos duas famílias desses peixes: Plecostomídeos, cuja cauda é mais alta do que larga e são considerados os cascudos verdadeiros. Loricarídeos, cuja cauda é achatada e mais comprida e são chamados de “cascudo-viola”. Existem mais ou menos 250 espécies de cascudo já catalogadas


Corimbatá
Este peixe é pescado usando-se como iscas de milho verde e massa à base de farinha de trigo. Peixe de escamas, de água doce, da família dos Caracídeos, gênero Prochilodus. Sua coloração é prateada e seu tamanho chega até 50 cm de comprimento. Seu peso chega até 6 kg. Sua carne não é muito saborosa, quando são proveniente de lagos e rios que contêm muito barro ou lodo em seu leito, pois estes peixes se alimentam de plâncton e limbo. Quanto aos peixes de rios arenosos, o gosto de lodo diminui bastante, passando a ser despercebido. Existe um grande número de espécies e nomes: “crumatá”, no Sul do Brasil, “Curimatá”, no Nordeste, “corumbatá” e “jaraqui”no Amazonas.

Dourado ( Salminus maxillosus )
Peixe Esportivo por excelência. Pescado no verão com iscas vivas ou artificiais de superfície e meia-água. De escamas, de água doce, da família dos Caracídeos. Sua coloração é amarelo dourado, com estrias escuras nas escamas e clareando na parte inferior. Sua cauda e barbatanas possuem uma coloração a vermelhada. Atingem de 80 cm a 1,00 m de comprimento.

Jaú ( Paulicéia lutkeni )
Peixe de couro, Siluróide, de água doce, pertencente à família dos Pimelodídeos. É o peixe maior da espécie, chegando a medir 2 m de comprimento e com peso de 130 kg. Sua coloração é marrom escuro, com cabeça grande e boca enorme, ventre esbranquiçado, e possuindo enorme barbilhão. É encontrado em durante todo o ano em rios, remansos e poços fundos. As iscas preferidas para sua captura são: miúdos de galinha, nacos de carne e muçum.

Jeripoca (Hemisorubin platyrynchus )
Peixe de couro, de água doce, pertencente à família dos Pimelodídeos, Siluróide. Também é chamado de “jurupoca” ou “jerupoca”. Sua coloração é marrom-amarelada e possui barbilhões como os bagres. Seu tamanho atinge até 70 cm e seu peso chega até 5kg. É pescado o ano todo, com preferência para os meses chuvosos. Suas iscas preferidas são: filé de peixe, lambari e minhoca.

Lambari
É o mais conhecido dos peixes esportivos. Sua pesca é feita durante o verão, usando-se como iscas insetos, gafanhotos, larvas de insetos, siri, macarrão cozido e massa de farinha de trigo. Pertencem à família dos Caracídeos. Na Amazônia são conhecidos por “matupira” ou “matupiri”. No Nordeste é conhecido por “piava”. As espécies mais conhecidas são: “lambari-piquira”, que é o menor da espécie, “lambari-bocarra”, que é o mesmo que “saguirú”, “lambari-tambiú” que é uma espécie arredondada e com cauda amarela, “lambari-guaçu” que atinge até 12 cm de comprimento e tem a cauda vermelha e o “lambari-prata” que possui a cauda cinza.

Cachara
Peixe de couro, de água doce, da família dos Pimelodídeos, Siluróide. O mesmo que “surubim”. São encontrados nos leitos de rios e remansos, e pescados o ano todo. Suas iscas preferidas são peixes vivos, tais como lambaris e tuviras. A primeira vista podem se confundir com o “pintado”, muito parecido, mas depois se nota que sua “camuflagem” é rajada, ao contrário das pintas do “pintado”. Seu comprimento chega até 1,5 m e seu peso até 35 kg.

Pacu-cana
Peixe de escamas de água doce, Serrasalmídeo, família dos Caracídeos. Este peixe só é encontrado em corredeiras. Sua coloração é cinza escuro com o ventre amarelado e possuem barbatanas bem maiores que os demais da espécie. É encontrado em quase todos os grandes rios brasileiros.

Palmito (Pimelodus valenciannesi )
Peixe de couro, de água doce, da família dos Pimelodídeos. Pertence ao mesmo gênero  que o “mandubé” ou “fidalgo”, da Amazônia. Sua maior incidência é no Pantanal Sul-Matogrossense. Pertence ao gênero Ageneiosus valenciannesi.Chega a 50 cm de comprimento e seu peso é 2 kg. Sua carne é considerada a mais saborosa da espécie. São pescados durante o ano todo com tripa de galinha, minhoca, minhocoçu e filé de peixe.


Cachorra
Peixe de água doce, pertencente à família dos Caracídeos (Hydrolycus scomberoides) e outra espécie  (Raphiodon vulpinus ). Na Amazônia são conhecidos também como “saranha”. Suas presas ou dentes caninos são tão grandes que possuem furos especiais na parte superior da boca, para que eles possam sair para fora. Sua coloração é prateada com traços avermelhados. Chega a pesar até 15 kg. Seu tamanho chega a um metro de comprimento. É voraz e habita principalmente corredeiras de rios. Sua pesca é executada usando-se de iscas vivas ou artificiais.

Pintado
Peixe de couro, de água doce, pertencente à família dos Pimelodídios, Siluróide (Pseudoplatystoma coruscan ) sua coloração é cinzenta , com pintas mais escuras pelo corpo todo e seu ventre esbranquiçado. Chega a pesar 105 kg e seu tamanho atinge 2 m de comprimento. Também é conhecido como “surubim-pintado”. É encontrado em todos os grandes rios brasileiros. São pescados durante o ano todo tendo como iscas cascudos, tuviras, piavas ou lambaris, curimbatás, ximburés e muçum.

Pirambela
Peixe de scamas , pertencente à família  dos Caracídeos ( Serrasalmus rhomboeus ). É uma espécie  de piranha pequena, que possui o queixo avermelhado. São pescados usando-se como iscas filé de peixes e pedacinhos de carne de cor vermelha. São encontrados em todos os rios da Bacia do Prata e da Bacia amazônica.

Piranha
Peixe de escamas, de água doce, da família dos Serrasalmídeos. São peixes temidos por sua voracidade. Existem dois grupos conhecidos: As “pirambebas” que são de tamanho menor, atingindo até 15 cm de comprimento, e que não são tão vorazes. A outra espécie, denominada “piranha-negra” ou “cachorra”, pertence ao grupo dos Pygocentrus piraya. Atinge até 30 cm de comprimento e seu peso chega até 12 kg. Na verdade, não são pretas como se diz, e sim que sua coloração é amarelada com nuances escuras no dorso. Dentro desse grupo. Dentro desse grupo, destaca-se a de maior voracidade, a “piranha marapá” ou “Catarina”, que pertence ao grupo  Serrasalmus denticulatus .Sua dentição é muito forte e cortante. Chega a atingir 2 kg.  A pesca desse peixe voraz é feita o ano todo. Sua isca preferida é à base de carnes, em geral com sangramento.

Piraputanga
Peixe de escamas, de água doce, da família dos Caracídeos, (Brycon orbignyanus) . pertence ao grupo das “piracanjubas”. É o mesmo que “pirapitanga”. Sua coloração é muito bonita, ou seja, prateada com a  cauda vermelha. Peixe muito comum no Pantanal. Chega a pesar 3 quilos e seu tamanho chega até 40 cm de comprimento.

Tucunaré
Cichla spp. Peixe de escamas, de água doce, da família dos Ciclídeos. Os gêneros mais comuns são: Cichla temensis, Cichla ocellaris e Cichla monoculous. São conhecidos vulgarmente por nomes diferentes. São pescados em águas paradas e baías formadas por rios de águas lentas. As principais iscas para sua captura são pequenos peixes vivos e iscas artificiais, sempre em movimento.

Tuvira
Peixe de escamas de água doce, da família dos Gimnotídeos (Carapus fasciatus). Coloração marrom. No baixo ventre possuem uma cortina de acúleos e sua cauda termina em ponta. Sua nadadeira vai da cabeça ao ventre.

Fonte: Apostila "Guia de Bordo do Pantanal" IFMT Cuiabá 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário