PANTANAL

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TAXAS DE JUROS MENORES - PROJETOS TURÍSITICOS


Taxas de juros menores beneficiam financiamento de projetos turísticos

Medida valerá até o fim do ano, para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Brasília (DF) - As empresas do setor de turismo com interesse em financiar projetos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão beneficiadas com redução de encargos financeiros para até 2,5% ao ano. Decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) baixou os juros das operações realizadas com recursos dos fundos constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO).

A Resolução 4.140, de 25 de outubro, estabeleceu as menores taxas de juros da história desses fundos. Proposta pelo Ministério da Integração Nacional, a redução teve apoio do Ministério do Turismo.

As novas taxas de juros vigorarão até 31 de dezembro deste ano. Durante esse período, os beneficiados poderão contratar operações de investimento com a taxa nominal de 2,94% ao ano, podendo chegar a 2,5%, se utilizado o bônus de adimplência de 15%, que incide sobre as prestações pagas em dia.

Nas operações para capital de giro ou custeio isolado, os bancos administradores desses fundos continuarão praticando as taxas de juros e bônus de adimplência anteriormente estabelecidos. Para esses empréstimos, a taxa varia de 5,74% a 8,5% ao ano, com bônus de adimplência e de acordo com o porte da empresa.

“Essa ação do Ministério da Integração estimulará, de forma decisiva, os empreendedores com interesse em iniciar ou ampliar o seu negócio no turismo”, afirmou o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação do MTur - 31/10/2012

OBSERVAÇÃO DE ONÇA NO PANTANAL



Jornal O Globo aborda observação da onça-pintada no Pantanal

Na edição desta quinta-feira (18) o repórter Fernando Quevedo do jornal O Globo conta sua experiência no Pantanal Matogrossense, na observação do maior felino das Américas: a onça pintada.
Sua reportagem é cheia de detalhes que envolvem emoções em estar a poucos metros do felino é somada há necessidade de narra para o leitor.
A observação de onça já é um produto turístico consolidado nas pousadas e hotéis do Pantanal que estão nos arredores da Transpantaneira.
Não deixe de conferir no site:  http://oglobo.globo.com/boa-viagem/safari-pantaneiro-em-busca-da-onca-pintada-6433604

Publicado em 19/10/2012
Fonte: Maricelle Lima Vieira - Assessoria Sedtur

ABAV 2012


Mato Grosso presente na Feira de Turismo das Américas no Rio de Janeiro

Mato Grosso presente na Feira de Turismo das Américas no Rio de Janeiro

No estande do estado que foi compartilhado com Goiás e Brasília pode-se conferir o que Mato Grosso tem de melhor
Durante uma semana Mato Grosso foi uma das vitrines da 40ª edição da Feira das América, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV,  que aconteceu no espaço Rio Centro, no Rio de Janeiro de 23 a 26.10.
No estande do estado que foi compartilhado com Goiás e Brasília pode-se conferir o que Mato Grosso tem de melhor: as suas belezas naturais através de material de divulgação como folders, cartilhas e livro.

A servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, professora Leila Cunha conta que a durante os dias de evento o estande tinha sempre operadores, representantes de agencias de viagens de outras cidades e até países para conhecer o que o estado tem a oferecer.  “É uma experiência única de divulgar Mato Grosso. A Abav é conhecida por seu potencial nacional e internacional, é o local ideal para as empresas que buscam ampliar seus contatos com as operadoras e agentes de viagens como com outros setores e empresas do trade”, comenta ela.

Um dos pontos positivos da feira foi à oportunidade das 12 cidades sedes que irão realizar jogos da Copa do Mundo 2014 tiveram de apresentar suas potencialidades turísticas a operadores internacionais. Segundo Leila foram cerca de 35 operadores de várias parte do mundo que ouviram atentamente o que Cuiabá – Mato Grosso tem trabalhado para se consolidar como rota, seja antes, durante e o pós Copa. “Precisamos estar preparados para receber este público que vem com toda expectativa de conhecer e divulgar  o Pantanal, a Chapada dos Guimarães, Nobres – Bom Jardim, dentre outros lugares maravilhosos que temos”, completa Leila.

Para a secretária Teté Bezerra participar da Abav é uma grande porta de entrada. Durante a feira circulam milhares de operadores de toda parte do mundo. “Podemos vender o Estado durante quatro dias para todo tipo de agencias e operadores de viagem. É uma oportunidade única e não poderíamos ficar de fora”, finaliza a secretária Teté.
    

    
Publicado em 30/10/2012
Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR

PARQUE ENCANTADO - AVENTURA E LAZER


O Parque Encantado está disponível para você realizar seus eventos: Aniversários, Confraternizações Empresariais e outros

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ROTEIRO DE EVENTOS E NEGÓCIOS - CUIABÁ - MATO GROSSO






CENTRO - PALÁCIO DO COMÉRCIO 

Cuiabá é a capital e maior cidade do estado de Mato Grosso. O município está situado na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município de Várzea Grande. Segundo o censo realizado em 2010 pelo IBGE, a população de Cuiabá é de 556.298 habitantes, enquanto que a população da conurbação ultrapassa os 800 mil habitantes; sua região metropolitana possui 859 130 habitantes e o colar metropolitano possui quase 1 milhão de habitantes; e sua mesorregião possui 1.090.512 habitantes, tornando-se assim uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade é umas das 12 sedes da Copa do mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal

Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980
Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização

Há várias versões para a origem do nome "Cuiabá". Uma delas diz que o nome tem origem na palavra Bororo ikuiapá, que significa "lugar da ikuia" (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar). O nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar com essa flecha, no córrego da Prainha, afluente da esquerda do rio Cuiabá.[9][10] Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de kyyaverá (que em guarani significa "rio da lontra brilhante") em cuyaverá, depois cuiavá e finalmente cuiabá.[10] Uma terceira hipótese diz que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio, e que "Cuiabá" seria "rio criador de vasilha" (cuia: vasilha e abá: criador).[10] Martius traduz o vocábulo como "fabricante ou fazedor de cuias". Teodoro Sampaio interpreta, duvidando da origem tupi, como "homem da farinha", o farinheiro. De cuy: farinha e abá: homem. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos. O certo é que até hoje não se sabe com certeza a origem do nome. 

Cuiabá faz limite com os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. É um entroncamento rodoviário-aéreo-fluvial e o centro geodésico da América do Sul, nas coordenadas 15°35'56",80 de latitude sul e 56°06'05",55 de longitude oeste.[12] Situado na atual praça Pascoal Moreira Cabral, foi determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909 (o correto ponto do centro geodésico já foi contestado, mas cálculos feitos pelo Exército Brasileiro confirmaram as coordenadas do marco calculadas por Rondon).[12]

O município é cercado por três grandes ecossistemas: a amazônia, o cerrado e o pantanal; está próximo da Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da floresta amazônica. A vegetação predominante no município é o cerrado, desde suas variantes mais arbustivas até as matas mais densas à beira dos cursos d'água. 

Cuiabá é abastecida pelo rio Cuiabá, afluente do Rio Paraguai e limite entre a capital e Várzea Grande. O município se encontra no divisor de águas das bacias Amazônica e Platina e é banhado também pelos rios Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso, São Lourenço, das Mortes, Cumbuca, Suspiro, Coluene, Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões. 

Cuiabá – Capital do Estado, com quase 300 anos e Várzea Grande são grandes polos urbanos de Mato Grosso. Equipados com moderna infraestrutura para realização de eventos nacionais e internacionais eficiente rede hoteleira e dois centros de convenções, confortáveis e seguros, garantem a qualidade de feiras, congressos e seminários. A proximidade com Chapada dos Guimarães, Jaciara, Nobres e Pantanal, possibilita visitas enriquecedoras e relaxantes. Centro Geodésico da América do Sul, a região metropolitana tem igrejas seculares, museus, galerias de arte, praças e monumentos, agitada vida noturna e comunidades tradicionais. Sua gastronomia baseada em peixe é um dos atrativos, além de ricas manifestações culturais e a secular viola de cocho – instrumento musical artesanal, declarado Patrimônio da Humanidade. 
(SEDTUR)

O turismo de Negócios em Mato Grosso, tem como objetivo proporcionar a troca de experiência o advento da exposição e venda de produtos, aprimoramento de suas atividades profissionais e acaba favorecendo o lazer, entretenimento e enriquecimento turístico cultural de quem o pratica.

Nos próximos cinco anos. O segmento de Turismo de Eventos tem perspectivas de desenvolvimento, considerando grandes eventos esportivos com sede no Brasil como a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O investimento será de 518,9 milhões, bancado pelo estado e por consórcio da iniciativa privada para um espaço multiuso – uma arena que contará com dois centros de treinamento, restaurantes, hotéis, estacionamento, lagos, bosque e pista para caminhada. O espaço, depois do mundial, ainda poderá ser utilizado como centro de convenções, palco para shows e feiras.

SUGESTÃO DE ESTADIA 

3 dias/2 noites 
Início e término Cuiabá – MT Cuiabá e Várzea Grande 
Turismo que pode ser realizado durante todo o ano, em qualquer dia. 



PALÁCIO ALENCASTRO - PREFEITURA


MARCO DO CENTRO GEODÉSICO DAS AMÉRICAS


IGREJA SÃO BENEDITO - (ROSÁRIO)


PRAÇA 8 DE ABRIL- CHOPÃO


IGREJA MATRIZ



AVENIDA DO CPA , CRUZAMENTO COM A MIGUEL SUTIL


MEMORIAL DAS ÁGUAS


MORRO DA CAIXA D'AGUA VELHA


DEPÓSITO DE ÁGUA SUBTERRÂNEO - MORRO DA CAIXA D'AGUA VELHA


MERCADO PÚBLICO - PORTO


PALÁCIO DA INSTRUÇÃO


CHAFARIZ DE ÁGUA NA PRAÇA BISPO DOM JOSÉ



AVENIDA DO CPA


VISTA AÉREA DA CIDADE


CENTRO - PALÁCIO DO COMÉRCIO

FOTOS: SEDTUR

ROTEIRO TURÍSTICO - AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE - CRISTALINO






O Cristalino Jungle Lodge está localizado em meio à uma enorme Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) no sul da Amazônia brasileira, permitindo que visitantes tenham uma grande imersão na riqueza da flora e da fauna desta região. 

O magnífico Rio Cristalino, com águas limpas e tranqüilas, está localizado nas proximidades do lodge. 


Esta região é reconhecida como uma das áreas mais importantes da Amazônia em termos de biodiversidade. O número excepcional de espécies, mesmo para os padrões das florestas tropicais, faz deste local um dos destinos mais ricos para se observar aves, mamíferos, borboletas e orquídeas numa área de floresta primária. Existe um grande número de espécies endêmicas, como por exemplo o Macaco-aranha-de-cara-branca (atelis marginatus), Macaco-cuxiu-de-nariz-vermelho (Chiropotes albinasus), Falcão-críptico (Micrastur mintoni), Tiriba-de-barriga-vermelha (Pyrrhura perlata), Capitão-de-bigode-de-cinta (Capito dayi), entre outras. 

Numa perspectiva macro, a reserva florestal (RPPN) onde o lodge está localizado, faz limite com o Parque Cristalino, uma área muito importante de conservação da Amazônia com 184.900 hectares. Este parque, por sua vez, conecta-se com outras unidades de conservação formando um imenso corredor de áreas protegidas no sul da Amazônia 

O Cristalino Lodge está localizado no município de Alta Floresta, Mato Grosso, Brasil. Existem dois vôos diários para esta cidade, que possui aproximadamente 50.000 habitantes. Alta Floresta conta com a segunda maior pista do Centro-Oeste brasileiro, com 2.500 metros de extensão. Este trajeto é realizado pela seguinte companhia aérea:
Trip Linhas Aéreas. Partida de Cuiabá às 12:05 e chegada em Alta Floresta às 14:00. Partida de Alta Floresta às 14:20 e chegada em Cuiabá às 16:05. Esta companhia permite realizar o traslado de ida e volta para o Cristalino Lodge no mesmo dia da viagem aérea.

O rápido traslado para o lodge tem duração de 80 minutos em veículos offroad e 30 minutos em barcos do tipo voadeira. O lodge somente é acessível por via fluvial, pois está dentro de uma reserva. O traslado de ida é realizado às 14:00 hs e o traslado de volta é realizado às 10:00 hs. É possível realizar o traslado mais cedo ou mais tarde mediante disponibilidade de apartamentos e do pagamento de taxa extra.

Equatorial quente e úmido precipitação média de 2.750 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. A temperatura média anual é de 24ºC, sendo maior máxima 40ºC e menor mínima 4ºC. 

Legenda para refeições: C - café da manhã / A - almoço / J - jantar

1º dia - ORIGEM / CUIABÁ / ALTA FLORESTA - CRISTALINO (J) - Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino a Cuiabá. Conexão e embarque com destino à Alta Floresta. Desembarque, recepção e traslado às 15h30 (30km entre asfalto e estrada de terra) até a barranca do Rio Teles Pires. A partir deste ponto o trajeto até o Cristalino Jungle Lodge é feito em barco (20 a 30 min) passando pelo encontro do Rio Teles Pires e do Rio Cristalino e seguindo pelo Rio Cristalino. Chegada por volta das 17h00 e apresentação das instalações do lodge. Pernoite.

2º ao 4º dia - CRISTALINO (C, A, J) - Nestes dias serão propostas 2 atividades diárias (uma pela tarde e outra pela manhã) de acordo com a programação do lodge. Algumas opções de passeios estão listadas abaixo:

* Trilha das Rochas (800m - 20 min - nível fácil).
* Torre de Observação (30 min - nível fácil).
* Trilha da Figueira (1km - 1h - nível fácil).
* Trilha da Taboca (2,5km - 3h - nível fácil).
* Casa do Saleiro (1,2km - 30 min - nível fácil).
* Trilha da Castanheira (1,6km - 1h a 2h - nível fácil a médio).
* Canoagem (2h - nível fácil).
* Trilha da Serra (1,9km - 2h a 3h - nível médio em terreno inclinado).
* Ilha Teles Pires (2h com motor desligado ou 30min com motor ligado). 
* Trilha do Cajá (1,2km - 2h - nível fácil a médio).
* Trilha do Tapiri - também conhecida como Trilha do Cacau (1,5km, 2h, nível médio).

5º dia - CRISTALINO - ALTA FLORESTA / CUIABÁ / ORIGEM (C) - Por volta das 10h00, saída do Cristalino em barco e depois traslado terrestre até Alta Floresta. Chegada prevista para às 11h30. Tempo para almoço (não incluso) e traslado ao aeroporto de Alta Floresta para embarque com destino a Cuiabá e conexão de retorno à origem. 

http://www.cristalinolodge.com.br 

O lodge é um destino único para amantes da natureza de todas as idades, oferecendo atividades incríveis para aqueles que desejam observar a flora e a fauna. Existem três tipos de programas principais: 

ECOTURISMO
Estes programas foram criados para aqueles que desejam conhecer um pouco de cada tema da floresta, sem se aprofundar num tipo específico de observação. São apresentadas curiosidades e conhecimentos gerais sobre muitas das espécies mais fascinantes da floresta, como os macacos, os mamíferos da grande porte, as aves, as borboletas e as plantas. Participantes aprendem sobre a importância destes animais para nossa vida cotidiana e muita vezes levam este conhecimento de volta para casa.

OBSERVAÇÃO DE AVES: 
Devido à grande quantidade de espécies de pássaros, o Cristalino tornou-se um verdadeiro santuário para os amantes da observação de aves. Este pacotes são direcionados exclusivamente para a observação dos mais variados tipos de aves, das cotingas aos gaviões, das corujas aos papagaios, e dos manakins aos kingfishers. Os guias possuem gravadores e reprodutores de áudio para atrair as aves. Trata-se de uma oportunidade única para se observar, fotografar e aprender sobre as aves da Amazônia.

OBSERVAÇÃO DE BORBOLETAS: 
Este programa tem como foco a observação de borboletas que, assim como as aves, possuem um grande número de espécies e características específicas. As atividades são centradas em torno da observação, identificação e fotografia de borboletas. 

Cada um desses programas é composto por diversas atividades, que podem incluir: 

CAMINHADA
O extenso sistema de trilhas permite escolher as trilhas que mais se adequem às necessidades e interesses de cada grupo.

CANOAGEM
O Rio Cristalino é um local fantástico para realizar canoagem, com uma vista surpreendente e canoas de padrão internacional.

NADAR NO RIO: 
A partir do deck flutuante é possível nadar nas águas refrescantes do Rio Cristalino.

PASSEIOS DE BARCO: 
Muitas das trilhas são acessíveis somente por barco do tipo voadeira com cerca de 8 a 12 lugares. .

CASA DO SOLTEIRO: 
Foi construída numa região onde a terra possui naturalmente um alto teor de minerais, sendo visitada por animais de grande porte. 

OBSERVAÇÃO DE TORRE: 
Visitar a torre é um dos grandes atrativos do lodge devido à possibilidade de se observar a floresta do alto 

O lodge limita a maioria das atividades para grupos com no máximo 8 pessoas, buscando aumentar as probabilidades de se observar animais. Grupos maiores do que este montante são divididos em grupos menores. Cada manhã e cada tarde, os visitantes saem em diferentes direções para realizar uma das atividades do programa, encontrando-se novemente somente nos horários livres e durante as refeições. Nossos itinerários são flexíveis para uma experiência personalizada.








FOTOS: CRISTALINO LODGE


ROTEIRO TURÍSTICO - MÍSTICO DE BARRA DO GARÇAS - MATO GROSSO



Serra do Roncador

Barra do Garças é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º53'24" sul e a uma longitude 52º15'24" oeste, estando a uma altitude de 318 metros. Sua população em 2011 era de 56.903 habitantes. Possui uma área de 9.142,008 km². 

A fundação do povoado deu-se em 13 de junho de 1924, dia do padroeiro Santo Antônio, por Antônio Cristino Côrtes, Francisco Luiz Esteves e Francisco Dourado. A primeira atividade econômica foi a mineração, que era feita concomitantemente com agricultura e pecuária de subsistência. O crescimento da cidade possibilitou sua emancipação em 15 de setembro de 1948 (via transferência da sede de municipio, antes localizada em Araguaiana) com 212 mil km² e ampliado posteriormente para 273,476 mil km², tornando-se, na época, o maior município do mundo. 

Encravado aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, o município é banhado pelos Rios Araguaia e Garças. Das Serras que o circundam brotam vários córregos, que em sua descida para o rio, vêm criando dezenas de cachoeiras de beleza incontestável. Barra localiza-se no centro geodésico do Brasil e também é conhecida como Portal da Amazônia onde se inicia o paralelo 16. 

A altitude está entre 320 metros e a temperatura média anual 21°C (podendo chegar aos 4°C e aos absolutos 40°C), com duas estações bem definidas: verão chuvoso de outubro a maio, e inverno] seco de junho a setembro. A baixa umidade relativa do ar durante os meses de agosto e setembro pode ficar inferior a 12%. 

A cidade possui o maior potencial turístico do Vale do Araguaia. Afinal, foi contemplada com inúmeras recursos naturais. Para além do Rio Araguaia, conhecido polo de atração turística em sua temporada de praia, é na cidade que, pela Serra Azul, se inicia o complexo de Serras do Roncador, local envolvido de muito misticismo e que, segundo alguns, possui um portal interdimensional diretamente conectado a Macchu Picchu descoberto pelo famoso CoronelPercy Fawcett, desaparecido em uma missão de localização da 'cidade perdida' em 1925. Foi ainda ponto de partida da famosa expedição Xingu dos Irmãos Villas-Bôas Além de atrair o turismo místico a Serra do Roncador possui excelentes pontos de trilhas naturais e belíssimas cachoeiras dentro da cidade o que propicia facílimo deslocamento para os turistas portando-se excelente opção para o turismo ecológico

Ponto de encontro dos Rios Araguaia e Garças, Barra do Garças possui belíssimas praias onde em época de temporada aflui milhares de turistas provenientes de todos estados do país. Com uma noite agitada e culturalmente rica, Barra do Garças é um dos polos prediletos da juventude para curtir a temporada do Rio Araguaia nas férias escolares de julho. 

O parque das águas quentes conta com piscinas hidrotermais, toboágua, rio da preguiça, bar molhado, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus com propriedades terapêuticas como a diminuição da viscosidade do sangue, aumento da vitalidade sexual, melhora da digestão gástrica e duodenal, servindo também à fisioterapia. 

Além dos banhos, o parque oferece uma estrutura com bares, restaurantes, duchas, vestiários e instrutores de hidroginástica e ginástica de alongamento. 

Também com a intenção de movimentar o turismo, na década de 1990 se construiu um "Aeroporto para discos voadores" na cidade.[6][7]

Um obelisco, na entrada leste da cidade, oferece aos cidadãos barra-garcenses e ao turista que visita Barra do Garças, uma orientação geográfica indicando sua entrada na Amazônia Legal. 

O município conta também com várias cachoeiras. As principais ficam situadas na Serra Azul que também possui o Cristo Redentor visível na maior parte da cidade. “http://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_do_Gar%C3%A7as” 

O TURISMO MÍSTICO DE BARRA DO GARÇAS EM MATO GROSSO
Turismo místico tem como principal motivo de viagem a busca pelo autoconhecimento. Matas, florestas, rios, lagos, cascatas e cavernas – que possuem forte potencial energético são os ambientes mais procurados. A localização privilegiada de Mato Grosso – Centro Geodésico da América do Sul e do Brasil - potencializa esta aptidão mística-esotérica já consagrada pelas nações indígenas e populares do passado. Lendas e mistérios marcam o Araguaia mato-grossense, região rica em grutas e cavernas. A Serra do Rocandor, com suas intrigantes formações rochosas, é consideradas o local do chácara do planeta. A região dispõe ainda de discoporto, na expectativa de servir de pouso para seres extraterrestres e OVNIs. Outro atrativo único do Araguaia são as tribos indígenas que podem ser visitados com autorização prévia e escrita da FUNAI. No Cerrado, o principal destino místico é Chapada dos Guimarães. O local onde havia mar, depois floresta possui vestígios paleontológicos, como conchas fossilizadas na argila. É uma ótima opção para quem quer recarregar as energias em envio a uma paisagem belíssima com cachoeira, sítios arqueológicos e cavernas. Ponto Equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, localizado no Centro Geodésico da América do Sul, o local atrai místicos e sensitivos do mundo inteiro. 


SUGESTÃO DE TEMPO
3 dias/2 noites 

COMO CHEGAR 
500 km de Cuiabá indo pelas BRs-070 e 364 

O Roteiro Inicia a partir do aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande passando por Cuiabá, acessando a BR 070 e 364, com um cenário muito bonito no percurso de 500 km que vai até Barra do Graças e termina com o retorno para em Cuiabá e aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande - MT 

O Turismo pode ser realizado durante todo o ano, em qualquer dia. 


O QUE VISITAR 


PARQUE DAS ÁGUAS QUENTES – Duração manhã ou tarde 
A 5 km do centro da cidade (Barra do Garças) por via asfaltada, o Parque das Águas Quentes oferece horas de relaxamento em suas piscinas de água corrente para banhos de imersão, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus em meio a um bosque nativo. As águas possuem qualidade terapêutica, como baixa de pressão arterial, diminuição da viscosidade do sangue, aumento da vitalidade sexual, excelente para tratamentos renais, reumatológicos e fisioterápicos. O Rio da Preguiça e o escorregador com bóias proporcionam horas de divertimento saudável. O parque funciona de 08:00 às 21:00 h e possui vestiários, guarda-volumes, bar molhado, lanchonete e restaurante (almoço opcional). Levar trajes de banho e toalha. Não acompanha guia. 


PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUL - Fullday
A 4 km do centro da cidade (Barra do Garças) por via asfaltada, o parque foi demarcado há pouco tempo e está em fase de implantação. Visita ao local do futuro Discoporto e ao Mirante do Cristo. Em seguida, faremos a Trilha das Cachoeiras. A mais alta é a Cachoeira do Cristo e através de uma trilha de fácil acesso, vamos conhecer várias cachoeiras. Almoço tipo lanche na Cachoeira da Usina (incluído). Opcional rapel na Cachoeira Playmobil. Levar trajes de banho e calçados que possam molhar. 


CACHOEIRA DO PÉ DA SERRA – Duração 3 horas 
A 1 km do centro da cidade (Barra do Garças), após uma caminhada de 10 minutos através de bosques nativos e trilhas que atravessam um córrego de águas cristalinas, encontra-se a Cachoeira do Pé da Serra, de águas geladas e curiosamente, a seu lado, encontra-se uma cachoeira menor de águas mornas, que brotam de dentro da rocha. Um passeio muito agradável. Levar trajes de banho e calçados que possam molhar. 


SERRA DO RONCADOR / VALE DOS SONHOS - Fullday 
A 60 km da cidade por via asfaltada, encontra-se o Vale dos Sonhos, local mais visitado da Serra do Roncador, muito visitada por místicos e esotéricos do mundo inteiro e onde a natureza pode ser observada através de trilhas. As estranhas formações rochosas de esculturas naturais como o Arco de Pedra ou a Esfinge de Pedra, fendas, uma caverna, a Fonte da Água Santa, cachoeiras e o Bosque dos Gnomos são alguns dos atrativos desta região. Almoço em restaurante rústico (não incluído). Levar trajes de banho e calçados confortáveis. O Vale dos Sonhos oferece outros roteiros, mais adequados ao segmento místico (consultar) e estes incluem um almoço tipo lanche. 


RIO DAS MORTES - Fullday 
A 150 km da cidade, encontra-se a região mais interessante deste rio, cuja história se mistura à dos primeiros aventureiros e expedicionários. Na região encontra-se a Mina dos Araés, maior mina de ouro da região, hoje desativada, mas ainda com vestígios dos bandeirantes e a Lagoa Encantada (dentro de uma reserva indígena) que se caracteriza pelo nível inalterável de suas águas e por não conter formas de vida, apesar de sua profundidade. Ainda oferece a opção de passeios de chalana, pesca, trilhas e cachoeiras como a da Fumaça e a Antártica e o Templo da Eubiose. Outros atrativos são a Ilha Bela (acesso por ponte rústica sobre o Rio das Mortes) e a Cachoeira da Ilha do Coco. Almoço opcional. Levar trajes de banho. Este passeio só está disponível dentro de um roteiro de 3 dias ou mais. Seqüência do Vale dos Sonhos. 


O QUE COMPRAR E VIVENCIAR 
Artesanato. Fibras de Cipós, Fibras de Banana, Bambú, Madeiras, Argilas, produção agroindustrial, Doces em Copotas, Licores, Rapaduras, Queijos, culinária local, galinha com arroz, peixes: pacú assado, piraputanga assada, mugica de pintado, ventrecha de pacú, farofa de banana, maria isabel, 


SEGMENTOS E ATIVIDADES TURÍSTICAS 
Turismo de aventura, ecoturismo; turismo de pesca e turismo místico. 








FOTOS: SEDTUR - MT

Turismo Rural e a produção: Cooperativa Canudos - MATO GROSSO








A Cooperativa de Produção Agropecuária Canudos – COOPAC, uma cooperativa formada por 10 famílias (23 associados) do Assentamento 14 de Agosto na cidade de Campo Verde, foi fundada em 15 de março de 1998 fruto de um processo de discussões que começou na fase de acampamento (o 1º Acampamento organizado pelo MST no Mato Grosso). Estas famílias decidiram organizar a produção de forma coletiva, tendo como principal atividade a organização da produção com vistas ao desenvolvimento econômico e social das mesmas. O trabalho na cooperativa é organizado por setores: 

Produção Agrícola: engloba todo o trabalho referente aos plantios de culturas como hortaliças e lavouras anuais sendo o principal produto o milho verde com produção de 200 sacas de 100 espigas por semana.
Pecuária: produção de animais sendo gado de leite, suínos, ovinos e gado de corte.
Agroindústria: responsável pela transformação e agregação de valor a produção de mandioca e cana de açúcar, hoje produzimos farinha 02 tipos e derivados de cana sendo melado, rapadura, açúcar mascavo e cachaça. A farinheira tem capacidade de produção de 1000 kg dia e de cana produz 250 litros de cachaça e 200 kg de derivados por dia.
Apoio e serviços: serviços prestados a cooperativa como aluguel máquinas e veículos, refeitório, embelezamento e jardinagem, compras coletivas e construção e reforma de instalações.
Administração: gestão administrativa e financeiros da cooperativa. 

A cooperativa produz: 

Banana cerca de 50 caixas por semana
Milho verde 200 sacas de 100 espigas por semana
Verduras de caixaria 50 caixas por semana
Rapadura 200 kg dia no período de maio a novembro
Cachaça 250 litros por dia de maio a novembro
Farinha de mandioca 600 kilos por dia
Leite 300 litros dia 

Turismo Rural 

O Assentamento 14 de Agosto abriu suas portas para o turismo rural, no intuito de interagir com pessoas interessadas em conhecer o cotidiano do assentamento. O local, conta com atrações exclusivas e inovadoras para acolher o visitante. A vegetação nativa predominante é caracterizada como cerradão, onde as principais espécies arbóreas são aroeira, bacuri, copaíba, ipê, angico, etc. 

O Assentamento 14 de Agosto, localizado à 20 km do Município de Campo Verde e cerca de 155 Km da capital, Cuiabá. Fica à margem da MT 070, entre Campo Verde e Dom Aquino. Possui fácil acesso rodoviário e boa visibilidade àqueles que se dirigem ao local. 

O Projeto “Trilhas do Alimento” está incluso no Pólo Cerrado, fazendo parte da Rota Águas Termais e Turismo de Aventura do Vale do São Lourenço. O assentamento possui um ambiente favorável para o Turismo Bucólico-Rural, com atividades de pesca, banho de piscina (fonte termal), passeio a cavalo e visitas aos módulos produtivos, e passeios de aventura como a Trilha do Sacrifício, o Piraputanga Bóia Cross e até mesmo trilhas para Mountain Bike e uma Tirolesa que será implantada a médio prazo. 

Fonte:  Setor de Comunicação do MST-MT e COOPAC

PEDÁGIO MORRO DA MESA - TABELA DE PREÇOS - MATO GROSSO





"MT 130: A Rodovia da produção e do desenvolvimento"

0800 646 0130



Morro da Mesa Concessionária de Rodovias S.A. 
Av. São Paulo, 770 - Distrito Industrial - Primavera do Leste / MT 
(66) 3500-0130 - faleconosco@morrodamesa.com.br

terça-feira, 16 de outubro de 2012

INFORMAÇÕES BÁSICAS DO MUNCÍPIO DE CUIABÁ




Dados Gerais do Município

Dependência Genealógica
O município de Cuiabá foi criado por Carta Régia.
Denominação dos habitantes
Cuiabanos.
População
530.308  habitantes (IBGE/ contagem 2010)
IDH
0,821  (SEPLAN/2000)
Eleitores
346.866  (TRE/2006)
Distritos
Sede, Coxipó da Ponte, Coxipó do Ouro, N.Sª. da Guia.
Limites
Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal.
Comarca
Cuiabá





 

 

 

 

 

 






Geografia

Altitude
165 m.
Extensão Territorial
3.538  km2 (IBGE)  3.224,68 km2 (Município)
Localização Geográfica
Mesorregião 130, Microrregião 534 - Cuiabá. Centro-sul mato-grossense.
Relevo
Planalto dos Guimarães, Depressão Paraguai, calha do Rio Cuiabá.
Formação Geológica
Testemunhos geológicos indicam a origem do município na Faixa Móvel Brasiliana, retrabalhada posteriormente. Coberturas Dobradas do Proterozóico, com granitóides associados. Grupos Paraguai e Cuiabá.
Bacia Hidrográfica
Gande Bacia do Prata. Contribui a do Cuiabá.
Clima
Tropical quente e sub-úmido. A precipitação média anual é de 1.750 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 24º C, sendo maior máxima 43º C, menor mínima 0º C.






















Origem do nome do Município de Cuiabá:
Há várias versões para origem do nome “Cuiabá”. Uma delas diz que o nome tem origem na palavra Bororó Ikuiapá, que significa “lugar da Ikuia”. Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kuyaverá que em guarani significa “rio da lontra brilhante”. Por corruptela palavra aglutinação etimológica, virou Cuyaverá mencionado pelo padre Agostinho Castanares em sua carta de 1741. Depois em Cuiavá e finalmente Cuiabá.
Outros dizem que é "homem que faz farinha" ou "lugar onde se pesca", sem apontar de qual língua indígena derivam.

 Principais fatos históricos do Município.
Sobre a origem do nome do Município, diz Carlos Drumond concordar com os jesuitas, quando admitem ser o topônimo oriundo do tupi. Segundo ele, Cuiabá derivar-se-ia de Icúia, espécie de flecha para pesca, feita de cana brava e pá, partícula locativa: lugar, pouso. Icuiapá designaria, por conseguinte, lugar onde se faz alguma coisa.
O profundo conhecimento da língua indígena dá ao Padre Albisetti, a certeza de ser este o significado de Cuiabá: lugar em que os bororós costumavam pescar com a icúia.
A fundação da cidade é uma conseqüência do arrojo dos bandeirantes paulistas que, empenhados a princípio na captura de índios para os trabalhos da lavoura, e atraídos depois pelas minas de ouro e diamantes, vieram a desbravar os sertões brasileiros.
É incerto o nome do primeiro chefe bandeirante que visitou o Estado. Consta, no entanto, ter sido o valente Manoel Corrêa, seguido de outros não menos ousados, como Antônio Pires de Campos e Pascoal Moreira Cabral.
Segundo José Barbosa de Sá, na "Relação das Povoações de Cuiabá e Mato Grosso", foi Antônio Pires de Campos o primeiro a alcançar a chapada cuiabana.
Coube, porém, a Pascoal Moreira Cabral, imprimir novo rumo ao nomadismo bandeirante, quando, partindo de Araritaguaba, em 1716, teve conhecimento, através de Antônio Pires de Campos, da existência de aldeamentos de índios coxiponés. Arribou até o afluente do Cuiabá, a que denominavam Coxipó, em cujo leito descobriu, por acaso, o ouro, em meio aos cascalhos. Repentinamente transformou-se o "modus vivendi" dos bandeirantes, que não mais andariam exclusivamente à caça de silvícolas.
Mais tarde abandonaram o arraial, em que de início se estabeleceram, surgindo o da "Forquilha", com a sua primeira igreja, sob a invocação de Nossa Senhora da Penha de França. Celebrou a primeira missa o Padre Jerônimo Botelho.
           Nesse local, a 8 de abril de 1719, convocados os homens de bem, lavrou-se o têrmo de fundação do arraial, sendo Pascoal Moreira Cabral nomeado guarda-mor regente. Seguiu, na ocasião, para São Paulo, o Capitão Antônio Antunes Maciel, incumbido de levar as amostras do ouro encontrado ao Governador da Capitania, D. Pedro de Almeida Portugal.
A mudança de Cuiabá para o sítio atual se deve ao sorocabano Miguel Sutil de Oliveira, João Francisco Barbado e seus companheiros, que chegaram até à embocadura do córrego "Prainha" onde, guiados pelos aborígines, encontraram maior abundância do precioso metal. Estabeleceram-se nas fraldas da elevação de Nossa Senhora do Rosário, na "Lavra do Sutil", hoje Cuiabá, atraindo os moradores da antiga povoação.
O afluxo de gente a esse novo Eldorado foi extraordinário e, apesar das dificuldades de comunicação, espantoso foi o seu desenvolvimento. Tanto que, em 1° de janeiro de 1726, o Capitão-General de São Paulo, Rodrigo Cesar de Menezes, mandou erigir em vila o povoado, sob a invocação de Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Difícil se tornava à Capitania de São Paulo a administração dos distritos de Cuiabá e Mato Grosso, que foram por fim desanexados, por Alvará de 9 de maio de 1748, por força do qual se criava a Capitania de Mato Grosso e Cuiabá. Foi seu primeiro governador D. Antônio Rolim de Moura Tavares, que ali aportou em 1751, com a recomendação de transferir para Mato Grosso a sede do governo. Mais tarde, em 19 de março de 1752, foi erigida em capital a recém-fundada Vila Bela da Santíssima Trindade.
Dada a sua posição geográfica central, Cuiabá conservou sua hegemonia, apesar de destituída dos foros de capital. Elevada à categoria de cidade, em 17 de setembro de 1818, passou a Capital em 1825, porém, só em 19 de agôsto de 1835 foi confirmada a predominância política que historicamente lhe cabia. A sobrevivência de Cuiabá é verdadeiro milagre de resistência e combatividade do seu povo contra todos os fatores adversos que a empolgaram, até o advento da sua atual transformação em metrópole progressista.
Sua evolução sócio-econômica foi tolhida durante mais de um século por agitações internas e dificuldades de toda a espécie, das quais a menor era a distancia que a separava da capital do País. O problema de comunicação só foi solucionado em 1857, com a chegada do primeiro navio a vapor, sob o comando de Antônio Cláudio Soído. O programa da "Marcha para o Oeste", em curto espaço de tempo deixou suas marcas na cidade, que ganhou nova feição com a edificação de sua primeira avenida, a Avenida Getúlio Vargas e nela prédios destinados à administração pública, agências bancárias, hotéis e de lazer.
Na década de 60 Cuiabá continua a trajetória de crescimento, desta feita como o "Portal da Amazônia", principal pólo de ocupação da Amazônia meridional brasileira, constituindo hoje, a Grande Cuiabá, maior núcleo urbano do oeste brasileiro, com uma população total de cerca de 800 mil habitantes.
No final do século, completando 281 anos de fundação, Cuiabá preparou-se para passar por um outro grande surto de crescimento, com a implantação de sete mega-projetos: a ligação ferroviária com o Porto de Santos, a conclusão e pavimentação da rodovia Cuiabá-Santarém, a saída rodoviária para o Oceano Pacífico, a hidrovia do Paraguai, a Usina de Manso, a Usina Termoelétrica e o Gasoduto. Concluídos esses projetos, dada sua localização geopolítica estratégica no centro do continente, Cuiabá consolidou sua vocação a nível de continente, firmando-se como um dos mais importantes centros intermodais de transportes da América do Sul.
Hoje Cuiabá tem como principais atividades econômicas a indústria, o comercio a pesca, a agricultura onde se cultivam lavouras de subsistência e hortifrutigranjeiros. Devemos ressaltar para crescente mercado do Turismo, já que possui um bonito e típico artesanato com peças de cerâmica, redes, doces artesanais, licores e a viola de cocho, além de festas religiosas, ricas em folclore e tradição, como a de São Benedito, e igrejas como Nossa Senhora do Bom Despacho, replica da Notre Dame de Paris e o Santuário de Maria Auxiliadora, com estilo neoclássico que encanta os turistas.

Fonte IBGE     http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?