PANTANAL

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ROTEIRO DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS DO PANTANAL MATO-GROSSENSE

 

Cavalgadas Pantaneira 

O turista pode realizar cavalgadas nos famosos cavalos pantaneiros nas pousadas e transpantaneira, com duração de 30 a 50 minutos, nos municípios de Poconé Cáceres e Barão do Melgaço, preferencialmente nos meses de abril a início de novembro


Passeios de Barco 
Para observação da flora e fauna pantaneira, contemplação do por do sol e happy hour pantaneiro, onde pode-se degustar petiscos da culinária pantaneira e ainda praticar a pesca esportiva nos rios Cuiabá, Bento Gomes, Claro e Paraguai nos municípios de Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço, são atividades com pequenos barcos de no máximo 06 pessoas e duram de 30 a 60 minutos, pode ser realizado o ano todo


Barco Hotel 
Concentrados nas cidades de Cáceres e Barão do Melgaço são utilizados para, hospedagem alimentação, pesca esportiva e contemplação do por do sol e happy hour pantaneiro, onde pode-se degustar petisco da culinária pantaneira, prática da pescaria esportiva, visita a reserva Taiamã descendo o Rio Paraguai, as navegações são realizadas nos rios Cuiabá e Paraguai, pois exige uma boa profundidade (calado) para este tipo de embarcação - são realizados nos município de Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço. Para aqueles que gostam de grandes aventura, pode se realizar a Travessia do Pantanal, saindo de Mato Grosso (Cáceres)  e indo até Mato Grosso do Sul (Corumbá), neste caso a viagem pode durar até 03 dias,  a melhor época é nos meses de abril a início de novembro


Trilhas Ecológicas 
As trilhas ecológicas das pousadas pantaneiras são formatadas de modo a permitir as Caminhadas, a pé, passeios de bicicletas e até cavalgadas, passeios de 30 a 60 minutos. (em Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço), ideal realizar nos meses de abril +- a outubro


Safári fotográfico
Esta atividade ocorre em Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço, durante o dia pelos Rios, Cuiabá, Bento Gomes e Paraguai com barco à motor, ou de veículo na Transpantaneira , onde o turista se depara com inúmeras espécies de aves e mamíferos, como garças, colhereiros, araras azuis, jacarés, capivaras,etc, normalmente com duração de 01 ou 02 horas, para se ter oportunidade de boas fotos e filmagem, o ano todo


Observação específica de Onças
 A maneira mais segura para esta atividade é realizá-la de barco no Rio Cuiabá passando pelo Rio três irmãos, São Lourenço, Corixo Negro e Rio Piquiri, com a possibilidade de encontrar a onça pintada, esta possibilidade também acontece navegando o Rio Paraguai na Reserva Taiamã. - ***O período ideal é nos meses de junho a outubro onde a possibilidade é de 80% a 90% de- se encontrar a onça pintada nas margens dos rios e matas adjacentes***


Focagem de noturna de animais
 Pode ser realizada de barco nos rios Cuiabá, Bento Gomes e Paraguai, ou por terra, em Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço, a Estrada Parque da Transpantaneira de Cáceres é um destino especial para a prática desta atividade, pode se visualizar jacarés, capivaras, pacas, tatus, etc, em águas pode ser realizada o ano todo porém po terra é recomendado nos meses de abril à início de novembro, para evitar atoleiros.


Mergulho na Dolina da Água Milagrosa
No Município de Cáceres
 A Dolina é circular cercada por paredões de todos os lados. Para descer até a água, utiliza-se uma escada íngreme, são 850m de trilha, e 154 degraus até a plataforma de observação e mergulho. As águas do lago tem suposto poder medicinal. No passado, os escravos curavam-se nestas águas. Durante a seca, as águas ganham coloração azulada. Na cheia as águas ficam esverdeadas. A pesca é proibida e o mergulho é permitido somente com dive-master, fazer um mergulho de flutuação para contemplação (mergulho "batismo" ), esta atividade pode ser realizada o ano todo e tem duração de 02 a 04 horas, somente pode ser praticada com a presença de um profissional especializado.


Praticar o Turismo Rural
Realizar cavalgadas, caminhadas,  lidas com cavalos e gado pantaneiro, contatos com a agricultura pantaneira, modo de vida dos agricultores pantaneiros, apreciar a gastronomia a produção associada ao turismo, (agroindústria e artesanato típicos), manifestações culturais e conhecer a herança arquitetônica pantaneira, nos municípios de Cáceres, Poconé e Barão do Melgaço, pode ser realizado o ano todo


City Tour
 Em Poconé um Pequeno Museu onde contém algumas fatos históricas da região, além da Casa da Cultura abriga o acervo histórico do Grupo Mascarado, o destaque do Centro Histórico onde está a Igreja Matriz - em Cáceres a Orla do Rio Paraguai o Centro Histórico a Igreja Matriz, a sede da SEMATUR, em Barão do Melgaço a Orla do Rio Cuiabá e o Centro Histórico, apreciar a gastronomia, realizar compras de artesanato e vivencia as manifestações culturais, (Grupos de Siriri e Cururu em Poconé Cáceres e Barão do Melgaço), (Grupo Mascarados a apresentação da Cavalhada em Poconé)
Fonte: Geraldo Lúcio

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Projeto de revitalização da comunidade São Gonçalo Beira Rio é apresentado a moradores


 


Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR


Foi apresentado na manhã desta terça-feira (27.11) aos moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio o andamento do processo de revitalização da orla do Rio Cuiabá com recurso assegurado no valor de R$ 1,5 milhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

O processo será feito com a participação da comunidade de forma que possa contribuir apresentando as reais necessidades que a localidade necessidade. O projeto atual feito no ano de 2009 contempla um deck de 1,5 quilômetros de piso metálico que irá preservar a vegetação já existente.

A secretária Teté Bezerra explicou há necessidade de se apresentar o quanto antes o projeto concluído com as devidas adequações para que possa dar andamento aos procedimentos legais e conseqüentemente iniciar a obra. “O recurso foi liberado, por isso, precisamos organizar e entregar o projeto com as devidas licenças ambientais por estar localizado em uma área de preservação ambiental e margem do rio”, explica a secretária.

Outro detalhe salientado pelo representante do Instituto Ação Verde, Paulo Borges é a necessidade de um trabalho de conscientização ambiental e de sustentabilidade, pois o local vem sofrendo constante degradação ambiental. “É preciso ter um cuidado com o impacto ambiental que uma obra pode causar na orla do Rio Cuiabá e a importância de um trabalho de conscientização com os moradores e visitantes. Por este motivo precisamos construir um modelo ideal que possa atender as necessidades dos moradores e preservar o meio ambiente”, comenta Paulo.

O presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Dalmir Lucio, destaca que todos da localidade estão na expectativa das obras. Ele lembra que depois do asfalto e do prédio da associação prontos falta ainda à orla do rio. Desde 2009 temos conhecimento do projeto agora sim vai sair do papel”, disse Dalmir.

Outra reivindicação apresentada pelos moradores é a necessidade da localidade em ter um portal de entrada e mais um espaço para serem realizados os cursos de cerâmica, considerada uma identidade da localidade.

Ficou agendado para próxima quarta-feira (05.11), às 9h, no Ministério Público Estadual, com a participação de representantes da Sedtur, Sema, Instituto Ação Verde e as Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá a apresentação do projeto já existente e a responsabilidade de cada secretaria e comunidade.

O motivo de ser no Ministério Público é devido o Instituto Ação Verde fazer parte da entidade.


Olimpíadas Escolares movimentam economia turística na Grande Cuiabá


Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - Assessoria/Sedtur-MT
Com uma estimativa de cerca de cinco mil pessoas envolvidas nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, entre atletas, organizadores e acompanhantes, o segundo maior evento depois da Copa de 2014 tem refletido num aumento considerável na rede hoteleira, no transporte público e privado, restaurantes, bares e shopping centers e deve permanecer durante os 15 dias de jogos.

Na rede hoteleira, por exemplo, o gerente do Hotel Abudi, Jack Abudi, argumenta que as Olimpíadas Escolares é o segundo maior evento depois da Copa 2014, devido a quantidade de dias que reflete em 80% de ocupação dos 154 leitos do hotel para os participantes do evento. “Nosso leitos estão todos ocupados grande parte pelos participantes das Olimpíadas Escolares. Já prevíamos esta demanda e estamos muito contentes”, argumenta Jack. 

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de mato Grosso (Abih/MT), existem hoje na Grande Cuiabá cerca de 110 hotéis, sendo aproximadamente 4,5 mil apartamentos, cerca de 11 mil leitos. A estimativa é que cerca de 30 estabelecimentos estejam com seus leitos todos ocupados. 

Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luís Fernando Nonato, a expeditiva é grande e segundo ele irá refletir em cerca de 10% de aumento. “Estamos ansiosos e acreditando que esta semana os bares e restaurante de Cuiabá e Várzea Grande irão sentir o movimento mais intenso”, disse ele. 

Para Orlando Vieira, proprietário de um empresa de transporte turístico alternativo, a procura por vans aumentou em 25% se comparado com os dias normais. “Estamos atendendo os participantes das Olimpíadas no trajeto hotel e local das competições. Somente no dia da abertura que aconteceu domingo (25) fiz mais de dez viagens”, comenta ele. 

A secretária de Estado e Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, destaca que as Olimpíadas Escolares Brasileira é um primeiro teste de preparação para a Copa 2014. Ela destaca os investimentos do Governo do Estado em dar condições para que a iniciativa privada possa oferecer um serviço de qualidade. “Estamos com obras por toda Cuiabá e Várzea Grande e em fase de projetos para obras em vários municípios do Estado com os recursos já liberados. A Copa de 2014 irá deixar um legado para todos os mato-grossenses”, completa Teté.

ROTEIRO DE VISITAÇÃO NO PARQUE NACIONAL DE CHAPADA DOS GUIMARÃES


A visitação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está sendo reestruturada e os atrativos serão abertos de acordo com a capacidade de gestão e com a adequação das estruturas e do sistema de controle, de modo a garantir uma visitação segura, agradável e de baixo impacto ambiental.





ATUALMENTE, ESTÃO ABERTOS À VISITAÇÃO: Véu de Noiva, Circuito das Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro de São Jerônimo e Vale do Rio Claro

Mirante do Véu de Noiva
O Véu de Noiva pode ser visitado todos os dias da semana, das 9:00 às 16:00 h. A trilha que leva ao Mirante do Véu de Noiva possui 550 m de extensão e, embora tenha alguns trechos em declive, a maior dificuldade é a falta de sombra em seu trajeto. Por isso, recomenda-se que o visitante evite os horários mais quentes do dia e venha com roupas e calçados adequados para uma caminhada em área aberta e terreno irregular.

O retorno para o estacionamento é pela mesma trilha, totalizando 1.100 metros (ida e volta).

O limite de capacidade é de 120 pessoas (ao mesmo tempo) no circuito. A entrada é franca e o controle é feito por monitores do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Devido ao limite de capacidade, pode ser necessário aguardar vaga para acesso ao atrativo. Em geral, ocorre lotação somente nos finais de semana e feriados e a espera não costuma exceder 30 minutos.

Não é necessário agendamento ou guia para visitar o Mirante do Véu de Noiva.

Circuito das Cachoeiras e Casa de Pedra

A visita às cachoeiras do córrego Independência e à Casa de Pedra pode ser feita todos os dias da semana, mediante agendamento com agência ou guia cadastrado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O agendamento deve ser feito até 11:30 h da manhã do dia do passeio, sendo a entrada permitida entre 8:30 e 12:00 h e a saída até 17:00 h.

Conhecer todos os atrativos do Circuito leva cerca de seis horas. O visitante deve levar água, lanche e demais itens recomendados para caminhadas em ambientes naturais, pois não há nenhum tipo de comércio ou estrutura de apoio nessa área.

As trilhas desse Circuito não apresentam grandes dificuldades, exceto pela sua extensão (cerca de 6 km, considerando ida e volta). As cachoeiras são boas para banho e as paisagens são bastante interessantes.




Cachoeira do Pulo - atrativo do Circuito das Cachoeiras

A Casa de Pedra é uma gruta arenítica esculpida pelo rio Independência, com vestígios de inscrições rupestres. É acessada pelo roteiro do Circuito das Cachoeiras (veja como no item acima). Conta a história que este lugar serviu de abrigo aos homens da Coluna Prestes durante sua viagem pelos sertões do Brasil. Também é dito que a Casa de Pedra já foi local de refúgio para escravos fugitivos. Hoje, a gruta é habitada por morcegos e pequenos animais que a usam como abrigo.




Morro de São Jerônimo

O Morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães com mais de 800 metros de altitude.
Para visitar este atrativo é necessário fazer uma caminhada longa, com duração de cinco a seis horas, em estrada, trilha com aclive e declive além de uma pequena escalada.

Em virtude do grau de dificuldade da trilha, tornamos obrigatória a visita com guia cadastrado e a assinatura de declaração de ciência por cada visitante.
A subida ao Morro, embora não seja tarefa fácil, se feita da forma correta e de acordo com as orientações dos guias cadastrados, não apresenta grandes riscos, mas exige um bom condicionamento físico do visitante.

O procedimento para reserva e acesso ao Morro de São Jerônimo é o mesmo do Circuito das Cachoeiras (obrigatoriedade de guia cadastrado, reserva antecipada, que é feita pelo guia cadastrado ou agência, pelo sistemaEcobooking Sistur).

A entrada no portão é entre 8:30 e 12:00 h, podendo ser mais cedo, se agendado com antecedência junto à administração do Parque.

O limite de visitantes no Morro de São Jerônimo é de 36 por dia sendo até 6 visitantes por guia.

Vale do Rio Claro

Este atrativo localiza-se na Baixada Cuiabana, próximo ao km 36 da Rodovia Emanuel Pinheiro. O acesso é feito apenas com guia cadastrado e agendamento. Tendo em vista as condições das estradas internas do Parque, aconselha-se o acesso com veículo.

 
A visitação ao Vale do Rio Claro funciona todos os dias da semana, com entrada permitida até 13:00 h e saída até 17:00 h.

Veja outras informações sobre visitação no Guia dos Usuários - Visitantes, no menu lateral (nesta página, à esquerda) ou informe-se através de um de nossos canais de relacionamento


Fonte - http://www4.icmbio.gov.br/parna_guimaraes/

 » Contato

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) - km 50
Chapada dos Guimarães - Mato Grosso
Fone/Fax: (65) 3301 1133
Mail: pncg.mt@icmbio.gov.br

Endereço para correspondência:
Caixa Postal 78 – Chapada dos Guimarães/MT
78.195-000

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SESC PANTANAL







O Hotel SESC Porto Cercado está situado em uma região privilegiada por suas belezas naturais; o pantanal mato-grossense. Integrado à Reserva Particular do Patrimônio Natural do SESC, o Hotel possui infra-estrutura de padrão internacional, especialmente planejada para a preservação ambiental e o turismo ecológico.
O hóspede ficará maravilhado com a paisagem da região e viver momentos inesquecíveis no paraíso das águas, fauna e flora exuberantes e diversificadas. São milhares de espécies de vegetais, 650 espécies de aves, 80 de mamíferos, 260 de peixes e 50 de répteis, que utilizam este santuário ecológico como ponto de reprodução. E mais: rios, lagos, lagoas, corixos e baías, que se transformam de acordo com o ciclo das chuvas.
O Hotel SESC Porto Cercado atende solicitações individuais e de grupos, oferecendo ao hóspede conforto, lazer, segurança e tranqüilidade ais, para que possam desfrutar das maravilhas do Pantanal.

REGULAMENTO DO HOTEL
Este regulamento define regras e procedimentos para o pleno entendimento entre hóspedes e a administração do Hotel SESC Porto Cercado, não obstante a convicção de que o bom senso e o respeito mútuo constituem as melhores referências para o convívio com elevados padrões de civilidade.
Contamos com a compreensão e a colaboração de todos para manter uma interação marcada pela gentileza e o profissionalismo.
As tarifas destinadas aos comerciários e seus dependentes requerem apresentação de carteiras individuais emitidas pelo SESC, dentro da validade.
O horário de silêncio vai de 22 horas às 7 da manhã.
A responsabilidade pela guarda de crianças é dos pais.
A sonorização do Hotel obedece a critérios estabelecidos pela direção do SESC, não sendo permitido som automotivo ou similar.
Não é permitido no Hotel:
Pendurar roupas ou outros objetos nas janelas dos apartamentos.
Circular em trajes de banho nos ambientes fechados.
Animais domésticos.
Trazer bebidas e alimentos para consumo próprio (situações especiais podem ser tratadas diretamente com a gerência).
Portar ou utilizar materiais que possam trazer risco pessoal.
Portar ou utilizar copos, garrafas ou outros itens de vidro na área da piscina.
Reuniões ou visitas particulares nos apartamentos sem a autorização e o registro pela recepção.
O Hotel SESC Porto Cercado não se responsabiliza pelo furto, roubo ou extravio de valores, jóias ou equipamentos que não tenham sido depositados no cofre da Recepção. Para maior conforto, estes itens podem ser depositados nos cofres existentes nos apartamentos, que, se corretamente utilizados, apresentam a segurança suficiente ao nosso ambiente.
Qualquer objeto encontrado no Hotel será guardado pelo período de 30 (trinta) dias. Após este período, não havendo quem o procure, será dado ao objeto o destino mais conveniente, a critério do Hotel.
As toalhas especiais para o uso da piscina encontram-se na recepção do Hotel.
Eventuais extravios serão debitados no momento do check out.
As chaves do veículo deverão ser deixadas na recepção. A responsabilidade do Hotel quanto ao veículo do hóspede limita-se aos casos de roubo, furto, colisão ou incêndio. Recomenda-se que não sejam deixados em seu interior quaisquer valores ou objetos.
É proibido estacionar o veículo fora das áreas destinadas a estacionamento.
Os eventuais danos causados pelos hóspedes ou seus dependentes/convidados às instalações ou aos apartamentos do Hotel serão debitados na conta do respectivo apartamento.
As despesas que não estão cobertas pelas diárias (consumos no bar e no restaurante, no frigobar e aquelas referentes aos passeios) serão registradas em seu cartão de consumo.
Fica reservado ao Hotel o direito de cobrar a qualquer momento, mesmo antes do final da estadia, as diárias vencidas e os itens consumidos.
O hóspede ou visitante poderá ser convidado a desocupar o apartamento ou a retirar-se do Hotel, por infringir qualquer norma deste Regulamento, por apresentar comportamento anti-social, ou pelo não pagamento da conta quando apresentada.
Contatos: (65) 3688 - 2001

Fonte:http://www.sescpantanal.com.br/

Cristalino Lodge, Alta Floresta, Mato Groso






Em Outubro de 2011 o Cristalino Lodge foi cadastrado em nosso portal como um hotel sustentável por possui as seguintes ações socioambientais:

- Preservação ambiental
- Ações de educação ambiental

- Situado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural
- Realiza Compostagem
- Separação resíduos para reciclagem
- Energia solar para aquecimento da água
- Tratamento dos efluentes com sistema de permacultura
- Energia hidrocinética (gerada através do movimento da água do rio)
- Sistema natural de ventilação e uso de janelas teladas (arquitetura sustentável)
- Programa de reuso de toalhas e roupa de cama
- Limite de turistas nas caminhadas
- Uso de plantas nativas na decoração do ambiente

Mais informações do Hotel.
Margem direita do Rio Cristalino, 39 km (mais 30′ de barco) (saídas do hotel Floresta Amazônica)
(66) 3521-2221

www.cristalinolodge.com.br
Aposentos/tipo: 16 apartamentos
Diária média: R$ 505,00 a R$ 1.160,00

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

Conheça as ações de sustentabilidade desenvolvidas por outros empreendimentos em nosso cadastro das melhores práticas do setor.

Participe de nosso fórum e de sua opinião sobre este e outros empreendimentos sustentáveis.

Leia mais em:

O uso do texto é livre desde que a fonte seja citada. Obrigado por respeitar!

Taxistas estabelece metas de qualificação para categoria



A primeira pauta da reunião foi o Pronatec In Company – uma iniciativa do Mistério do Turismo e Secretarias de Estados de Turismo,
Por ser o primeiro agente a ter contato com o turista o taxista precisa estar preparado para atender de forma eficiente. Com esta preocupação a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra convidou representantes do Sindicato dos Taxistas para uma reunião, na manhã desta sexta-feira (09.11), na Sedtur.
A primeira pauta da reunião foi o Pronatec In Company – uma iniciativa do Mistério do Turismo e Secretarias de Estados de Turismo, que visa qualificar vários segmentos com foco na Copa 2014, sendo ao todo 50 cursos ofertados no projeto.

Para a secretária Teté Bezerra a oportunidade é única de se qualificar de forma eficiente, pois os cursos terão de 160 a 360 horas/aula de duração, sendo o diferencial de R$ 2 por hora/aula assistida ao participante. “Receber para estuda é um pequeno estimulo se comparado com a oportunidade que o segmento dos taxistas terá de se qualificar. O profissional sabe o seu real valor e estar preparado para receber com qualidade é mais que um estimulo é uma realização profissional”, define ela.

A segunda pauta da reunião foi há necessidade de um incentivo na redução do preço do combustível para a categoria que segundo o presidente do Sindicato, Antônio Bognor a categoria gasta em média 18 mil litros de álcool por dia. Ele explica que hoje rodam na grande Cuiabá 840 taxis, sendo 1.400 profissionais entre proprietários e auxiliares desses 930 são sindicalizados. “No calculo com um auxilio do governo no fim do mês teríamos uma economia de cerca de R$ 300, significativo para todos”, explica Antônio.

O terceiro assunto foi à renovação de 25% da frota de taxi que para o representante do MT Fomento, Mário Milton Mendes, é uma forma de estimular a categoria em buscar a qualidade do serviço prestado. “O resultado em ter um veículo adequado associado a um serviço de qualidade é a satisfação certa do cliente”, completa ele.

Ficou definido uma nova reunião com data a ser agenda para traçar as estratégias dos cursos do Pronatec In Company e um encontro ampliado sobre o tema combustível com as secretarias e entidades envolvidas.

Publicado em 09/11/2012
Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR



Operadores de turismo de Portugal participam de Famtur em Mato Grosso



Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - Imprensa Sedtur

As belezas naturais do Pantanal Mato-grossense e da Chapada dos Guimarães serão os cenários para 15 operadores de turismo portugueses que estarão no Estado de 23 a 29 de novembro conhecendo o que Mato Grosso tem a oferecer ao turista europeu. 

A iniciativa nasceu após a participação da Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, em Lisboa – Portugal, durante evento promovido pela Embaixada do Brasil, no mês de maio. Na ocasião, a secretária Teté Bezerra fez uma apresentação aos operadores ressaltando as belezas naturais do Estado que se destaca dentre outros quesitos no ecoturismo, turismo de aventura, observação de pássaros e de contemplação. 

Para a secretária os reflexos positivos da sua ida a Lisboa é o resultado do encontro com os representantes da El Corte Inglês e da Master Turismo, nas pessoas de Maria Gallardo e Newton Pimentel, respectivamente. “Depois da minha apresentação todos ficaram maravilhados com o potencial turístico que Mato Grosso oferece – desde então estamos construindo o Famtur (viagem familiarizada) que conta ainda com o apoio da TAP Linhas Aérea”, explica. 

Teté Bezerra comenta ainda que, neste primeiro momento, os operadores vão conhecer os pontos turísticos para posteriormente analisar a viabilidade de se ‘vender’ o Estado na Europa. “O turista europeu vem mudando seu conceito de roteiro que era direcionado ao turismo de Sol e Praia. Hoje o turismo de aventura e ecoturismo tem sido os principais destinos, por este motivo Mato Grosso se destaca”, explicou. 

Os representantes da rede hoteleira dos dois municípios terão a oportunidade de mostrar seus empreendimentos e investimentos aos portugueses que terão no roteiro a Estrada Parque Transpantaneira, localizada no município de Poconé e as belezas dos paredões, cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - Imprensa Sedtur

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Baianas do acarajé são Patrimônio Imaterial da Bahia


Reconhecimento inclui a entrada do ofício no Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer

01/11/2012
Brasília (DF) - As baianas do acarajé foram reconhecidas pelo governador Jaques Wagner como Patrimônio Imaterial da Bahia, em cerimônia que também marcou a entrada de seu ofício no livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Um dos maiores símbolos culturais da Bahia, elas cativam os turistas pelo jeito simpático e pelo sabor de seus quitutes.
A cerimônia, realizada no último dia 26, em Salvador, contou com a presença de várias autoridades , unânimes em enfatizar a importância das baianas para a cultura e o turismo na Bahia e no Brasil. Estiveram presentes, entre outros, o governador da Bahia, Jaques Wagner, os secretários de Turismo, Domingos Leonelli; Cultura, Albino Rubim; e Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio; e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no estado Carlos Amorim, além da presidente da Associação das Baianas do Acarajé e Mingau da Bahia (Abam), Rita Santos.
“As baianas são vistas como sacerdotisas, conselheiras. Elas levam consigo a magia da religião. Não tem visitante que não queira comer um acarajé. Reconhecer os fazeres da baiana como Patrimônio Imaterial é uma honra”, afirmou o governador. “As baianas são figuras emblemáticas, mestras do saber na Bahia, principalmente da preparação do acarajé, do abará e das comidas santas. Também são parte da estratégia de divulgação do estado nas feiras e salões de turismo em todo o mundo”, afirmou o secretário Leonelli.
A Abam estima que existam cinco mil baianas com tabuleiros montados em toda a Bahia, das quais três mil são associadas. Há notícias de que existam baianas de acarajé em outros 12 estados, e inclusive países, como Portugal, por isso pretende realizar um mapeamento delas em todo o Brasil.
“Hoje é um dia para se comemorar. É o presente para quem está aqui e o futuro para as que ainda virão. Tentar preservar o nosso ofício é poder fazer com que os netos saibam o que é a baiana do acarajé, saibam que a avó tem orgulho de ser baiana do acarajé e possam aprender. Baianas e baianos do acarajé estão contemplados com essa iniciativa”, afirmou Rita Santos.
Fonte:http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20121101-3.html

Adoção da FNRH começa hoje em seis capitais


Registro do fluxo de hóspedes nas cidades-sede da Copa das Confederações 2013 será declarado em sistema online do MTur a partir de hoje

01/11/2012
Brasília (DF) – Empreendimentos hoteleiros de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador têm 60 dias, a contar desta quinta-feira (01.11), para concluir a adaptação ao novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos), do Ministério do Turismo. A plataforma online foi disponibilizada hoje para as seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013, as primeiras a começarem a transmissão da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) por meio do novo sistema.
De acordo com o calendário de implantação do SNRHos, definido pelo governo federal em portaria, as próximas cidades a iniciarem a transição, em março, serão: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, demais sedes da Copa de 2014. Os demais municípios brasileiros começam a aderir ao sistema em 1º de julho de 2013.
A declaração da movimentação diária de hóspedes no Brasil é obrigatória, de acordo com a Lei do Turismo. Para aderir ao sistema, é necessário que o meio de hospedagem tenha cadastro regular no Cadastur.
Com a medida, o MTur passa a mapear o fluxo de hóspedes no país. As empresas podem escolher a ferramenta de transmissão de dados: online, quando a atualização é feita em tempo real, pelo endereço eletrônico www.hospedagem.turismo.gov.br; offline, por meio de um programa de computador para registro e inserção das informações; ou por sistema próprio de gestão hoteleira, que deve estar integrado ao SNRHos.
De acordo com Jair Neto, coordenador-geral de Serviços Turísticos, o MTur desenvolverá uma campanha de orientação às empresas das seis cidades-sede até o fim do prazo para adaptação. “Depois disso, os estados passarão a fiscalizar esses empreendimentos e todo descumprimento da lei estará sujeito às penalidades previstas”, esclareceu.
O sistema
O SNRHos vai armazenar, em meio eletrônico, as fichas preenchidas pelos hóspedes no check-in. O objetivo é modernizar e tornar mais eficiente o levantamento de estatísticas sobre o turismo no país.
O passo a passo de adesão ao sistema, legislação correlata, prazos e link para download do software estão disponíveis aqui. Outras informações podem ser acessadas diretamente no texto da portaria que regulamenta o sistema.

Fonte: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20121101-5.html

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LANÇAMENTO DE LIVRO



LANÇAMENTO DE LIVRO DE RECEITAS DE MANDIOCA

SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA VIAJANTES- MT


Sistema de informações para viajantes, quando estiverem nas BR 163, 070 e 364 - percurso em território mato-grossense


Sistema de informações para viajantes, quando estiverem nas BR 163, 070 e 364 que estão no Mato Grosso, no caso da 163 inicia na divisa do Estado de mato Grosso do Sul a 364 inicia em Alto Araguaia e a 070, Barra do Garças ambas na divisa com o Estado de Goiás. 

A BR 070 A PARTIR DA DIVISA DE GOIÁS SEGUE CORTANDO TODO ESTADO DE MATO GROSSO E VAI ATÉ DIVISA DE RONDÔNIA 

No entorno destas BR, rodovias de grande importância na logística de transportes de grãos e outros produtos, além de mobilidade de pessoas, a gente se depara com vários municípios, que são pontos de apoios aos viajantes, (caminhoneiros, turistas, viajantes de negócios e serviços, pessoas comuns), o Estado de Mato Grosso, é conhecido pela sua grandeza com os seus 906 mil kilometros quadrados, com 03 ecossistemas diferenciados – Pantanal, Amazônia e Cerrado, uma região impar, a do Araguaia, com as suas exuberantes praias ( as maiores de água doce do Brasil, Região do Guaporé, dentre outras regiões belas. 

O estado apresenta nestas regiões cenários com recursos naturais, áreas cultivadas, presença marcante de pessoas com as suas heranças culturais, que vão desde a sua maneira de viver até as suas arquiteturas e habitações. 

O melhor que viajando em Mato Grosso, não é necessário ir além do entorno das suas principais Rodovias (BR 163, 070 e 364), para encontrar cidades maravilhosas que no seu âmago, se destacam como destino, com produtos turísticos que vão do Pantanal, Araguaia, Amazônia, Cerrado, vale a pena o viajante atrasar um pouco a seus compromissos e parar em uma destas cidades para ver e conhece – las no seu contexto urbano e no espaço rural e conferir, o que se tem de melhor do turismo Brasileiro, conheçam Mato Grosso 

Viajando a partir do Estado de Goiás com destino a Cuiabá, pela BR 070 você encontra por seqüência os municípios 

Pontal do Araguaia, localizado a 518,5 km de Cuiabá Este município, juntamente com Barra do Garças se localiza na divisa através do Rio Araguaia com o Estado de Goiás, as praias que se formam neste Rio é onde se realiza os Festivais de Praias com abertura no mês de maio e vai até outubro, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Barra do Garças, localizado a 500,5 km de Cuiabá Este município, também juntamente com Pontal do Araguaia se localiza na divisa através do Rio Araguaia e Rio Garças com o Estado de Goiás, as praias que se formam neste Rio é onde se realiza os Festivais de Praias com abertura no mês de maio e vai até outubro, Barra do Garças tem o diferencial de ser a maior cidade do Araguaia, e no Turismo se destaca pela Reserva Estadual da Serra Azul, Serra do Roncador, Porto do Baé, realização do Motocycle, tem um aeroporto homologado para grandes aeronaves, boa rede hoteleira e de restaurantes bares e similares, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

General Carneiro, localizado a 441,10 km de Cuiabá Município com a presença de índios, foi agraciada pela passagem de Marechal Rondon que alí implantou linhas e uma sede de correios e telégrafos, hoje em restauração, o destaque está para o artesanato em cerâmicas e madeiras que é desenvolvido na comunidade pela Associação de Artesãos Dom Bosco, no caso da cerâmica são peças com design italiano, respeitando a iconografia local, o cenário natural é belo com paredões cachoeiras, cavernas e a interação com etnias indígenas, tem estrutura de hotéis, postos de combustíveis, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados 

Distrito do paredão, localizado a 341 km de Cuiabá Distrito de General Carneiro onde conta também com a presença de índios, teve uma passagem de Marechal Rondon que alí implantou linhas e uma sede de correios e telégrafos, paredão leva o nome do maior morro da região com o mesmo nome, o cenário natural é belo com paredões cachoeiras, cavernas e a interação com etnias indígenas, tem estrutura de hotéis, postos de combustíveis, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados 

Primavera do Leste, localizado a 230,4 km de Cuiabá, o Município se destaca pelo agronegócio, com o cultivo de grãos e criação de bovinos, suínos, aves caprinos, peixes, o turismo está presente com o auxílio do Rio das Mortes que propicia espotes aventura e radicais, sobretudo rafitt, canoagem, rapel, trilhas radicais de carro, motos, bicicletas, cavalos e caminhadas na natureza, tem estrutura de hotéis, postos de combustíveis, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados 

Campo Verde, localizado a 127,4 km de Cuiabá o Município de Campo Verde é forte no agronegócio, com o cultivo de grãos (soja, milho, algodão, milheto e hortifrutigranjeiros  e criação de bovinos, suínos, aves caprinos, peixes, o turismo está presente no Roteiro Turismo Rural Tecnológico, onde o turista pode visitar e interagir com o processo moderno de produção agropecuária, além de vivenciar o Turismo Rural na Agricultura Familiar no Assentamento 14 de Agosto, Projeto Trilha dos Alimentos, a cidade é bem agradável para se ficar, com clima saudável, pode se praticar espotes aventura e radicais, sobretudo rafitt, canoagem, rapel, trilhas radicais de carro, motos, bicicletas, cavalos e caminhadas na natureza, tem estrutura de hotéis, postos de combustíveis, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados 

São Vicente, localizado a 80 km de Cuiabá Nesta localidade existe uma estrutura de Colégio Agrícola Federal – IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, é o entroncamento da BR 070 com a BR 163 e 364, a partir deste entroncamento a BR 070 segue até a Capital de Mato Groso – Cuiabá e segue com destino ao estado de Rondônia 

Cuiabá, Capital do estado de Mato Grosso, destino de Turismo de Eventos e Negócios, boa rede de hotéis, ótimos restaurantes bares e similares, 03 Shop Center, Super Mercados 24 horas, Cuiabá – Capital do Estado, com quase 300 anos e Várzea Grande são grandes polos urbanos de Mato Grosso. Equipados com moderna infraestrutura para realização de eventos nacionais e internacionais eficiente rede hoteleira e dois centros de convenções, confortáveis e seguros, garantem a qualidade de feiras, congressos e seminários. A proximidade com Chapada dos Guimarães, Jaciara, Nobres e Pantanal, possibilita visitas enriquecedoras e relaxantes. Centro Geodésico da América do Sul, a região metropolitana tem igrejas seculares, museus, galerias de arte, praças e monumentos, agitada vida noturna e comunidades tradicionais. Sua gastronomia baseada em peixe é um dos atrativos, além de ricas manifestações culturais e a secular viola de cocho – instrumento musical artesanal, declarado Patrimônio da Humanidade.

Cáceres, distante á 209,7 km da capital apelidada de princesinha do Pantanal, margeada pelo Rio Paraguai, onde é realizado o maior festival de pesca embarcada do mundo, destino consolidado de turismo de pesca, com a inserção do ecoturismo e turismo rural,está localizado na mesorregião Centro-Sul do estado e na microrregião do Alto Pantanal. Tem uma população de 86.805 segundo o IBGE em 2008, faz fronteira com a Bolívia. O município tem grande importância para o Pantanal que é considerada a Capital do Pantanal), pois serve de acesso terrestre a região. Cáceres se destaca no turismo histórico e esportivo. Encontra-se situada numa das regiões mais privilegiadas do pantanal matogrossense, visto que ostenta uma das maiores potencialidades turísticas do estado, ou seja, a grandiosidade e a beleza do Rio Paraguai e seus afluentes. Se desenvolve em torno da pesca esportiva sendo sede de um evento mundial: o Festival Internacional de Pesca (FIP), registrado no Guinness Book como o maior campeonato de pesca do mundo em águas fluviais

Rota das Águas, localizado a 239 km de Cuiabá No entroncamento do Caramujo – 30 km de Cáceres entra a esquerda e encontra uma Rota Turística denominada Rota das Águas e Roteiro de Turismo Rural, com os municípios de Curvelândia, Lambarí D’oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Mirassol do Oeste e Cáceres. 

Porto Esperidião, localizado a 317,4 km de Cuiabá destino de pesca esportiva, margeada pelo Rio Jaurú, rota do Marechal Rondon, tem no antigo prédio de Correios e Telégrafos a sede do Museu Rondon, acesso a Reserva Estadual e Serra de Ricardo Franco 

Pontes e Lacerda, localizado a 442,9 km de Cuiabá Margeada pelo Rio Guaporé, é um divisor de águas entre a bacia do Paraguai /Pantanal e a bacia Amazônia, distante à 70 km está Vila Bela da santíssima Trindade, primeira capital do estado, com população de 80% de negros remanescentes de quilombolas 

Nova Lacerda, localizado a 556 km de Cuiabá Ponto de apoio com hotéis, restaurantes e abastecimento de combustível, Turismo Região Vale do Guaporé, Pólo Amazônia, Caminhadas na Natureza, Pesca Esportiva 

Conquista do Oeste, localizado a 571 km de Cuiabá Destaque para uma linda cachoeira, local de desenvolvimento de apicultura (produção de mel) último município 100 km antes da divisa com Rondônia, Turismo Região vale do Guaporé, Pólo Amazônia, Caminhadas na Natureza, Pesca Esportiva 

Comodoro, localizado a 656,6 km de Cuiabá Ponto de apoio com hotéis, restaurantes e abastecimento de combustível internet popular gratuita em qualquer local do município, Turismo Região vale do Guaporé, Pólo Amazônia, Caminhadas na Natureza, Pesca Esportiva 

A BR 163 A PARTIR DA DIVISA DECAMPO GRANDE SEGUE CORTANDO TODO ESTADO DE MATO GROSSO E VAI ATÉ DIVISA DO PARÁ 

Rondonópolis, Pela BR 163 Após a divisa de Mato Grosso do Sul depara-se com o município de Rondonópolis, localizado a 211,7 km de Cuiabá com destaques turísticos para o Complexo Turísticos das cachoeiras do Carimã, Rio Vermelho e Cidade de Pedras, é forte no agronegocio, com o cultivo de grãos (soja, milho, algodão, milheto e hortifrutigranjeiros  e criação de bovinos, suínos, aves caprinos, peixes, o turismo está presente no Roteiro Turismo Rural Tecnológico, onde o turista pode visitar e interagir com o processo moderno de produção agropecuária 

Jaciara, localizado a 142,7 km de Cuiabá, é uma Referência estadual em Turismo Aventura, esportes radicais, Cachoeira da Fumaça, cachoeira da Mulata, venda de produtos da Agricultura Familiar e Artesanato ás margens da Rodovia 

São Pedro da Cipa, localizado a 148,8, km de Cuiabá Região de Águas Thermas, venda de produtos da Agricultura Familiar e Artesanato ás margens da Rodovia 

Juscimeira, localizado a 156, 10 km de Cuiabá Região de Águas Thermas, venda de produtos da Agricultura Familiar e Artesanato ás margens da Rodovia 

Entroncamento São Vicente, São Vicente, São Pedro da Cipa, localizado a 80 km de Cuiabá, Região de Águas Thermas, venda de produtos da Agricultura Familiar e Artesanato ás margens da Rodovia 
Nesta localidade existe uma estrutura de Colégio Agrícola Federal – IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, é o entroncamento da BR 070 com a BR 163 e 364, a partir deste entroncamento a BR 070 segue até a Capital de Mato Groso – Cuiabá e segue com destino ao estado de Rondônia 
Entrada para Hotel Mato Grosso Águas Quentes, venda de produtos da Agricultura Familiar e Artesanato ás margens da Rodovia. 

Cuiabá, Capital do estado de Mato Grosso, destino de Turismo de Eventos e Negócios, boa rede de hotéis, ótimos restaurantes bares e similares, 03 Shop Center, Super Mercados 24 horas, 

Trevo do Lagarto, Localizado a 20 km de Cuiabá, está no município de Várzea Grande trevo com estrutura de Polícia Rodoviária Federal, , neste local é onde se fundem as BR 163, 070 e 364, onde se tem as opções de se deslocar para os destinos que são: pela BR 070 até Rondônia e pela BR 163 até o estado do Pará 

Jangada, Município que fica 72,6 km de Cuiabá, conhecido por capital dom pastel, onde os viajantes tem a oportunidade de degustar pastéis de vários tipos e sabores, acompanhados pelo tradicional caldo de cana, ás margens da BR 163, ponto de parada obrigatório para quem passa por ali  o Rio Cuiabá, várias cachoeiras, cavernas e outras belezas naturais completam o destino turístico, a cidade é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto a quem por ali passa. 

Nobres, Município que fica 142 km de Cuiabá, tem sido conhecido pelos recursos naturais, rios cavernas cachoeiras, ao passar pelas margens da BR 163, pode se visualizar muitas Usinas de Calcário e de cimento, o que garante que a região é rica nestes minérios, mas saindo da área de amortecimento da rodovia e adentrando para o meio rural, é onde o viajante pode de deparar com as belezas naturais, na região do Distrito do Bom Jardim a 60 km da cidade pode se encontrar uma região tão bela e maravilhosa que no Brasil pode ser comparada apenas com Bonito – MS, os atrativos se transformaram em mais de 10 produtos turísticos formatados para flutuação, canoagem. Boia Cross, passeios de barcos, observação de aves, animais, trilhas ecológicas, cavalgadas, pesca esportiva e outros, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Posto Gil, É um ponto de apoio no km 150, com posto de gasolina, restaurante, loja, telefone, segurança, borracharia, oficina mecânica, entroncamento para Diamantino, Tangará da Serra, São José do Rio Claro e outros, Posto Gil é conhecido como divisor de águas, é ali onde se divide para um lado a Bacia Hidrográfica Platina (Pantanal) e Bacia Hidrográfica Amazônica 

Mova Mutum, Município novo, fica a 242,1 km de Cuiabá, mas que se destaca para o Agronegócio e indústrias de beneficiamento, na cadeias do frango, bovino e peixes, seu desenvolvimento está acima da média nacional, cresce mais de 14% ao ano, o turismo se desponta com o Turismo Rural Tecnológico (Vivencia do processo de Produção Agropecuária), Pesca Esportiva no Rio Teles Pires, caminhadas na Natureza e negócios e eventos, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Lucas do Rio Verde, Município que fica 332,4 km de Cuiabá, com grande participação do Agronegócio em sua economia as indústrias de beneficiamento, na cadeias do frango, bovino e peixes, tem sido um diferencial para agregação de valores à produção, seu desenvolvimento também está acima da média nacional, crescem torno de 15% ao ano, o turismo se desponta com o Turismo Rural Tecnológico (Vivencia do processo de Produção Agropecuária), Pesca Esportiva no Rio Claro e Teles Pires , caminhadas na Natureza e negócios e eventos, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Sorriso, Neste município que fica 393,2 km de Cuiabá, se observa a presença marcante do Agronegócio sobretudo nas cadeias da soja, milho, milheto e algodão, a indústria estão para o beneficiamento do frango, bovino e peixes, tem sido um diferencial para agregação de valores à produção, seu desenvolvimento também está acima da média nacional, crescem torno de 15% ao ano, o turismo se desponta com o Turismo Rural Tecnológico (Vivencia do processo de Produção Agropecuária), Pesca Esportiva no Rio Teles Pires , caminhadas na Natureza e negócios e eventos, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Sinop, Este é o maior município da região norte do estado está à 474,4 km da capital, onde se observa a presença marcante do Agronegócio com cadeias da soja, milho, milheto e algodão, 
Destaca pelo desenvolvimento das cadeias da madeira e dos móveis além de se ter a presença de indústrias de beneficiamento do frango, bovino e peixes, para agregação de valores à produção, seu desenvolvimento também está acima da média nacional, crescem torno de 15% ao ano, o turismo se desponta com o Turismo Rural Tecnológico (Vivencia do processo de Produção Agropecuária), Pesca Esportiva no Rio Teles Pires , caminhadas na Natureza e negócios e eventos, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Itaúba, Município que fica 568,1 km de Cuiabá, com entroncamento para Alta Floresta, se destaca no extrativismo de Castanha do Brasil (Pará), ficou conhecido pela presença da grande quantidade de madeiras itaúbas que deu origem ao nome do município, sua economia ainda está em torno da cadeia da madeira e móveis, com presença da pecuária de corte e leite, o turismo está em função da pesca esportiva, caminhadas na natureza, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Peixoto do Azevedo, Município que fica 661,6 km de Cuiabá, foi colonizado em função da extração do ouro, nesta época era conhecida como capital mato-grossense do garimpo, ciclo que acabou, deixando um legado de baixo IDH, fator que tem sido enfrentado pelos gestores municipais e estaduais, com apoio federal, hoje a economia esta em torno da cadeia da medeira, móveis, pecuária de corte e leite, e o turismo é um grande potencial, sobretudo usando os recursos naturais, humanos, aliado a história da ocupação através do garimpo, os viajantes podem parar na cidade e conhecer um pouco desta história mesmo sem a formatação para o turismo, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Matupá, Município que fica a 665.6 km de Cuiabá, teve a influência da colonização do município visinho, sua economia também está em torno da cadeia da medeira, móveis, pecuária de corte e leite, e o turismo é um grande potencial, sobretudo usando os recursos naturais, humanos, aliado a história da ocupação através do garimpo, os viajantes podem parar na cidade e conhecer um pouco desta história mesmo sem a formatação para o turismo, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Guarantâ do Norte, Município que fica a 690.6 km de Cuiabá, está bem na divisa com o estado do Pará, do centro da cidade é possível se visualizar a Serra do Cachimbo, sua economia também está em torno da cadeia da medeira, móveis, pecuária de corte e leite, e o turismo é um grande potencial, sobretudo usando os recursos naturais, humanos, aliado a história da ocupação através do garimpo, os viajantes podem parar na cidade e conhecer um pouco desta história mesmo sem a formatação para o turismo, a pesca esportiva é uma programação certa no Rio Braço Norte, a sede do município é dotada de estrutura como hotéis, postos de combustíveis, , borracharia, oficina mecânica, restaurantes sinal de celular, farmácias, posto de saúde, policiamento e mercados, que dão segurança e conforto aos visitantes. 

Fonte: Texto e Arte do Mapa -  Geraldo Lúcio

ROTEIRO TURÍSTICO - NOBRES MT


Mato Grosso, no  coração da América do Sul, Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia, são destinos perfeitos para um contato com a natureza. Os roteiros turísticos contemplam  a observação de produtos  turísticos que  interligam as  regiões possibilitando ao turista contemplar  a diversidade  paisagem, fauna e flora e comunidades locais. No.Cerrado o município de Nobres, com muitos atrativos, riquíssimo em grutas, cavernas, poços e muita história guardada em Sítios Arqueológicos, com  atrativos em quase todo o corredor, são  mais de 30 cavernas calcáreas;  Lagos com águas cristalinas, perfeitas para mergulho, Atrativos ainda inexplorados preservam uma natureza primitiva.

Localização e Regiões Turísticas






Altitude350 m.
Distância da Capital142 km.
Extensão Territorial3.860 km2 (IBGE) 3.894,26 km2  (Município)
Localização GeográficaMesorregião 127, Microrregião 523 - Alto Teles Pires. Médio norte mato-grossense.
Relevo Província serrana e Depressão Rio Paraguai, calha Rio Cuiabá. Grande Serra do Tombador, Serra Daniel, Serra Formosa e Chapada dos Parecis.
Formação GeológicaCobeturas não dobradas do Fanerozóico, Bacia Quaternária do Xingu. Coberturas dobradas do Proterozóico com granitóides associados. Grupo Alto Paraguai e Formação Gorotide. Faixa Móvel Brasiliana.
Bacia HidrográficaGrandes Bacias Amazônica e do Prata.
ClimaExtremo norte: Equatorial quente e úmido, Norte quente e sub-úmido. Período de seca de 5 meses, de maio a setembro. Precipitação média anual de 2.000 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24ºC, maior máxima 38ºC, e menor mínima 0ºC.

























Fonte: http://www.mteseusmunicipios.com.br


Como chegar?

Carro:  
Cuiabá X Campo Grande – distância 700 km  -  09 hs  de  viagem
Cuiabá X Gioânia – distãncia  934 km – 11  hs  de viagem
 Cuiabá  X Brasília.- distância 1058 km . 12 hs de viagem

Avião:
Cuiabá X Campo Grande – distância  349 miles 562 km  -  42 min. de  viagem
Cuiabá X Gioânia – distância  460 miles – 740 km –  56  min.  de viagem
 Cuiabá  X Brasília.- distância  543 miles – 874 km . 1 hs e 6 min de viagem

Ônibus:
Cuiabá X Campo Grande – distância 700 km  -  09 hs  de  viagem
Cuiabá X Gioânia – distãncia  934 km – 11  hs  de viagem
 Cuiabá  X Brasília.- distância 1058 km . 12 hs de viagem

Acesso partindo de Cuiabá, via terrestre chega-se, a Nobres pela BR 163 ou BR 251 e 241 ( (Via Lago do Manso) dstãncias médias de 140 km de Cuiabá.

 
Aeroporto Internacional Marechal Rondon - (Várzea Grande/MT)
Denominação tradicional: AEROPORTO INT. DE CUIABÁ
Endereço: Rua Gov. Ponce de Arruda S.Nº - Várzea Grande/MT - CEP: 78.110-971
Telefone: (65) 682-2213 - Fax: (65)682-3977
Fuso horário em relação à Brasília: 01 Hora a Menos

Rodoviaria de Cuiabá : Terminal Engenheiro Cássio Veiga de Sá

Endereço :
Av. Jules Rimet, s/nº  - Cuiabá - MT
Telefone :
(65) 3621-3629 


  O que visitar?
  • Água azul – Flutuação,  trilha e  observação de animais
  • Salobão – mergulho profundo
  • Rio Triste – flutuação, trilha e  observação de animais
  • Rio Saloba.- flutuação, trilha e  observação de animais
  • Estivado – banho , trilha, contemplação, observação de animais 
  •  Reino Encantado – Flutuação,  trilha e  observação de animais
  •  Cachoeira da Serra Azul! – banho, trilha e  observação de animais
  • Cachoeira Salto do Tucum – banho, trilha e  observação de animais
  • Lagoa das Araras –trilha e observação de pássaros
  • Aquário Encantado – Flutuação,  trilha e  observação de animais
  •  Balneário Dona Máxima, banho, trilha e  observação de aves
  • O que comprar?
    Artesanato: em fibras de bambu,  cipó urubamba, palhas de milho, fibras de bananeira, argila, madeiras  em tecidos, algodão, redes
    Agroindústria: Doces de: caju, leite, mamão com melado (furrundú), rapaduras, compotas, licores, cachaças.
    Souvenir :vários com motivos do Cerrado e de  Nobres  
  • Dicas:Tempo de permanência: O ideal é ficar pelo menos de 4 a 6 dias. Existem roteiros de passeios para até  10 dias, sem repetir a programação.
  • Roupas aconselháveis para trilhas: Roupas leves, camisetas, calçados firmes nos pés para caminhadas e que possam molhar, um agasalho (de junho a agosto) porque esfria um pouco à noite, uma pequena mochila para lanche e água, sacos plásticos (para lixo e acondicionamento de equipamentos, caso chova), medicamentos básicos, binóculos, máquina fotográfica filmadora, boné, meias grossas . Sempre é aconselhável estar prevenido com roupa de banho por baixo, águas deliciosas não faltarão para se refrescar.
  • Levar repelente, chapéu ou boné, roupas leves, calçados fechado, protetor solar.
  • Sabores locais
    Culinária a base de peixes de água doce: (ventrecha de pacu, mugica de pintado, pacu assado e frito, Peraputanga assada e frit, pintado assado e frito, e outros) Maria Isabel arroz com carne seca, farofa de banana,  arroz com pequi, carne com banana, doces de caju furrundú – “mamão com melado”, doce de leite, rapadura, licor de pequi, cachaças
Fonte: SEDTUR-MT