PANTANAL

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

RECEITAS DE CARNE DE JACARÉ DIRETAMENTE DA COOCRIJAPAN DE CÁCERES MATO GROSSO




Atuando desde 1990, a Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan), é o primeiro criatório comercial de jacarés do Brasil, um projeto que respeita o meio ambiente e combate à caça predatória indiscriminada, gerando emprego e renda, o consumo da carne de jacaré que é nobre e exótica, já é uma realidade nos restaurantes de Cáceres e está presente em vários supermercados da capital, ela tem baixa concentração de calorias e gorduras, além de ser rica em proteínas com ótimo sabor.
A criação do jacaré em cativeiro na cooperativa inicia no processo de coleta dos ovos até sua comercialização e utilização final tudo é sustentavelmente pensado, planejado e executado. 
Os animais (jacarés) são aproveitado quase que 100%: sendo utilizados na alimentação humana, na confecção de artesanatos decorativos e fabricação de roupas, calçados, bolsas, cintos e acessórios em geral. 
A indústria tem licenciamento junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Conta com aproximadamente 13 fazendas fornecedoras de ovos cadastradas, com autorização do Ibama, a coleta de ovos é controlada, são coletados apenas 40% de ovos nos ninhos em cada fazenda participante do processo. 
Na sede da cooperativa estão hospedados cerca de 40 mil animais, destes cerca de 2.500 mil animais são abatidos por mês e obtido uma média de 5 a 6 toneladas por mês, que são comercializados. A comercialização está concentradas nos estados de Minas Gerais, Brasília São Paulo e Goiânia, no estado de Mato Grosso a comercialização ainda é muito baixa.
Nove são os tipos de cortes no jacaré. Obtendo-se o animal inteiro limpo e sem pele, a ponta de cauda, filé de cauda, filé de lombo, filé de dorso, filé mignon, aparas, coxa, iscas e sobre coxas. 

Industrializado se obtém várias receitas testadas, receitas culinárias  que estão disponíveis confiram abaixo

OBS: CLIQUEM NOS NOMES E ENTREM NO DETALHAMENTO DAS RECEITAS 






FONTE:  http://www.coocrijapan.com.br/20_receitas_e.asp
 http://www.coocrijapan.com.br


domingo, 27 de janeiro de 2013

Nobres - Mato Grosso - Brazil - Um Paraíso Ecológico - com Potencialidades para o Turismo Rural na Agricultura Familiar


Mapa de Localização de Nobres
 Flutuação Saloba
 Aquario Encantado
 Estivado
 Aquario Encantado
 Flutuação Saloba
 
 Mergulho no Saloba
 Lagoa Azul
 Mergulho no Saloba
 Construção de estrada acesso pelo Lago do Manso
 Cachoeira da Serra
Rio Triste
Mapa da Lagoa Azul

Perfil da Lagoa Azul

 

O Município de Nobres está à 140 km da Capital do Estado de Mato Grosso (Cuiabá), pela BR 163em uma área de transição de Cerrado para Amazônia, com vegetação monocromática por conta da seca e o céu límpido e as vezes esbranquiçado por causa das de algumas queimadas em período também das secas, clima: quente e úmido, temperatura média: 26ºC

As áreas verdes são contrastadas com as pastagem, plantação de soja, milho, milheto, algodão e vegetação de Cerrado em transição para mata Amazônica é muito comum se ver pelas estradas comitivas de boiadas e cavalos, e agricultres familiares com veículos, carroças,  cavalo,  bicicleta  e até caminhando com os seus  proprios pés é o cenário rural no município de Nobres que não difere de outras regiões de Mato Grosso.

A Mata com floresta de transição entre Cerrado e Amazônia é de uma beleza ímpar pela diversificação de rios, corregos, arvores, animais, pássaros e cheia de peculiaridades.

Nobres fica na região médio-norte do Estado do Mato Grosso, com formações calcárias, o que facilitou pela natureza a aparição de diversas cavernas, grutas e rios com águas salobas porém cristalinas, com a presença de diversas espécies de peixes e plantas, propicio para se fazer caminhadas em belas trilhas, praticar o mergulho e bem como outros esportes radicais e ou de aventura.

Muitos são as potencialidades e os recursos naturais que na linguagem do turismo denominamos de atrativos naturais, um deles é a Gruta da Lagoa Azul, localizada no Parque Estadual da Lagoa Azul, que desde o ano de 1996 quando o então Governador Dante de Oliveira esteve por lá, e vendo quanto era sensível aquele local, decretou o fechamento e criou o Parque Estadual da Lagoa Azul, e até hoje espera-se o plano de manejo para o uso e ocupação para o turismo.

O Local com formações geológicas impressionantes e um exuberante lago azul, habitando por bagres cegos, pitus, cascudos, lambaris e outros. Para os olhos mais apurados, dizem que é possível perceber que a lagoa tem o formato de mapa do Brasil, Mas é importante se esclarecer que devido à depredação que o lugar sofreu na década passada, é proibido entrar no local até que se complete o estudo de Uso e Ocupação (Plano de Manejo)

A 400 metros da entrada da Gruta da Lagoa Azul, fazendo divisa com o Parque Estadual,  pelas propriedades de agricultores familiaraes, pode-se seguir por trilhas em matas virgens até o rio Salobra, onde pode-se  nadar em meio a piraputangas, dourados e outros peixes. A água é temperada e cristalina, com coloração de um azul gratificante. Por ali circulam muitos macacos que descem das árvores para comer o milho que levam para eles pegam  de tudo o que dá para eles, fazendo uma farra! Na mesma região, pode-se ainda conhecer uma das nascentes do rio conhecido por Poço Encantado, com seis metros de profundidade.

Existem muitos outros atrativos em Nobres, como o Complexo da Cerquinha, distante 25 km da Lagoa Azul, que compreende cachoeiras, cânions e várias cavernas, que quando liberadas após plano de manejo  ser permitido entrar com guia e equipamentos apropriados – as principais cavernas são a do Cerquinha , o Duto do Quebó,Gruta da Pedra Grande e a Gruta São José. Hoje somente se entra nestas cavernas e grutas para estudos.

As cachoeiras também são parada obrigatória para quem vai a Nobres. Uma das principais é a do Tombador, uma queda de 70 metros localizada na região da Serra Caixa Furada, a apenas 5 km da cidade de Nobre. Em volta da cachoeira existe um caminho de pedras feito pelos bandeirantes que desbravaram o norte do Mato Grosso.

Para quem gosta de água, o passeio só vai ficar completo com um mergulho no Rio Estivado, a 10 km do Parque Estadual da Lagoa Azul, à margem da rodovia MT-241. A água, como em todo lugar por ali, é cristalina e repleta de peixes- piraputangas, lambaris e piaus- que nadam entre os turistas.

No caminho tanto de ida como de volta a Cuiabá, o nascer e o pro sol deixam o céu numa cor, vermelho - alaranjado, e a temperatura amena é um convite aos turistas para uma observação maravilhosa das paisagens, que revelam as grandes e lindas belezas do entorno da estrada no trecho de chão e até mesmo de asfalto.

Quando se fala e se descreve os recursos naturais do município de Nobres, é muito importante ressaltar que todos os (recursos naturais) ou atrativos naturais como se diz no turismo, estão em uma área de assentamento onde vivem mais de 500 agricultores familiares, ou seja, com exceção da Gruta da Lagoa Azul que está localizada em uma Reserva Estadual, os demais estão em propriedades particulares destes agricultores familiares – Assentados da reforma agrária – INCRA.

Nestes termos é muito importante que estes agricultores participem do processo de ocupação turística do assentamento – é um grande desafio para o poder público e privado quando do processo de desenvolvimento do turismo contemplem os moradores locais pois daí sim teremos a tão falada sustentabilidade.

O modelo do turismo de Nobres deve visualizar vários segmentos, o ecoturismo, turismo de aventura, gastronômico e o turismo rural na agricultura familiar, este último é o que mais se enquadra na características deste atores locais, que já tem como atividades econômicas a prática da agricultura, pecuária de leite, criação de pequenos animais, agroindústria (doces, rapaduras, farinhas, licores, compotas e outros), artesanatos.

O Turismo Rural na Agricultura Familiar, seria a interligação dos arranjos das cadeias produtivas da agricultura, pecuária e pequenos animais existentes ao processo do Turismo, inserindo os equipamentos e serviços turísticos de forma ordenada, organizada numa gestão compartilhada, com os setores público e privado.

Sem dúvida, quem conhece Nobres, sabe muito bem do que estou falando com a generosidade da natureza, criada por Deus e que está a nossa disposição para usar e preservar, a presença dos homens (agricultores familiares) na região de Bom Jardim, Cerquinha, e todo Quebó, o Turismo Segmentado é uma alternativa e o urismo Rural na Agricultura Familiar surge no âmbito das oportunidades.
Fonte:*Elaboração: Geraldo Donizeti Lúcio http://www.turismoruralmt.blogspot.com.br/

Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Nobres

End: Avenida Marechal Rondon 1056
Fone: (65) 3376-1668

Fotos: SEDTUR

A gastronomia mato-grossese apresenta com muitos peixes e até a exótica carne de Jacaré


Linguiça de jacaré

Cuiabá, portão de entrada do Pantanal, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, é um lugar onde os visitantes pode degustar uma boa gastronomia sobre tudo a base de peixes. Nas peixarias cuiabanas, (restaurante de peixes) o sistema em que se serve as refeições é de rodízio, onde os peixes pintado, pacu e piraputanga são se apresentam no caso do pintado frito e na mojica (espécie de ensopado com cubos de mandioca); o pacu ensopado, assado, recheado com farofa de couve, ou como ventrecha (o equivalente à costela do peixe) frita. Pirão, farofa de banana-da-terra e banana frita complementam o rodízio, que na maioria das peixarias são complementadas com uma sobremesa a base de rapaduras, doces de leite, furrundum (melado de cana com mamão ralado), “os furrunduns de antigamente eram feitos com o tronco do pé do mamão” banana frita com canela e doce de caju. 

Na cidade de Cáceres a 210 km de Cuiabá pela BR 070, sentido Rondônia, existem várias Peixarias às margens do Rio Paraguai que apresentam aos seus clientes receitas exóticas, a base de carne de jacarés, esses animais são criados em cativeiro e abatidos no frigorífico pela Cooperativa de Jacarés do Pantanal – COOCRIJAPAN, os animais após o abate dão origem a vários tipos de cortes que estão disponíveis nos grandes supermercados, onde são transformadas em fabulosos pratos, é o caso da famosa pizza de jacaré, a linguiça de jacaré (a carne é suave, mas apimentada); o jacaré à milanesa e o jacaré assado no espeto, o sabor é quase equivalente ao de do peixe, coisa exótica ao extremo, que vale provar. 

Outros pratos típicos apresentados na culinária cuiabana são: a Maria Izabel (carne de sol com arroz) e o revirado cuiabano (como um pirão de carne moída com farinha de mandioca) galinha com Arroz, Arroz com linguiça cuiabana, arroz com pequi, demoram a sair, mas vêm em grandes panelas de barro, bem executados e temperados.

Linguiça de jacaré

Linguiça de jacarévv

Fonte:http://www.turismoruralmt.blogspot.com.br/

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Expedição Interoceânica terá apoio da Embratur

Flavio Dino, presidente da Embratur junto com as secretárias Teté Bezerra e Ilmara do Acre
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, recebeu ontem, 23, a secretária de Desenvolvimento do Turismo do Mato Grosso, Teté Bezerra a secretária de Turismo do Acre, Ilmara Lima, e os organizadores da Expedição Interoceânica, Cassiano Marques, diretor-presidente da EME Amazônia e Osvaldo Dias, diretor da Star Motos (Honda), para discutir sobre os detalhes da próxima edição do evento, que acontecerá em julho de 2013.


A reunião marcou o início das ações na região para programar uma política de promoção do turismo.

“Vamos apoiar o projeto em 2013, assim como fizemos em 2012, pois a Expedição é um evento que vai ao encontro das estratégias da Embratur, sendo em si, uma ótima plataforma para projeção do país como destino turístico”.


A expedição tem como objetivo promover a integração dos países envolvidos, mostrando sua viabilidade logística e turística, cruzando de leste a oeste o continente sul-americano, com destaque para os percursos da BR-364, BR-317 e Carretera Interoceánica – estrada recentemente concluída que interliga o Brasil ao Peru.

Desta forma, o evento percorrerá a Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico, produto turístico integrado entre os estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre e, articulado em níveis nacionais com Embratur e Promperu, órgão de promoção do Peru.

 “Pretendemos realizar um trabalho de consolidação de um novo portal de entrada da América do Sul. A intenção é fazer com que os países vizinhos e até os da América do Norte saibam que podem chegar ao Brasil por essa Rota”, explicou Cassiano Marques.
 A II Expedição Interoceânica aconteceu de 15 de novembro a 02 de dezembro de 2012 e percorreu mais de oito mil quilômetros a partir do Oceano Atlântico até o Pacífico, concluindo sua rota no Peru.  A caravana saiu de Santos (SP) e passou por diversas cidades brasileiras e peruanas levando um grande balão promocional e divulgando o Brasil. A expedição despejou um galão de água do Atlântico no Pacífico, simbolizando a ligação entre os dois oceanos.

 O balão promocional levou a campanha criada pela Embratur: “O mundo se encontra no Brasil, venha celebrar a vida”. 

 III Expedição Interoceânica


 
O roteiro da III Expedição Interoceânica terá quatro largadas oficiais, incorporando os expedicionários e começando por Cuiabá (MT), uma das sedes da Copa de 2014, Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Lima (Peru).

 Os aventureiros percorrerão as BRs 364 e 317 no Brasil e de Assis Brasil (Acre) entrarão no Peru onde visitarão  Iñapari, Puerto Maldonado, Cusco, Nazca, Lima e Piura. Depois, cruzam o Equador até a capital Quito, de onde partirão para as cidades colombianas de Cali e Bogotá. A expedição irá até a Venezuela e passará por Caracas, Ciudad Guayana e Santa Helena. De lá, retornam ao Brasil pelo extremo norte, em Roraima, pernoitando em Boa Vista, e seguindo até Manaus, a outra sede da Copa de 2014 abrangida pela Rota Turística Internacional.

Percorrerão ainda a estrada de Manaus a Porto Velho, encerrando oficialmente o evento em Rio Branco.

Ao todo serão aproximadamente 24 dias, com largada no início de julho de 2013.

Publicado em 24/01/2013
Fonte: ASCOM EMBRATUR

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

IL CENTRAL TUR - (Turismo no Coração do País)



BRASIL CENTRAL TUR - (Turismo no Coração do País)

http://www.brasilcentraltur.com/pt-br/estados/16

Com o objetivo de divulgar os destinos do Centro-Oeste, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), criou o programa Brasil Central Tur em parceria com as instituições de turismo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal. O programa, que conta com a parceria da Embratur, 

O portal do Brasil Central Tur reune as informações básicas sobre 18 destinos do Centro-Oeste. A presença das redes sociais será a ponte entre o turista e os roteiros de viagem, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações detalhadas sobre cada local. Conteúdos dinâmicos e descontraídos vão facilitar o engajamento dos usuários e a interatividade fará com que as páginas e perfis do BC funcionem como troca de experiências. 

Saiba mais sobre os destinos turísticos do Centro-Oeste

CONHEÇAM EM DETALHES ACESSANDO O SITE

No endereço abaixo você entrará direto na página de Mato Grosso
 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Informações Básicas do Município - Poconé - Telefones Úteis

TELEFONES ÚTEIS

Conselho Tutelar: 65  3345 1067

Correios e Telegráficos: 65 3345 1597

Delegacia de Polícia: 65 3345 1456

Hospital Geral: 65 3345 1963 ou 65 3345 1360

Procon: 65 3345 2357

PAM – Pronto  Socorro: 65 3345 2769

Polícia Militar: 65 3345 1190

Pontos de Táxi: 65 3345 1140  -  65 3345 1933  - 65 3345 2796

Rodoviária: 65 3345 1677

SAMU: 192

CAT-Centro de Atendimento ao Turísta: 65 3345 1575

SEMA: 0800 653838




sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

POUSADAS NA TRANSPANTANEIRA - POCONÉ - MATO GROSSO


 
RODOVIA
POUSADA PANTANEIRAS
KILOMETRO
Transpantaneira
Churrascaria e Pousada Transpantaneira
Km 0
Transpantaneira
Hotel Santa Cruz
Km1 a Direita
Transpantaneira
Ateliê do Kalu do Pantanal
Km1 a Esquerda
Transpantaneira
RECANTO DAS GARÇAS
Km11 a Direita
Transpantaneira
POUSADA PIUVAL
Km10+3Km a Esquerda
Transpantaneira
PORTAL PARAISO
Km17 a Direita
Transpantaneira
PAUSADA CURICÁCÁ
Km25+3km a Esquerda
Transpantaneira
POUSADA   ARARAS
Km32 a Direita
Transpantaneira
POUSADA CANTO DO ARANCUÃ
Km38 a Esquerda
Transpantaneira
POUSO ALEGRE
Km33+7km A Direita
Transpantaneira
POUSADA RIO CLARINHO
Km40+3km a Esquerda
Transpantaneira
POUSADA RIO CLARO PANTANAL NORTE
Km42+3Km a Esquerda
Transpantaneira
HOTEL FAZENDA RIO CLARO
Km42+3Km a Direita
Transpantaneira
POUSADA SÃO CRISTAVÃO
Km40+ 20Km a Esquerda
Transpantaneira
POUSADA PINXAIM
Km65 a margem
Transpantaneira
PANTANAL MATO GROSSO HOTEL
Km 65 A Marg  direita
Transpantaneira
HOTEL FAZENDA SANTA TEREZA
Km67+ 3Km a Direita
Transpantaneira
CAMALOTE FLAT HOTEL PANTANAL
Km 70 +35Km Marg Direita do Rio Cuiabá
Transpantaneira
POUSADA DO JAGUAR
Km112 a Direita
Transpantaneira
HOTEL PORTO JOFRE
Km145 a Direita
Transpantaneira
REFUGIO ILHA DO CÁRA CÁRA
Km145 a Direita

Fonte:http://turismoruralmt.blogspot.