PANTANAL

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Registro eletrônico de hóspedes será implantado este ano na hotelaria nacional, diz MTur



O registro eletrônico de hóspedes na hotelaria brasileira será obrigatório ainda a partir deste ano, disse ontem (25) o ministro do Turismo, Gastão Vieira, após reunião com representantes do setor hoteleiro fluminense, no Rio de Janeiro. “Ela será obrigatória, porque a ficha eletrônica é um instrumento de modernização, de conforto para o hóspede, de uma base de informações muito mais qualificada. Enfim, você vence uma série de problemas”, declarou.

Problemas tecnológicos estão sendo resolvidos em conjunto com o setor para viabilizar a ação. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alfredo Lopes, o pessoal da área de tecnologia está buscando uma solução para unificar o sistema. A obrigatoriedade da ficha eletrônica está “dando muito trabalho para o pessoal de tecnologia da informação dos hotéis, porque cada um trabalha com um sistema”, disse.

Lopes está convicto, porém, que depois que o procedimento entrar na normalidade, vai ser bom para todos. “Porque nós não podemos continuar como no século passado, preenchendo papéis”. O novo sistema permitirá que os hotéis tenham informações online de seus hóspedes.


MTur insiste em fazer acompanhamento de preços junto a hotelaria das cidades da Copa

O ministro Gastão Vieira deu seguimento ontem (25), no Rio, à série de reuniões para debater ações conjuntas entre o governo e a iniciativa privada para implementação da medida nas cidades que sediarão jogos da Copa de Confederações e da Copa do Mundo de 2014. 

Vieira observou que o grande desafio após os eventos é como manter o nível de ocupação hoteleira em padrão elevado. “O setor hoteleiro está investindo R$ 10 bilhões, neste momento, na oferta de novos meios de hospedagem. E, evidentemente, não vai querer ficar caracterizado como aquele que cobra preços muitos altos”, disse, referindo-se ao acompanhamento que será feito sobre o valor das diárias, para coibir abusos.

O ministro defendeu a necessidade de atrair mais estrangeiros para o país. “Sair desse patamar de 5 milhões, 6 milhões de turistas por ano e passar para o patamar, que é a nossa meta, de 10 milhões. Precisamos fazer os brasileiros viajar cada vez mais dentro do nosso país”. Para os dois casos, destacou que é preciso ter tarifas e diárias que não transformem o Brasil em um destino excessivamente caro.
Vieira lembrou que não se trata somente de tarifas de hotéis. 

O esforço para tornar o Brasil atraente para os turistas nacionais e estrangeiros abrange também os preços de restaurantes, das passagens aéreas e rodoviárias. ”Nós estamos com um grande desafio: dar competitividade ao turismo interno brasileiro para que se possa diminuir um déficit que nós temos enorme com relação ao que os brasileiros gastam lá fora e que os estrangeiros gastam no nosso país”.


“Hotel que não aderir ao programa do MTur não poderá fazer autoclassificação”, adverte Vieira

O ministro do Turismo também falou sobre a classificação hoteleira que, segundo ele, precisa ser resolvida rapidamente. “Outro trabalho que deverá ser acelerado para implantação antes dos grandes eventos é a classificação hoteleira”. No momento, o ministério está procedendo à regulamentação do sistema brasileiro de classificação dos meios de hospedagem. A adesão é voluntária, mas aqueles que não aderirem não poderão fazer a autoclassificação, sob risco de penalização”, informou a assessoria do ministro.

Além da ficha eletrônica, do acompanhamento das tarifas e da classificação hoteleira, o Ministério do Turismo está empenhado também em promover a qualificação da mão de obra do setor turístico para os grandes eventos. O ministério quer chamar a atenção do empresariado para a oportunidade de qualificação gratuita para profissionais da cadeia produtiva do setor turístico, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Copa na Empresa. Em parceria com o Ministério da Educação e do Serviço Nacional do Comércio (Senac), o programa permite a qualificação do profissional no seu próprio ambiente de trabalho. A expectativa é formar 240 mil pessoas até a Copa do Mundo.

O ministro do Turismo destacou ainda a importância da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho próximo. O evento reunirá milhões de jovens católicos no Brasil. “São turistas diferenciados”. Vieira acredita que a mobilização dos voluntários no país, bem como a perspectiva de ter o novo papa fazendo sua primeira visita oficial ao exterior, contribuirão para ampliar o número de turistas que deverão vir ao Rio participar do encontro, estimado entre 3 ea 4 milhões de pessoas. “Isso vai ser revisto também por conta dessa mobilização que os jovens do Brasil inteiro estão fazendo para comparecerem a esse evento”.


Aeroporto do Recife inaugura lanchonete popular


A lanchonete com preços controlados, ou lanchonete popular, do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) entrou em funcionamento neste domingo (24/2). A lanchonete (foto) ocupa área de 16 m² na praça de alimentação do terminal pernambucano e oferece entre as opções de alimentação uma tabela de produtos com preços diferenciados, estabelecidos por meio de pesquisa realizada no mercado local. 

Recife é o quarto terminal da Infraero a inaugurar a iniciativa, já presente nos aeroportos de Curitiba e Londrina (PR) e Natal (RN). A loja opera das 6h às 22h, de segunda-feira a domingo.

A iniciativa de implantar estabelecimentos com preços controlados nos aeroportos da Rede Infraero teve início no Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR), cuja lanchonete foi inaugurada em julho de 2011. Com a medida, o objetivo é oferecer uma alternativa de alimentação mais acessível aos usuários dos aeroportos e estimular a concorrência no mix comercial. 

A Infraero prevê que todos os aeroportos das cidades-sede da Copa administrados pela empresa instalem lanchonetes populares. Os demais terminais da Rede também poderão contar com essas lojas de acordo com o planejamento do mix comercial. Outros aeroportos que já iniciaram o processo para instalação das lojas são Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

Embratur divulga ‘Rota das Emoções’ na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)



omeça amanhã, quarta-feira (27), e segue até o dia 3 de março, a maior feira de turismo de Portugal — BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa). A feira faz parte do calendário de Promoção do Brasil e combina exposição de produtos, promoção e comercialização voltada para profissionais do turismo e público final.

Este ano, um dos destaques do estande do Brasil será a participação da Rota das Emoções, que engloba os estados do Maranhão, Ceará e Piauí e apresentará aos visitantes atrações como os Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacora (CE). 

A participação do Brasil na BTL também dá continuidade à série de ações voltadas para o ano do Brasil em Portugal, que vai até junho deste ano e tem como objetivo a promoção de intercambio cultural, científico, tecnológico e econômico entre as duas nações.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MAPA DO ESTADO DE MATO GROSSO



PARA MELHOR VISUALIZAR O MAPA DE MATO GROSSO QUE ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO PELA AMM - ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DOS MUNICÍPIOS

ACESSE O LINK ABAIXO OU CLICK  EM CIMA DO MAPA E COM A FERRAMENTA "LUPA" PODERÁ  VÊ -LO EM TAMANHO AMPLIADO.



http://www.amm.org.br/amm/images/mapa_em_construcao.jpg

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Conheçam Mato Grosso e os tipos de peixes presentes nas treis Bacia Hidrográfica do Estado


 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Mato Grosso possui treis Ecossistemas - Pantanal, Amazônia e Cerrado e também é um estado privilegiado por possuir treis Bacias Higrográficas, conforme consta nos mapas acima, isto o torma um estado em condições ímpar para o Desenvolvimento do Turismo no Meio Rural e Natural - com segmentos como o Turismo Náutico, Pesca Esportiva, passeios de barcos, além da grande potencialidade para o transporte aquaviário de produção e passageiros em rios como o Paraguai, Araguaia, Cuiabá, Xingú, Coluene, Teles Pires e outros que tem condições mediante estudos de viabilidade de se tornarem navegáveis novamente rewsgatando as antogas bandeiras de desbravamento do estado que se deram pelos rios.

Mas o assunto aqui são os  peixes - vejam nestes mapas de cada bacia hidrográfica a imensidão de peixes que existem catalogados para que possamos  conhecer e por que não pescar - é lógico respeitando a lei de pesca - Federal e Estadual de Mato Grosso.

Venham conhecer Mato Grosso!

Elaboração: Geraldo lúcio

Fonte dos Mapas: SEMA-MT

Roteiro Turístico de Nobres - Mato Grosso





Lagoa das Araras 




A lagoa das Araras está localizada a 1 km da Vila Bom Jardim no município de Nobres , com característica de um mini-pantanal, estando em área de transição de Cerrado para Amazônia, a lagoa tem sua paisagem e entorno uma vegetação com palmáceas, predominando os Buritis  que por estarem dentro da água morrem (secam) e acaba sendo um local ideal para os ninhos de araras, maritacas, periquitos e outras aves. 

Estas aves podem ser vistas diariamente, de preferência a partir das 18hs, quando elas retornas para seus ninhos e usam algumas destas palmeiras como dormitório, a festa e barulho que fazem é muito legal de se ver, paralelamente o turista pode apreciar um belíssimo por do sol, filmar e fotografar. 

Para se acessar o local é necessário pagar uma taxa, os veículos chegam à 200 metros do local, onde uma pequena trilha permite a chegada até a lagoa. 


Aquário Encantado 




Um dos principais atrativos de Nobres, com águas cristalinas e presença de cardumes de peixes típicos da região, (dourados, piaus, piraputangas, está a localizado em plana mata fechada, “vegetação de transição de cerrado para amazônia, com uma trilha com passarelas suspensas, durante a caminhas é possível se ver famílias de macacos e outros animais. A flutuação de superfície e os momentos de descanso e relaxamento é o principal atrativo do Aquário Encantado. 

O Aquário, possui entorno de 90 m2, e tem forma de uma piscina, a profundidade pode atingir 06 metros. 

Localização – está á 13 km da Vila Bom Jardim , 60 km da cidade de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Balneário do Rio Estivado 



É um excelente atrativo turístico, possui águas cristalinas onde pode se visualizar cardumes de peixes das espécies (dourado, piaus, piraputangas e outros), no local existe uma piscina de água natural e cristalina praticamente sem correnteza, ideal para crianças 

Localização – Está à 01 km da Vila Bom Jardim, 60 km da cidade de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Cachoeira dos Namorados 




Localizada a 05 km da Vila Bom Jardim, faz parte de uma sequência de 03 cachoeiras em meio a mata, o acesso se dá através de uma caminhada ecológica num percurso de 1.300 metros, sua visitação ocorre nos meses de março a novembro, para se acessar as 03 cachoeiras exige um esforço físico devido o grau de dificuldade com limitações para melhor idade e crianças. 


Cachoeira da Serra Azul 




Trata-se de uma das mais belas cachoeiras da região, está localizada na fazenda São Domingos, no alto da Serra Azul a 20 km da Vila Bom Jardim, com queda d’água de aproximadamente 45 metros, o acesso é necessário uma caminhada de 350 metros e descer uma escada de alvenaria com 185 degraus em meio a mata fechada, a compensação vem através do banho e da contemplação dos peixes e natureza ao redor da canhoeira. 

Canhoeira do Tombador

 
Localizada á 07 km da cidade de Nobres, na fabrica de cimentos da Votorantim, também conhecida como Canhoeira dos Namorados, é muito visitada, pelos turistas regionais, seu acesso é feito com a autorização e ordenamento da Empresa Votorantim. 


Caverna São José 




É um atrativo muito bonito  localizado no Morro do Solteiro, na Fazenda São José, nas bordas do Parque estadual da Lagoa Azul  cheio de encantos e mistérios, é um local habitado por animais típicos de cavernas, com formações de estalactites e estalagmites, com cenário propício para se filmar e fotografar. 

O seu nome foi dado pelo fato de que em seu interior existir uma imagem formada pela rocha com aparência de São José, (Santo da Igreja Católica). 

Localização – Esta próximo da Pousada recanto Ecológico, da Lagoa Azul a 13 km da Vila Bom jardim, 60 km de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Complexo Turístico da Cerquinha 




Trata-se de um conjunto de Rios, Cachoeiras e Cavernas, localizado a 45 km da Vila Bom Jardim, dentre várias cavernas. O principal atrativo é o Duto do Quebó, caverna que tem um formato de túnel, onde passa por dentro um rio, as pessoas atravessam o Duto numa aventura de 230 metros, com banho, e apreciação da cachoeira. 

Gruta da Lagoa Azul 




Um dos principais atrativos e ponto turístico de Nobres, localizado no Parque estadual da Lagoa Azul, já foi cenário para diversos programas de TV e novelas, a lagoa tem uma coloração azulada em seu interior, habitação de várias espécies de animais aquáticos e cavernícolas. 

Várias são as imagens encravadas nas paredes da Gruta – (Imagem de Nossa Senhora, Mapa do Brasil e outras) 

O acesso é feito através de uma caminhada ecológica, numa trilha de 1.500 metros a partir da Fazenda São José, aproximadamente 15 km da Vila Bom jardim no município de Nobres. 


Rio Salobão



Localizado a 13 km da cidade de Nobres, às margens da Rodovia MT – 241, o Rio Salobão, com suas águas cristalinas e mata ciliar extremamente preservada é considerado um dos principais pontos turísticos da região, propício para a prática de Mergulho de Cilindro, com vazante para o Rio Cuiabá 


Rio Salobra 




Fica localizado dentro do Parque estadual da Serra Azul à 150 metros do Aquário Encantado e da Pousada Recanto Ecológico, caverna São José, e Gruta da Lagoa Azul. Com águas cristalinas e cercado por mata nativa, o rio é excelente atrativo para a prática do mergulho de superfície (flutuação), contemplação de peixes,flora e fauna nis arredores em caminhadas ecológicas. 

O Acesso é feito através de uma caminhada ecológica, trilha de 1.000 metros da Lagoa Azul, aproximadamente 13 km da Vila Bom Jardim no município de Nobres 

Rio Triste 



Está localizado à 17 km da Vila Bom Jardim, no município de Nobres, com águas cristalinas, e mata ciliar preservada. O Rio Triste, é um local por excelência para realização do mergulho de superfície (flutuação), em meio a cardumes de peixes típicos da região – (piraputanga, piaus, dourados, etc) 

Outras espécies como arraias e cobras podem ser visualizadas o que torna o passeio ainda mais sugestivo e especial
 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Carnaval de rua vai agitar Chapada dos Guimarães



  Chapada dos Guimarães- Mato Grosso

Além das belezas naturais que transformam Chapada dos Guimarães em um dos principais destinos turísticos do país, o município, que fica a 60 quilômetros de Cuiabá, oferece aos turistas nesta época do ano o melhor carnaval de rua do Centro-Oeste.
Durante os cinco dias da folia de momo os blocos carnavalescos tomam conta do centro histórico de Chapada dos Guimarães. Na sexta-feira (08), a festa começa com um arrastão pelas principais ruas da cidade e termina na praça de eventos com shows de várias bandas. No sábado (09), a programação começa às 9 horas com oficinas infantis. No período da tarde, várias bandas de pagode e samba se apresentam na praça central da cidade. Às 17 horas começa o desfile dos blocos.
No domingo (10), os desfiles dos blocos começam às 14 horas. São quatro blocos que tradicionalmente desfilam no carnaval, entre eles o bloco da melhor idade. A folia continua até o amanhecer com o show da banda Apogeu. Na no penúltimo dia do carnaval, tem a matinê infantil a partir das 14 horas no Espaço Turismo do município. Também às 14 horas começa o desfile dos blocos. A concentração será na praça de eventos. Às 19 horas, também terá apresentação do grupo de Siriri Patucha e às 20 horas dos Mascarados de Poconé. A partir das 22h30 começa o show de João Eloy e banda, que vão levar um pouco do rasqueado cuiabano para a tradicional de festa de momo.
No último dia do carnaval, o desfile dos blocos começa às 14 horas. Já às 20 horas tem o desfile da bateria Bafo de Onça e a festa continua até a madrugada da quarta-feira de cinza com a apresentação de várias bandas.
Durante os cinco dias de carnaval serão realizadas várias atividades alternativas como oficinas infantis e passeios ciclísticos. Os foliões também vão poder contar com uma ampla praça de alimentação e um parque de entretenimento para as crianças que ficarão localizadas na praça de eventos.
Ao todo são 10 blocos carnavalescos que agitam o carnaval de Chapada dos Guimarães. Além do carnaval, os turistas que vão à cidade podem optar em aproveitar as inúmeras atrações turísticas que o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães oferece.
Cenário de beleza agreste, o local tem montanhas, cavernas, despenhadeiros, cânions, piscinas naturais, sítios arqueológicos, centenas de cachoeiras e a presença de espécies típicas da fauna local.
Então venha se aventurar e se apaixonar por Chapada dos Guimarães neste carnaval

Publicado em 06/02/2013
Fonte: ANA KARLA COSTA - Assessoria Sedtur/MT

Folia pantaneira promete atrair foliões de todo o país


Todo mundo sabe que o Pantanal é m dos mais bonitos e surpreendentes cenários naturais do planeta. Agora, imagina passar o carnaval nesse paraíso natural. Então, venha para Mato Grosso e caia na folia pantaneira.
Durante os dias de carnaval é possível associar o ecoturismo a tradicional animação da festa de momo, escolhendo uma das cidades mato-grossenses como destino.
No município de Cáceres, conhecida como a "Princesinha do Pantanal", o palco da festa será a Praça de Eventos da cidade. Durante os cinco dias de carnaval, bandas regionais vão fazer a alegria dos foliões.
Já na cidade de Santo Antônio de Leverger, a tradicional folia preserva a cultura ribeirinha e pantaneira. O carnaval este ano em Leverger será na Praça Cultural onde terá apresentações de "Boi-a-serra, Siriri, Cururu" e tradições folclóricas como "Mãe D'água, Pé de Garrafa, Negrinho D'água, Mãe do Morro, Boitatá, Ema, Cavalo", que fazem parte do carnaval que mistura tradição e modernidade. As apresentações começam na sexta de carnaval e seguem até terça-feira e terão início às 18h.
Cerca de 20 blocos se apresentam durante o dia nas ruas da cidade, num total de cerca de 500 componentes, acompanhados de bandas de percussão com instrumentos típicos como o "mocho", o que acaba atraindo turistas, curiosos e moradores. À noite saem os três blocos principais da cidade "Os Garanhões da Madrugada", "Seu....que Brilha", e "Pêlo meu Saco."
O Carnaval de Santo Antônio de Leverger reúne a cada ano milhares de foliões graças aos investimentos em infraestrutura e principalmente segurança.
Outra novidade deste ano será um trio-elétrico, com atrações nacionais, que vai desfilar pelo circuito principal do carnaval entre a Avenida Santo Antônio e a Praça das Bandeiras. Patrulha do samba é uma das atrações.
Em Cuiabá, a cidade sede da Copa do Mundo de 2014, a festa de momo será descentralizada. Em vários bairros da Capital de Mato Grosso terá carnaval de rua com a animação dos blocos carnavalescos e de bandas regionais. O carnaval popular será de 9 a 12 de fevereiro com shows ao vivo e muita diversão nos bairros CPA II, Pedra 90, Tijucal, Porto, Parque Cuiabá, Praça da Mandioca e no Distrito da Guia. As festas ocorrerão a partir das 22h. Serão disponibilizados telões nestes bairros para conferir ao vivo, a escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira, que este ano vai homenagear Cuiabá na Sapucaí. A escola vai desfilar na segunda-feira (11) de carnaval.
Além destas opções, o carnaval em Mato Grosso, que atrai foliões de todo o país e do mundo, acontece em todas as regiões do Estado. O ecofolia pode ser conferido em todas as regiões, entre elas no Pantanal, na Amazônia e nas praias do Araguaia.

Publicado em 07/02/2013
Fonte: ANA KARLA COSTA - Assessoria Sedtur/MT

Mato Grosso participa de destinos brasileiros na Itália



Hoje (05.02), a Itália receberá a 8° edição do Goal to Brasil, evento de promoção dos destinos brasileiros no exterior, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Durante o evento, serão apresentados a agentes de viagem, os diversos roteiros turísticos que serão oferecidos ao público que virá ao Brasil em virtude da Copa do Mundo 2014. Em cada edição, um estado tem maior espaço para apresentar seus destinos turísticos. Em Milão, o anfitrião será Rio Grande do Norte, com destaque para sua capital, Natal.

A programação começa com uma coletiva de imprensa, em que porta-vozes do governo federal e representantes do governo do Rio Grande do Norte poderão falar aos jornalistas estrangeiros sobre os preparativos do país para sediar a Copa do Mundo de 2014. Também haverá uma rodada de apresentações de todas as regiões do Brasil e, para finalizar, os profissionais receberão informações específicas do estado-anfitrião.

O encerramento acontece com o Vivência Brasileira”, momento onde os convidados poderão conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia do Rio Grande do Norte. Para enfatizar aspectos culturais do estado, o evento contará com show da cantora Camila Masiso, que terá um repertório em homenagem a Luiz Gonzaga. Recentemente, Camila encerrou a turnê da segunda edição do projeto Parcerias Sinfônicas - Clássicos do Baião, Tributo a Gonzagão.

A gastronomia do estado também marca presença. O cardápio envolverá a preparação de caldinho de feijoada, salada de mini arroz brasileiro, carne-de-sol acebolada, escondidinho com purê de macaxeira (foto), camarão ao leite de coco, peixada brasileira, entre outros. Os pratos serão preparados pelos chefs Dalton Rangel, Mônica Rangel e Dona Dalva.

O evento terá duração de um dia e contará com a presença de aproximadamente 150 convidados do mercado turístico italiano, dentre profissionais, imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos co-expositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

O projeto Goal to Brasil seguirá ainda para Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu), México (Cidade do México) e EUA (Nova York). As edições anteriores passaram pelo Chile (Santiago do Chile), Colômbia (Bogotá), Argentina (Buenos Aires), França (Paris), Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto) e Espanha (Madri).

A ação tem parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e FIFA).



A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra que participa do evento lembra que Mato Grosso – Cuiabá será cidade anfitriã em Lima, no Peru no mês de abril e que todos os Goal To Brasil estão servindo de experiência para o Estado faça bonito. “A cada evento novidades são apresentadas. Vamos inovar levando toda nossa cultura e belezas naturais durante uma semana em Lima. Com certeza vamos deixar boas lembranças”, define Teté.
 
Fonte: Imprensa Sedtur

Mato Grosso participa de eventos internacionais de turismo na Espanha




Secretária Teté Bezerra com o presidente da ABAV Nacional, Antônio João Monteiro de Azevedo

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, participa nesta terça-feira (29.01) em Madri, Espanha, de mais uma edição do Goal To Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), sendo a cidade sede anfitriã dessa edição Fortaleza (CE). Logo em seguida, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, o Estado estará presente na Feira Internacional de Turismo (Fitur), na mesma cidade. 

Teté Bezerra destaca que os dois eventos são importantes no cenário internacional do turismo, pois permite diversificar e fortalecer a imagem de Mato Grosso, através dos atrativos turísticos e culturais. A secretária ressalta que a oportunidade é única, pois possibilita uma exposição macro para centenas de operadores, agentes e potenciais turistas. “Começamos o ano com dois importantes eventos. Participar do Goal To Brasil é um ensaio para quando Cuiabá for a anfitriã, em abril, em Lima, no Peru. “Precisamos estar preparados para fazer uma boa exposição”, argumenta.

O Goal To Brasil Madri irá promover as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, e reúne mais de 150 profissionais de turismo, entre operadores e agentes de viagens do mercado espanhol. Jornalistas e formadores de opinião também são convidados para o evento. A programação prevê uma coletiva de imprensa, apresentações sobre os destinos turísticos do Brasil, momentos para que os presentes realizem reuniões com as 12 cidades-sede presentes. 

O evento já percorreu as cidades de Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires, Paris e Lisboa. A ação conta com a parceria dos Ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e das Relações Exteriores. Também participam os governos do Estado cuja cidade-sede é anfitriã, órgãos oficiais de Turismo dos Estados e das cidades, além das Unidades Gestoras da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. 

Já a Fitur, que acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, contará com um estande do Brasil de 796 metros quadrados. O evento ao longo de 33 edições, se tornou um importante ponto de encontro para profissionais do segmento turístico, com dois dias abertos para o público final. Esta edição será dividida em quatro seções: Fitur LGBT, Fitur Green (Fórum de Sustentabilidade e Turismo), Fitur Tech (Fórum de Inovação e Tecnologia Turística), InvesTur (Fórum de Investimentos e Negócios Turísticos na África).

Em 2012, o evento recebeu 210 mil visitantes, sendo que 119 mil correspondiam a participantes profissionais e 91 mil, público final. Estiveram presentes também 6,3 mil jornalistas vindos de 54 países. 

Perfil do turista espanhol 

Em 2011, a Espanha subiu de 10º para o 9º maior emissor de turistas para o Brasil. Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao Brasil em 2011, 6% a mais que no ano anterior. Os principais motivos de viagem foram negócios e eventos (32,4%), e lazer (30,2%). Quase 94% dos espanhóis que visitaram o Brasil pretendem voltar no futuro. Atualmente, existem 32 voos semanais que ligam a Espanha ao Brasil, que disponibilizam mais de 8 mil assentos. São voos com conexões diretas de cidades espanholas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. 
Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - IMPRENSA SEDTUR

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

INFORMAÇÕES GERAIS DO MUNICÍPIO CHAPADA DOS GUIMARÃES



Fonte: Fotos Arquivo Sedtur-MT
Dados Gerais de Chapada dos Guimarães

Dependência Genealógica
O município de Cuyabá deu origem ao de Chapada dos Guimarães.
Denominação dos habitantes
Chapadenses.
População
 16.605 habitantes (IBGE/ contagem 2010)
IDH
 0,711 (SEPLAN/2000)
Eleitores
11.374  (TRE/2006)
Distrito
Sede, Água Fria, Praia Rica.
Limites
Nova Brasilândia, Campo Verde, Santo Antonio do Leverger, Rosário Oeste e Cuiabá.
Comarca
Chapada dos Guimarães
Distância de Cuiabá
67 Km pela MT- 251











]




Geografia do município de Chapada dos Guimarães

Altitude
793 m.
Distância da Capital
62 km.
Extensão Territorial
 6.207 Km2 (IBGE)  6.494,02 km(Município)
Localização Geográfica
Mesorregião 150, Microrregião 534 - Cuiabá. Centro-sul de Mato Grosso.
Relevo
Chapada dos Guimarães.
Formação Geológica
Coberturas dobradas do Proterozóico com granitóides associados. Faixa Móvel Brasiliana.
Bacia Hidrográfica
Grande Bacia do Prata.
Clima
Tropical quente e sub-úmido. Precipitação média anual de 1.500 mm, com intensidade nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 24ºC, maior máxima 40ºC, e menor mínima 0ºC.

















Como chegar
De Avião:
A maneira mais fácil é vir de avião até o aeroporto internacional Marechal Rondon (CGB). Várias empresas aéreas tem vôos regulares com destino a Cuiabá, Capital de Mato Grosso: GOL,  TAM, TRIP, AZUL

Vindo de Carro !!
Organize-se usando o Google Maps, acesse o site do Ministério dos Transportes  ou o Guia 4 Rodas
 Acesso de ônibus:
Existem ônibus da maioria das capitais direto para Cuiabá, as companhias "Andorinha", "Mota", "Eucatur", "Colibri", "São Luiz", "Nacional", são algumas que operam na região, 
De Cuiabá para Chapada, a Viação Rubi, e o Expresso Chapadense fazem a viagem em 1 hora nos ônibus convencionais, e 1h 30m no tipo "urbano".
Distâncias aproximadas em Km de Chapada dos Guimarães para:Belo Horizonte-BH 1.590 km – Aprox. 19 horas
Rio de Janeiro-RJ 1.973 km – Aprox. 24 horas São Paulo-SP 1.610 km – Aprox. 18 horas
Mato Grosso-MS 710 km – Aprox. 10 horas
Brasilia-DF 947 km – Aprox. 12 horas
Goiânia-GO 830 km – Aprox. 10 horas


Conhecendo a Chapada

Os fundamentos históricos de Chapada dos Guimarães são contemporâneos aos de Cuiabá. Em 1726, o Capitão General da Capitania de São Paulo, Dom Rodrigo Cesar de Menezes, cedeu, através de carta de sesmaria, uma extensa área de terras a Antonio de Almeida Lara. Almeida Lara era sorocabano e tinha a patente de tenente coronel. A sesmaria denominava-se Buriti Monjolinho e a sede foi edificada no lugar onde se encontra atualmente a Escola Evangélica de Buriti. O sesmeiro dotou a propriedade de engenho de cana-de-açúcar e, a seu mando, inúmeros escravos deitaram sementes de cereais em terras chapadenses. Antônio de Almeida Lara abriu a sua fazenda em 1722, no entanto, havia chegado a Cuiabá em 1719 numa das levas de bandeirantes pioneiros.
A fundação oficial do núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães deu-se no ano de 1751. A primeira denominação foi Sant’Ana da Chapada, nome da célebre missão dos jesuítas comandada pelo padre Estevão de Castro. Mais tarde, o nome foi alterado para Chapada de Cuiabá. Não demorou muito e o nome foi novamente modificado, desta feita para Sant’Ana da Chapada de Guimarães. Nesta ocasião governava a Capitania de Mato Grosso o Capitão General Luíz Pinto de Souza Coutinho - Visconde de Balsemão, que, acatando sugestão de portugueses naturais da cidade de Guimarães, acrescentou à denominação de Sant’Ana da Chapada o termo "de Guimarães". Outra fonte dá o termo como homenagem ao Duque de Guimarães, por imposição do mesmo Visconde de Balsemão.
Em 1814, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia. Através da Lei Provincial nº. 219 de 11 de dezembro de 1848, a localidade transformou-se em Distrito Administrativo. O Distrito de Paz de Chapada foi criado em 1875.
Por várias décadas o lugar passou ao letargo do progresso. Em meados da primeira metade do século XX, por muito pouco o território que hoje constitui o município de Chapada dos Guimarães não tornou-se a capital de todos os mato-grossenses, pois o presidente do Estado, Mário Corrêa da Costa, que governou o quadriênio 1926-1930, pretendeu criar Mariópolis, em terras de Chapada uma capital para Mato Grosso. O local escolhido fica na atual estrada que da Chapada demanda o Rio da Casca, bem além do Morro da Geodésia (Mirante) e aquém da Caverna do Francês ou Lagoa Azul. Escolhido o lugar, foi criada uma Comissão Urbanística, que traçou os planos para a nova capital, com ruas e avenidas retas e largas e amplas praças arborizadas, para o lazer da população. No dia 14 de julho de 1927, em meio a uma grande cerimônia pública, o governador Mário Corrêa lançava a pedra fundamental de Mariópolis, em homenagem a seu criador, antecedendo, em muito, a criação de Brasília e de outros grandes centros urbanos, previamente traçados urbanisticamente. No entanto, por questões políticas, com a vitória da Revolução de 1930, Mário Corrêa não conseguiu levar adiante seus projetos. Seus planos, não concretizados, foram simplesmente arquivados e o sonho de Mariópolis sucumbiu.
O Papa Pio XII, em setembro de 1940, criou a Prelazia de Chapada dos Guimarães. A 26 de outubro de 1941, Dom Wunibaldo Talleur, franciscano, com apenas 35 anos de idade, tomou posse da Prelazia. Iniciou-se um período de trabalhos e realizações proveitosas para a comunidade, até então completamente abandonada pelo governo do Estado.
O município, com o nome de Chapada dos Guimarães, foi criado em 15 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº. 701. A instalação oficial do município foi no dia 6 de fevereiro de 1955, com a posse do primeiro prefeito eleito, Sr. Adalberto Sampaio de Farias. Dentre suas principais obras destacou-se a implantação da rede de distribuição de água e da iluminação elétrica permanente, ligada ao sistema de rede elétrica da Usina do Rio da Casca.
O Decreto-Lei-Federal nº. 97.656, de 06 de abril de 1989, criou o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, com o fim de preservar toda a riqueza arqueológica e natural do lugar. O documento que criou o parque é legal, no entanto, nunca foi respeitado, pelo menos até quando estas linhas eram reescritas. Empresários e gente da alta sociedade cuiabana “arrancharam-se” em terras reservadas, aproveitando-se das belezas naturais do lugar para construírem casas de veraneio e “estâncias”.
Em 1994, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso pretendeu retornar a denominação de Chapada dos Guimarães para Chapada de Guimarães. A lei foi vetada pelo Governador Jayme Campos, permanecendo o topônimo Chapada dos Guimarães.
Texto: João Carlos Vicente Ferreira. Fonte:
Em 1814, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia. Através da Lei Provincial nº 219 de 11 de dezembro de 1848, a localidade transformou-se em Distrito Administrativo. O Distrito de Paz de Chapada foi criado em 1875. O município, com o nome de Chapada dos Guimarães, foi criado em 15 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 7
 Fonte: Texto: João Carlos Vicente Ferreira.