PANTANAL

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE GUIA DE AVES

OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE GUIA DE AVES. Ponto de Encontro : Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Oficina para Elaboração de Guias de Aves.

Eduardo Barcellos
E-mail: eduardo.barcellos@icmbio.gov.br

Ponto de Encontro : Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Inscrições Online entre 19-09-2013 e 28-10-2013 as 23:59

A equipe do Parque está planejando fazer um guia de espécies de Aves do PNCG, desta forma, gostaríamos de convocá-los para participar deste projeto, já que vocês - observadores de aves da região - são as melhores referências que temos sobre o tema, além de nossos habituais parceiros colaboradores do meio acadêmico. Assim sendo, estamos propondo nos reunirmos para inicialmente elaborarmos uma lista representativa da avifauna do Parque e entorno.

Entendemos que este é o primeiro passo para a confecção de um Guia. Após a definição das espécies, passaremos a busca por imagens, contatando fotógrafos e especialistas interessados em doar imagens (que trarão os devidos créditos) para ilustrar nosso Guia. Uma vez que tenhamos o guia elaborado, não necessariamente finalizado, acreditamos que teremos facilidade de mandar editar e confeccionar através do próprio ICMBio. Mas, se isso não for possível, também não faltarão parceiros que estejam interessados em financiar tal material. Neste caso, também estamos abertos a sugestões.

A primeira reunião será dia 04 de novembro de 2013, as 09:00h, no auditório do Parque. Nesta ocasião, além do início da confecção da lista, poderemos definir tarefas e dividir o trabalho, além de ouvir e incluir as propostas e opiniões de vocês.

Leituras iniciais recomendadas

Aves da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil:
Uma síntese histórica do conhecimento 

De Leonardo Esteves Lopes , João Batista de Pinho , Bianca Bernardon , Fabiano Ficagna de Oliveira , Giuliano Bernardon , Luciana Pinheiro Ferreira , Marcelo Ferreira de Vasconcelos , Marcos Maldonado-Coelho , Paula Fernanda Albonette de Nóbrega eTatiana Colombo Rubio.


Patrocínio e Apoio 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

TURISMO RURAL COMUNIDADE MORRO DE SÃO JERÔNIMO

Comunidade Morro do São Jerônimo, inaugura prédio construído pela Natura Ekos e se prepara para ser um produto turístico

Prédio (Centro de Múltiplo Uso - Sede da Associação Construída pela Natura 

Nesta segunda feira dia 06 de outubro de 2012, a comunidade Morro São Jerônimo, recebeu técnicos da SEDTUR, UNISOL, UFMT e SECULLOS TUR.

No dia 26 de outubro de 2013, a Natura Ekos estará inaugurando o Centro de Múltiplo Uso construído na Comunidade que será usado para capacitação, eventos, reuniões, cultura, turismo, agricultura enfim terá múltiplo uso como citado acima.

Aos professores da UFMT que desenvolvem um projeto de Audio Visual -em comunidades de base ( Epaminondas e Clovis estiveram reunidos na Associação, para colocarem seus serviços a disposição da articulação para a inauguração dom prédio, A SEDTUR e UNISOL na pessoa deo Técnico Geraldo Lúcio esteve na reunião também  preocupado com a data do dia 26 de outubro e na oportunidade apresentando o Diretor da SSECULLOS TUR, Eliezer que estará Formatando a Comunidade como Produto Turístico para o Advento da Copa 2014.

Segundo Eliezer a comunidade tem um forte apelo turístico que é o Morro do São Jerônimo, seguido de uma Cachoeira com mais de 75 m e altura,  trilhas de Caminhadas na Natureza e Aventura no caso do Morro, Produção Associada ao Turismo, Turismo com Base Local, Cultura Popular, Turismo Rural e muito mais.

Estiveram presentes na Reunião a Presidente da Associação, Rozineide Santos, João José, Jonas, Aldiberto, Zulma, Tomas, Epaminondas, Cloves, Eliezer e Geraldo Lúcio.

O advento do turismo  tendo em vista a preparação de Cuiabá e entorno para a Copa 2014, irá propiciar muitos roteiros e projetos desta natureza.

Um grande parceiro e financiador deste projeto é a Natura Ekos, que está construindo um Centro de Múltiplo Uso na comunidade que será usado para comunidade em atividades, culturais, cursos de capacitação/qualificação, festas, receptivo turístico, saúde, educação, meio ambiente e outras.

Além da esta base física a Natura estará  atuando em outras frentes na comunidade como nos problemas de abastecimento de água potável, qualificação e capacitação afins.

A Natura Ekos desenvolve ações no Brasil com foco em Responsabilidade Socioambiental, com repartição de benefícios de acordo com a lei de convenção da diversidade biológica, a  marca Ekos possui um modelo pioneiro de fazer negócios de maneira sustentável, onde ele  desenvolvem produtos que mantêm a floresta em pé, em associação e comunidades rurais, envolvendo várias famílias.

Dessa maneira, Natura Ekos apóia o desenvolvimento social, o fortalecimento da economia e a sustentabilidade ambiental de todas essas comunidades. Uma rede em que todo mundo ganha.
De um lado ganham as comunidades tradicionais produtoras dos ativos, pois adquirem uma fonte de renda com a venda dos frutos para a Natura e com a conservação da sua cultura.
Por outro lado ganha também a floresta, que permanece preservada graças ao manejo sustentável dos ativos.
Esse é o modo pelo qual a Natura  e promove um  vínculo entre as  comunidades tradicionais, força de vendas, consumidores, ONGs e governo.
É uma rede viva que respeita a importância de todos e convida cada um a participar do seu jeito.
No caso da Comunidade Morro São Jerônimo, a Natura estará absorvendo uma ação em que estará extraindo dos moradores locais os saberes e fazeres com relação a Negramina,- vegetação que na cultura \ medicina popular é utilizada para se fazer produtos para pele (Banhos e até para estômago), no caso desta comunidade a Natura não estará explorando a  extração ou cultivo da vegetação, somente os conhecimentos com relação ao uso e como pagamento irá usar das prerrogativas da Lei Federal de Responsabilidade Socioambiental, fazendo uma compensação através de investimento em projetos de infra- estrutura e serviços nos setores Econômicos, Sociais e Ambientais.

   
Prédio (Centro de Múltiplo Uso - Sede da Associação Construída pela Natura 

Epaminondas, Cloves, Rozineide, João, Tomas e Eliezer 


Geraldo, Cloves, Rozineid, João, Tomas e Eliezer


Eliezer e Epaminondas



Cloves 

Cloves 

Rozineide 













Tomaz, Eliezer Zilma, Rozineide, João e Aldilberto

Tomaz, Eliezer Zilma, Rozineide, João e Aldilberto


Morro do São Jerônimo

Morro do São Jerônimo


Morro do São Jerônimo