PANTANAL

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


MATO GROSSO
A diversidade da natureza no coração do Brasil
Extensas planícies e planaltos com amplos horizontes marcam a paisagem de Mato Grosso, que tem a terceira maior extensão territorial do país – 903 mil Km², nos quais vivem 3 milhões de pessoas.  Os cenários alternam florestas, alagados, grandes rios e fauna e flora exuberantes, características de três grandes ecossistemas brasileiros presentes em seu território: o Sudoeste, o Pantanal; no Norte, Floresta Amazônica; no centro, do Leste a Oeste, o Cerrado, no qual se destaca a Chapada dos Guimarães, uma das grandes chapadas do Planalto Central do Brasil.
A capital, Cuiabá, com 530 mil habitantes, tem boas opções de hospedagem, gastronomia e serviços – e foi escolhida como uma das cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A partir dali, chega-se aos principais destinos turísticos de Mato Grosso: Pantanal, Chapada dos Guimarães e Alta Floreta.
Os atrativos mais visitados do Pantanal estão nos municípios de Cáceres, conhecido destino de pesca esportiva localizado às margens do Rio Paraguai, e Poconé, ponto de partida da Rodovia Transpantaneira (MT-060) – com 150 Km de extensão, a estrada proporciona uma viagem inesquecível em meio à fascinante vida selvagem da região.
A Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, tem paisagem de grandes paredões de arenito, cânios, montanhas com piscinas naturais, cachoeiras e cavernas – na região há aproximadamente 50 sítios arqueológicos com pinturas rupestres.
No Norte de Mato Grosso, ocupado pela parte mais meridional da Floresta Amazônica, o municípios de Alta Floresta tem estrutura especializada para atender turistas estrangeiros.
A Leste, na divisa com os estados do Tocantins e de Goiás, os atrativos são praias de águas límpidas do Rio Araguaia e a margem Oeste da ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.
O tipo humano de Mato Grosso é resultado da integração das várias culturas que formam sua identidade atual: índios, negros, europeus e brasileiros de outras regiões do país.
A população em 1980 era de 1,1 milhão de pessoas, recentemente ultrapassou os 3 milhões de habitantes.
Mato Grosso tem ao todo 141 municípios.  Há cidades com mais de dois séculos de história – entre as quais Cuiabá, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital do estado e outras construídas em meio à selva há menos de 50 anos e que hoje são polos regionais importantes, com destaque para Sinop, Sorriso, Alta Floresta e Primavera do Leste.
LOCALIZAÇÃO
            Situado na região Centro-Oeste do país, Mato Grosso faz divisa com seis outros estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, ao Sul; Goiás  e Tocantins, a Leste; Pará e Amazonas, ao Norte; e Rondônia, a Oeste.  No Oeste, também faz fronteira com um país vizinho, a Bolívia.
            Com 903.358 km², é o terceiro maior estado brasileiro.  Seu território equivale a 10,6% do país, e a densidade demográfica é de 3,3 habitantes por Km².
CLIMA
            Mato Grosso tem estações de chuva e de seca bem definidas. No Norte – na região amazônica do estado, predomina o clima equatorial, com temperatura média anual de 26ºC e chuva entre dezembro e julho.  Ao Sul, na região do Pantanal, prevalece o clima tropical continental, com temperatura média anual de 22ºC e chuvas entre novembro e maio.

RELEVO
O estado está assentado sobre o chamado Maciço do Brasil Central, que faz limite ao Norte com a Bacia Amazônica, a Leste com a Bacia do São Francisco, a Oeste com a borda oriental andina  e ao Sul-Sudeste com a Bacia do Paraná.  As maiores altitudes estão ao Sul – o ponto culminante fica na Serra do Monte Cristo, com 1.118m.
HIDROGRAFIA
            Mato Grosso é privilegiado em recursos hídricos.  Seu território abriga nascentes de rios que alimentam grandes bacias hidrográficas do Brasil: a Amazônia, a do Tocantins-Araguaia, a do Paraná e a do Paraguai.
            A Bacia Amazônica, ao Norte do estado, inclui vários rios á margem direita do Rio Amazonas, entre os quais o Xingu – que percorre mais de 2 mil Km.
            Na Bacia do Tocantins-Araguaia, o Rio Araguaia e seus principais afluentes delineiam uma divisa natural com mais de 1.000 Km de extensão entre Mato Grosso e os estados de Tocantins – onde está situada a ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo – e de Goiás.
            As Bacias do Paraná e do Paraguai abastecem o Sul e o Sudoeste mato-grosseses.  O Rio Paraguai é o principal responsável pelo  movimento de cheia e vazante do Pantanal, e o Rio Cuiabá conta a capital.
PANOROMA ECONÔMICO
O primeiro ciclo econômico de Mato Grosso foi o da mineração, com a descoberta de ouro no século XVIII.  Mais tarde veio a exploração da cana-de-açucar, da borracha e da erva-mate. Por fim, a pecuária e a agricultura tornaram-se predominantes no território e são responsáveis pela maior parte das riquezas produzidas no estado, que se tornou um grande exportador.
Hoje, Mato Grosso é o maior produtor nacional de grãos – com destaque para a soja – e tem mais numeroso rebanho de gado do Brasil.
Fonte: (texto material promocional MINISTÉRIO DO TURISMO/EMBRATUR/SEDTUR-MT -  Mato Grosso – Regiões e Destinos Turísticos – 2011 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário