PANTANAL

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ATRATIVOS CULTURAIS - OBRAS DE ARTE - CUIABÁ

Marco do Centro Geodésico da América do Sul
Caracterização: A determinação geográfica do exato local onde se situa o Centro Geodésico da América d Sul se deve ao grande oficial do exército Brasileiro, Cândido Mariano Rondon, o Marechal Rondon, que em 1909 juntamente com seu ajudante, o tenente Renato Barboza Rodrigues, através de cálculos matemáticos, geográficos e astronômicos, confirmaram o local conhecido como Campo D’ourique, situado a 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55” de longitude oeste, tendo sido a localização geográfica reconhecida e confirmada oficialmente pelo serviço geográfico do exército brasileiro em 1975.
Durante a execução desse trabalho, o Marechal Rondon sempre mandava que se colocassem marcos por onde passava fundamentais para a localização posterior e certificação dos locais estudados. Essa é a causa, segundo o historiador cuiabano Marcos Pessoa, da confusão feita na atualidade com o marco encontrado na cidade de Chapada dos Guimarães. Mas de acordo com o centro geográfico do exército brasileiro, bem como os trabalhos originais do Marechal Rondon, o Centro Geodésico da América do Sul fica mesmo em Cuiabá.
O Campo D’ourique era o local em Cuiabá onde antigamente se castigavam os escravos, eram enforcados os condenados pela justiça e posteriormente passou a se realizar no local as famosas touradas cuiabanas.
Para marcar o local foi construído no ano de 1909 um marco simbólico de alvenaria pelo artesão Júlio Caetano onde foi gravado as coordenadas geográficas do local.
Fonte: Apostila "Guia de Bordo Cuiabá" do Curso de Guia de Turismo IFMT - Cuiabá 2011
Foto: SEDTUR-MT
Mais tarde foi erguido por sobre o marco original um obelisco de aproximadamente 20 metros de altura, todo revestido em mármore branco. Este obelisco foi erguido de forma a preservar o marco original, o qual se encontra hoje protegido por vidros.
Desde o momento da determinação do local como centro geodésico da América do Sul, houve a intenção da construção da sede do poder legislativo estadual, o que veio a se concretizar somente no ano de 1972, após um acordo entre a municipalidade, dona do local, e o governo do Estado.
Posteriormente, em 2005, quando houve a mudança da assembléia legislativa para sua sede nova no Centro Político Administrativo, a câmara municipal de Cuiabá reconquistou o local para o município, e atualmente, o antigo Campo D’ourique, atual Praça Pascoal Moreira Cabral abriga a sede do poder legislativo municipal.
Informações complementares:
Nome Oficial: Marco do Centro Geodésico da América do Sul
Nome Popular: Centro Geodésico
Endereço: Rua Barão de Melgaço - Praça Moreira Cabral - Centro
Nome do Mantenedor/Organizador: Câmara Municipal de Cuiabá
Telefone/Fax: (65) 3617-1500
Horário de visitação: livre
Valor: gratuito
 Bica da Prainha

Caracterização: O atrativo representa parte da história de Cuiabá, no período em que as bicas eram importantes para o abastecimento das casas, já que água encanada ainda não existia. É chamada de bica da prainha, pois está localizada às margens do córrego da Prainha. O monumento original sofreu modificações e hoje só há uma representação do local onde funcionou a bica.
Há uma escultura de peixe, com água saindo pela sua boca, porém não é original. Não há registros sobre as modificações do monumento. O local hoje é parte de empreendimentos comerciais privados e apenas uma parede onde funcionou a bica foi erguida, simbolizando o passado.

Informações complementares:
Endereço: Avenida Tenente Coronel Duarte Centro. Ao lado da Garagem Abdalla Mansur.
Horário de visita: 24 horas

 Chafariz do Mundéu
Caracterização: Está localizado na Praça Bispo Dom José, uma praça de grande valor histórico, localizada no centro de Cuiabá, é uma das mais antigas fontes de abastecimento de água da capital. A pouco tempo foi ocupado pelo terminal de integração de ônibus, mas já foi desativado e a praça revitalizada. O Chafariz do Mundéu é construído em estilo neoclássico. A construção teve início em 1871 e recebeu o nome do tradicional bairro onde fica localizado. O chafariz foi construído para serventia pública, por ordem do presidente da província Dr. Francisco José Cardoso Júnior. Captava os filetes das nascentes do córrego “Maranhão”, constituindo assim umas das mais antigas fontes de abastecimento de água da capital.            
Até 1910 o chafariz forneceu água à população do bairro e a do centro da cidade. Seu tombamento aconteceu pela portaria nº 32/79 D.O. 07/01/1.980.
Algumas possibilidades para o nome Mundéu: uma armadilha para caça, mas que no contexto da história de Cuiabá as versões mais cabíveis são: mundéu - antiga barragem para lavagem de ouro, muito comum nas minas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso; ou também, expressão popular para grande quantidade, que no caso muita água um mundéu de água, que jorrava no chafariz.

Informações complementares:
Endereço:Avenida Tenente Coronel Duarte – Praça Bispo D. José.
Valor: Gratuito.
Nome oficial: Chafariz do Mundéu
Nome popular: Chafariz do Mundéu.

Monumento aos Bandeirantes
Caracterização: Foi edificado em 1969, durante as comemorações dos 250 anos de Cuiabá. A escultura presta uma homenagem aos pioneiros da cidade, com estátuas que representam os 3 elementos que contribuíram para a sua formação: o Bandeirante, que tem na mão um saco de pepita de ouro; o Índio, que sopra seu instrumento musical e o escravo cuja postura é uma alusão à lenda da Alavanca de Ouro.

Informações complementares:
Endereço: Avenida Coronel Escolástico, Bairro Bandeirantes.
Valor: Gratuito.

 Memorial Ulisses Guimarães
Caracterização: Encomendado pela prefeitura de Cuiabá, ao artista Nicolas Vlavianos. Vlavianos deixara Atenas, a cidade natal, em 1956, como pintor, mas o encontro com Paris, aos 27 anos, decidira-o pela expressão tridimensional. A exemplo de muitos outros artistas ali ativos naquele período, ele elegera o ferro como material de trabalho iniciando uma trajetória de diversificadas experiências culturais. Sua permanência na capital francesa encerrou-se em 1961, ano em que, vindo representar seu país na VI Bienal de São Paulo, decidiu radicar-se definitivamente no Brasil.

Informações complementares:
Endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça – Em frente ao Shopping Pantanal.
Valor: Gratuito.
E-mail / site: Não há.

Memorial das Águas “Engenheiro José Luiz de Borges Garcia”
Caracterização: Inaugurado em 20 de Dezembro de 2007. O nome é em homenagem ao engenheiro José Luiz de Borges Garcia, um dos grandes nomes na luta pela implantação do sistema de abastecimento de água e saneamento básico em Mato Grosso, filho do ex-governador de Mato Grosso, Garcia Neto.
O memorial está localizado nas Estações de Tratamento de Água (ETA), situadas nas Avenidas Presidente Marques/São Sebastião, centro da capital. As duas ETAs respondem hoje por cerca de 60% do abastecimento da cidade, após receber a água bruta da ETA localizada no Parque Municipal “Dante Martins de Oliveira”, no Ribeirão do LIPA.
O Memorial traz os passos evolutivos da história da água na capital, moldado para se tornar um centro acadêmico de pesquisa e sede de eventos voltados a temas ambientais.
As obras do Memorial incluem: auditório com capacidade para 90 lugares; construção de caminhos nas ETAs para visitantes e alunos; quiosque-café-bar; fontes de águas simbolizando as bicas e fontes da Cuiabá antiga, com jatos tipo bolhas de champanhe e iluminação especial; laboratório de bacteriologia, entre outros.

Informações Complementares:
Nome oficial: Memorial das Águas “Engenheiro José Luiz de Borges Garcia”
Nome popular: Memorial das Águas
Endereço: Rua Presidente Marques s/n - Centro
Telefone: (65) 3023-7248 Cel: 8116-8119



Um comentário:

  1. Muito interessante, mais acho que precisa fazer outras securas, estátuas, monumentos, "Maria Taquara, Mãe Bonifácio....

    ResponderExcluir