PANTANAL

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Mato Grosso participa do Projeto de Promoção e Marketing Turístico denominado "Brasil Central Turismo no Coração do País"

 

Nesta terça feira dia (4) de dezembro a SUDECO, reuniu - se no Setor de Grandes Áreas Norte, Quadra 906, Edifício Celso Furtado, Brasília-DF, Sala de reuniões "Bahia" os estados do Centro Oeste, para validação e aprovação do "Projeto Brasil Central Turismo no Coração do País”, que é uma estratégia de Marketing Turístico, do Centro Oeste - apoiado e patrocinada pelo Ministério da Integração Nacional, através da SUDECO - Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste, este projeto foi lançado no mês de agosto e desde então as equipes técnicas dos estados juntamente com uma consultoria especializada vem desenvolvendo a proposta, hoje apresentada como produto final, para apreciação do grupo.
O Estado de Mato Grosso e a Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo -SEDTUR,  Tetê Bezerra foi representada pelo servidor agente técnico e especialista em Turismo Rural Geraldo Lúcio, outros Secretários do Centro Oeste estiveram presentes com as suas respectivas assessorias técnicas, na oportunidade foi apresentado o material de propaganda e marketing,  já com a definição do nome - “ Brasil Central Tur, Turismo no Coração do País”

Este projeto vai dar visibilidade regional, nacional e internacional para os estados que compõem o Centro Oeste, atraindo além de turistas, investidores o setor do turismo bem como para outros setores e segmentos econômicos, com o advento da Copa 2014, o momento é oportuno e necessário para a implementação deste projeto.

A reunião foi conduzida pelo Diretor Superintendente da SUDECO, Marcelo, e teve a participação ativa dos Secretários e técnicos, o material na sua apresentação impressionou os Secretários, pois tara-se de ferramentas boa por  excelência para a Divulgação do Centro Oeste - (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília),  composto de uma Marca específica da Campanha, Aplicativos para Internet, Site, com a amplitude e  utilização de todas as redes sociais disponíveis na web, pen drive e  mapas de bolso.

O Estado de Mato Grosso, continuará sendo divulgado no País e no Exterior , usando como estratégia de Marketing os 03 Ecossistemas, a Região do Araguaia e a Metropolitana (Cuiabá e Várzea Grande), e outros roteiros formatados e já em Comercialização, com foco nestas Macro Regiões – PANTANAL, CERRADO, AMAZÔNIA, ARAGUAIA E METROPOLITANA.

A medida em que forem tendo novos produtos formatados em Mato Grosso a idéia é de ir disponibilizando junto ao Projeto Brasil Central “Turismo no Coração do País”, uma vez que a ferramenta aplicativo para internet será dinâmica e facilitará esta ação, isto ocorrerá para todos os estados.

Na Região Turística do Pantanal, serão apontados os municípios de Poconé, Cáceres, Barão do Melgaço e Santo Antônio do Leverger como portão de entrada do Pantanal, com seus vários produtos já formatado, com ênfase em ecoturismo, Aventura, Observação da Flora e Fauna, Turismo Rural, Pesca esportiva, Passeio de Barcos, barco Hotéis, Pousos Pantaneiros, não deixando de contemplar outros municípios do entorno desta região.

Na Região Turística do Cerrado, a princípio serão focados os municípios de: Chapada dos Guimarães, com destaque para o Parque Nacional de Chapada, Nobres já com produtos formatados de flutuação e mergulho, não deixando também de contemplar outros municípios do entorno das regiões propostas.

Na Região Turística do Araguaia, além do Turismo Místico, será apresentado o Projeto Praias do Rio Araguaia e Rio Das Mortes, o Ecoturismo, Aventura, Turismo Rural, negócios e eventos, artesanato em Cerâmica do município de general Carneiro, o Museu Rondon e as belezas naturais como a Serra do Roncador, as história dos Irmãos Vilas Boas e Parque Nacional do Xungú e do Domo do Araguaia.

 A Região Turística Metropolitana, tendo o município de Cuiabá como portão de entrada e o centro desta região, é um destino natural, onde o  Turismo de Negócios e Eventos é o carro chefe devido a infra-estrutura existente de hospedagens, alimentação, centro de eventos, shopp Center, rede de comércio e serviços, além do  Roteiro São Gonçalo Beira Rio com suas Peixarias, Artesanato de Cerâmica, e as manifestações Culturais, Siriri, Cururu e Festas Religiosas e outros  como o City Tour etc.
 
O município de  Várzea Grande,  é onde o turista desenbarca, no Aeroporto Marechal Rondon, este  se destaca pela  Rota do Peixe com os restaurantes (culinária regional) a base de peixes, do Roteiros – Bom Sucesso, Passagem da Conceição.

 Na Região Turística da Amazônia Mato-grossense o destaque fica para o Parque Estadual do Cristalino, e o produto Cristalino Lodge que é consolidado, e está aliado ao parque, a proposta para região é apresentar um destino com o produto que contemplem (Observação de pássaros, borboletas, primatas, em fim a flora e fauna). este projeto irá dar uma ênfase total para o destino e os operadores e agentes de tuirismo farão o seu papel em apresentar os produtos formatados individualizados ou interligados.

Outro produto da Amazônia é a pesca esportiva que ocorre nos maiores Rios como é o caso do: Teles Pires, Arinos, Xingú, Juruena, Juína, Do Sangue esta atividade uma vez ordenada e regulamentada será um grande filão com status de segmentação para o turismo de Mato Grosso.

A Amazônia é muito mais do que mata e animais, lá existem os povos da floresta, nativos e os imigrantes que juntos tem feito uma história interessante de se mostrar, são as Cooperativas de extrativistas, agricultores familiar, homens e mulheres unidos para tirar da floresta o seu sustento com responsabilidade social e ambiental
Fonte: Geraldo Lúcio - SEDTUR-MT

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