PANTANAL

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

BARÃO DE MELGAÇO

Barão de Melgaço
1 – Dados Históricos.
Uma cidade as margens do rio Cuiabá, dentro do pantanal mato-grossense,  Barão de melgaço possui hoje no turismo uma grande alternativa para a sua economia,  fazendo do pantanal a principal renda do município. Com rios cheios de peixes, Barão de melgaço é procurado pór pescadores do Brasil inteiro, para tentar a sorte de pescar um pintado, pacu, entre outros peixes presentes no rio Cuiabá.
Leia Mais

Barão de Melgaço mantém suas tradições vivas. Um pacato município com pouco mais de 10 mil habitantes, casas de arquitetura colonial, construídas no século XIX, fazem recordar um passado quando a cidade se concentrou numa das mais importantes regiões açucareiras do país.
Típica cidade pantaneira é como um instante parado no tempo, onde o tranqüilo vôo do Tuiuiú sobre a superfície calma da águas nos faz flutuar. O município é considerado o mais pantaneiro de todos, do total de sua área, pouco mais de 2% é formado por terra firme, sendo que o restante é pantanal.
Gente hospitaleira, passeios de barco por baías imensas, belas paisagens, animais selvagens, a exótica fauna pantaneira conquistam qualquer pessoas que visite o pantanal mato-grossense.
A denominação Barão de Melgaço deve-se ao título honorífico dado ao Almirante Augusto João Manoel Leverger - o Barão de Melgaço, por seus atos heróicos e suas qualidades como homem, militar e presidente da província de Mato Grosso.


2 – Dados Gerais
Denominação dos Habitantes: Melgacense
População: 7.941 (IBGE / Censo 2010)
IDH:  0,672  (SEPLAN/2000)
Distritos: Sede, Joselândia
Limites: Leverger, Itiquira, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Corumbá (MS)
Distância de Cuiabá: 120 Km pela MT - 361 e BR - 364
Clima: Tropical e sub-úmido. Precipitação anual de 1.500 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual 24º C.
Altitude: 132 m.
Coordenada geográficas: 16º11'40" S e 55º58'03" W
Rios : Cuiabá e Mutum
Bioma: Pantanal
Relevo: Planície e Pantanal mato-grossense.
Extensão Territorial: 11.183 Km2 (IBGE) 

Base Econômica: A base econômica do município de Barão de Melgaço  é o turismo, pesca, fruticultura, agricultura e pecuária.

Fonte: Totem SEDTUR/MT 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário