PANTANAL

terça-feira, 26 de novembro de 2013

CIRCUITO EDUCACIONAL – CHAPADA DOS GUIMARÃES




Quando a natureza ensina, você nunca mais esquece.
Para  quem gosta de conhecer e aprender sobre o meio que visita, esta é a melhor opção.
Oferecendo o cenário natural de Chapada dos Guimarães como ambiente de estudo, este circuito apresenta vários temas que são explicados ao ar livre e conduzidos por profissionais que conhecem os vários assuntos pedagógicos.
Uma experiência enriquecedora, tanto no contexto cultural quanto pessoal.

·         Tribo do Remo: Aprenda de maneira emocionante em um passeio de caiaque.

·     Caverna Ároe Jari: Conheça a Espeleogia  a ciência que estuda as cavidades naturais.
·         Chapada Aventura: Se você busca emoção, aqui  encontra.
Perfeita para treinamento empresarial, engenharia de aventura.

·         Parque Nacional de Chapada dos Guimarães: Um campo perfeito para o estudo da geografia, biologia, física, química e ciência da terra.

·         Alto do Céu: Faça trilhas educativas, ligadas à astronomia e ao estudo do meio.
·         
·         Sítio São Francisco: Plantas medicinais, matas, galerias e nascentes.  Uma aula de educação ambiental em um local 100% preservado.

·         Sítio Monjolinho: Conheça a agricultura orgânica – a saúde que vem dos alimentos.

·      Garimpo do Salvador: Conheça a história da ocupação do estado, contada pela Comunidade da Água Fria, e ainda tenha a oportunidade de garimpar e conhecer plantas medicinais.
·         Igreja Nossa Senhora de Santana: Visite um patrimônio histórico repleto de ornamentos e baixo relevo dourado da cultura religiosa.

·         Sala da Memória: O tempo reserva respostas preservadas pela história.

Fonte: Folheto divulgação do Projeto  Circuitos Turísticos Chapada dos Guimarães – Prefeitura Chapada dos Guimarães – SEDTUR-MT – SEBRAE/MT – dezembro/2012



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mato Grosso - Brasil - conheçam este estado gigante por natureza com oportunidades para todos.



Mato Grosso
População em 2010 :3.033.991
População em 2007 :2.854.642 (Fonte:Ibge)

Situado no coração da América do Sul, Mato Grosso orgulha-se de ter uma identidade cultural construída pela integração da tradição de povos ancestrais, índios sul-americanos, os afro e euro-descendentes e migrantes oriundos de cada canto deste imenso Brasil.

Na capital, Cuiabá, e em outras cidades centenárias como Cáceres, Poconé e Diamantino o patrimônio arquitetônico traz parte da História de Mato Grosso em espaços que estão se transformando em centros culturais e museus. Igrejas como Bom Despacho, Rosário e São Benedito, em Cuiabá, de Santana, em Chapada dos Guimarães, as ruínas da matriz da Santíssima Trindade, em Vila Bela, e o Marco de Jauru, em Cáceres, são monumentos tombados pelo Patrimônio Nacional. Há ainda sítios arqueológicos espalhados pelo Pantanal, chapadões no Cerrado e na Floresta Amazônica

Mato Grosso tem 903.357,908 km2 de extensão. É o terceiro maior estado do país, ficando atrás somente do Amazonas e do Pará. A área urbana de Mato Grosso é de 519,7 km2, o que coloca o estado em 11º lugar nos ranking de estados com maior mancha urbana.

Localizado no Centro-Oeste brasileiro, fica no centro geodésico da América Latina. Cuiabá, a capital, está localizada exatamente no meio do caminho entre o Atlântico e o Pacifico, ou seja, em linha reta é o ponto mais central do continente. O local exato foi calculado por Marechal Rondon durante suas expedições pelo estado e é marcado com um monumento, o obelisco da Câmara dos Vereadores. 

Mato Grosso é um estado com altitudes modestas, o relevo apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares e abrange três regiões distintas: na porção centro-norte do estado, a dos chapadões sedimentares e planaltos cristalinos (com altitudes entre 400 e 800m), que integram o planalto central brasileiro. A do planalto arenito-basáltico, localizada no sul, simples parcela do planalto meridional. A parte do Pantanal Mato-Grossense, baixada da porção centro-ocidental. 

Devido à grande extensão Leste-Oeste, o território brasileiro abrange quatro fusos horários situados a Oeste de Greenwich. O Estado de Mato Grosso abrange o fuso horário quatro negativo (-4). Apresenta, portanto, 4 horas a menos, tendo como referência Londres, o horário GMT (Greenwich Meridian Time). 

Governo Estadual
Governador: Silval Barbosa 
Partido do Movimento Democrático Brasileiro 
Mandato de : 2009-01-01 até 2012-12-31 

Vice-governador: Chico Daltro 
Partido Social Democrático 
Mandato de : 2009-01-01 até 2012-12-31 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso

Titular: Jairo Pradela

POUSADA DE TURISMO RURAL - MORRO do BARÃO - em Barão do Melgaço - MT


No dia 21 de novembro de 2013, durante a cavalgada com destino a Piúva, fizemos uma parada para conhecer a Pousada - Morro do Barão, de propriedade do Sr. Julho Cezar, a pousada fica ás margens do Rio Cuiabá, sendo um Portão de entrada para o Pantanal - Mato-grossense.

Por ocasião da parada e visita na Pousada - Morro do Barão, vimos algo surpreendente, uma ótima estrutura, formatada para hospedagem, alimentação e atividades turísticas, como pesca esportiva  no Rio Cuiabá, ecoturismo, passeios náuticos, trilhas para cavalos, caminhadas na natureza, banhos no Rio Cuiabá e ou piscina, e vivenciar o melhor do turismo rural na agricultura familiar pantaneiro.

A pousada fica no município de Barão do Melgaço, à 110 km de Cuiabá, um dos portões de entrada do Pantanal pelo Rio Cuiabá, no Km 03 da Rancharia com destino a Piúva.

CONTATOS PARA RESERVA  
Julio Cezar (65) 9978 1207
www.morrodobarao.com.br
e-mail - contato@morrodobarao.com.br








JULHO CESAR, GERALDO LÚCIO e VICO CAPISTRANO

 JULHO CESAR, GERALDO LÚCIO e VICO CAPISTRANO



















REINAN, VICO CAPISTRANO e JULHO CEZAR

REINAN e VICO CAPISTRANO

MONITORES DO PROJETO TURISMO RURAL BARÃO SUSTENTÁVEL 

MONITORES DO PROJETO TURISMO RURAL BARÃO SUSTENTÁVEL 

MONITORES DO PROJETO TURISMO RURAL BARÃO SUSTENTÁVEL 

JULHO CEZAR e EDMUNDO TAQUES JUNIOR 


MONITORES DO PROJETO TURISMO RURAL BARÃO SUSTENTÁVEL 

JULHO CEZAR e EDMUNDO TAQUES JUNIOR