Os principais Centros de Atendimento ao Turista (CATs) foram responsáveis por mais de 393 mil atendimentos durante os seis primeiros meses do ano. Sozinho, os CATs de Salvador atenderam 8,6 mil questionamentos durante a Copa das Confederações
05/11/2013
O Ministério do Turismo fez um levantamento do número de atendimentos dos principais postos de atendimento ao turista, os CATs. No total, foram mais de 393 mil solicitações durante os seis primeiros meses do ano, período que inclui a Copa das Confederações. Entre as principais cidades com estes postos destacam-se Salvador, com 153 mil atendimentos, 8,6 mil apenas durante a Copa. Salvador é a terceira cidade turística mais visitada do país, de acordo com estudo da Demanda Turística Doméstica.
"Estes centros ajudam os turistas a resolverem suas dúvidas e criam uma boa imagem do país”, afirma o secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fabio Mota.
Os sete CATS de Brasília atenderam 71 mil pessoas, entre janeiro a junho deste ano. De acordo com a Secretaria de Turismo do DF, o perfil do público que procura seus sete CATs é de estrangeiros que vêm principalmente da França e dos Estados Unidos, e de brasileiros, de São Paulo e Minas Gerais. A maioria é solteira, com alto nível de escolaridade e que chega à capital federal para passar dois ou três dias em busca de lazer.
Em Manaus foram realizados 4.398 atendimentos nos dois CATs existentes, sendo 2.464 brasileiros e 1.934 estrangeiros atendidos no aeroporto e no CAT Eduardo Ribeiro, entre janeiro e julho. A empresa de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo - SP Turis, na capital, atendeu de 17.619 turistas em suas Centrais de Informação Turística (CITs) no mesmo período, dos quais 9.564 estrangeiros e 4.694 turistas nacionais e o restante de São Paulo. São Paulo conta com sete centrais de atendimento em funcionamento.
Em Belo Horizonte, sete CATs atenderam 12 mil pessoas, sendo 54,6% turistas de Minas Gerais, 12% de estrangeiros e 32% de outros estados. Quando dividido por categoria o atendimento, 40% se refere à distribuição de panfletos, 16% de orientação urbana e 11% sobre atrativos da cidade.
Em Porto Alegre, dois CATs realizaram 7.806 atendimentos no primeiro semestre de 2013, dos quais, 3.795 a brasileiros e 2.865 a estrangeiros. Segundo a Secretaria de Turismo no Rio Grande do Sul, a maioria dos turistas visita a cidade de férias (5.319) e hospeda em camping, albergues, casas de parente/amigos ou imóveis alugados (4.308), o restante prefere ficar nos hotéis.
Salvador – 144.466 atendimentos + 8.677 atendimentos durante a Copa das Confederações
Rio de Janeiro – 86.176 atendimentos, sendo 67 mil estrangeiros e quase 19 mil brasileiros
Fortaleza – 63.210 atendimentos
Recife - 48.252 atendimentos
São Paulo – 17.619 atendimentos
Belo Horizonte – 12 mil atendimentos
Porto Alegre – 7.806
Manaus – 4.398
Cuiabá - 2.641 atendimentos
Natal – 1.254 (fevereiro a julho de 2013)
Curitiba – 54.552 atendimentos
Clique aqui para ouvir declaração do secretário Fábio Mota sobre a importânciia dos CATs para a recepção de visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário