PANTANAL

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Olimpíadas Escolares movimentam economia turística na Grande Cuiabá


Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - Assessoria/Sedtur-MT
Com uma estimativa de cerca de cinco mil pessoas envolvidas nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, entre atletas, organizadores e acompanhantes, o segundo maior evento depois da Copa de 2014 tem refletido num aumento considerável na rede hoteleira, no transporte público e privado, restaurantes, bares e shopping centers e deve permanecer durante os 15 dias de jogos.

Na rede hoteleira, por exemplo, o gerente do Hotel Abudi, Jack Abudi, argumenta que as Olimpíadas Escolares é o segundo maior evento depois da Copa 2014, devido a quantidade de dias que reflete em 80% de ocupação dos 154 leitos do hotel para os participantes do evento. “Nosso leitos estão todos ocupados grande parte pelos participantes das Olimpíadas Escolares. Já prevíamos esta demanda e estamos muito contentes”, argumenta Jack. 

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de mato Grosso (Abih/MT), existem hoje na Grande Cuiabá cerca de 110 hotéis, sendo aproximadamente 4,5 mil apartamentos, cerca de 11 mil leitos. A estimativa é que cerca de 30 estabelecimentos estejam com seus leitos todos ocupados. 

Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luís Fernando Nonato, a expeditiva é grande e segundo ele irá refletir em cerca de 10% de aumento. “Estamos ansiosos e acreditando que esta semana os bares e restaurante de Cuiabá e Várzea Grande irão sentir o movimento mais intenso”, disse ele. 

Para Orlando Vieira, proprietário de um empresa de transporte turístico alternativo, a procura por vans aumentou em 25% se comparado com os dias normais. “Estamos atendendo os participantes das Olimpíadas no trajeto hotel e local das competições. Somente no dia da abertura que aconteceu domingo (25) fiz mais de dez viagens”, comenta ele. 

A secretária de Estado e Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, destaca que as Olimpíadas Escolares Brasileira é um primeiro teste de preparação para a Copa 2014. Ela destaca os investimentos do Governo do Estado em dar condições para que a iniciativa privada possa oferecer um serviço de qualidade. “Estamos com obras por toda Cuiabá e Várzea Grande e em fase de projetos para obras em vários municípios do Estado com os recursos já liberados. A Copa de 2014 irá deixar um legado para todos os mato-grossenses”, completa Teté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário