PANTANAL

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Projeto de revitalização da comunidade São Gonçalo Beira Rio é apresentado a moradores


 


Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR


Foi apresentado na manhã desta terça-feira (27.11) aos moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio o andamento do processo de revitalização da orla do Rio Cuiabá com recurso assegurado no valor de R$ 1,5 milhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

O processo será feito com a participação da comunidade de forma que possa contribuir apresentando as reais necessidades que a localidade necessidade. O projeto atual feito no ano de 2009 contempla um deck de 1,5 quilômetros de piso metálico que irá preservar a vegetação já existente.

A secretária Teté Bezerra explicou há necessidade de se apresentar o quanto antes o projeto concluído com as devidas adequações para que possa dar andamento aos procedimentos legais e conseqüentemente iniciar a obra. “O recurso foi liberado, por isso, precisamos organizar e entregar o projeto com as devidas licenças ambientais por estar localizado em uma área de preservação ambiental e margem do rio”, explica a secretária.

Outro detalhe salientado pelo representante do Instituto Ação Verde, Paulo Borges é a necessidade de um trabalho de conscientização ambiental e de sustentabilidade, pois o local vem sofrendo constante degradação ambiental. “É preciso ter um cuidado com o impacto ambiental que uma obra pode causar na orla do Rio Cuiabá e a importância de um trabalho de conscientização com os moradores e visitantes. Por este motivo precisamos construir um modelo ideal que possa atender as necessidades dos moradores e preservar o meio ambiente”, comenta Paulo.

O presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Dalmir Lucio, destaca que todos da localidade estão na expectativa das obras. Ele lembra que depois do asfalto e do prédio da associação prontos falta ainda à orla do rio. Desde 2009 temos conhecimento do projeto agora sim vai sair do papel”, disse Dalmir.

Outra reivindicação apresentada pelos moradores é a necessidade da localidade em ter um portal de entrada e mais um espaço para serem realizados os cursos de cerâmica, considerada uma identidade da localidade.

Ficou agendado para próxima quarta-feira (05.11), às 9h, no Ministério Público Estadual, com a participação de representantes da Sedtur, Sema, Instituto Ação Verde e as Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá a apresentação do projeto já existente e a responsabilidade de cada secretaria e comunidade.

O motivo de ser no Ministério Público é devido o Instituto Ação Verde fazer parte da entidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário