PANTANAL

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FAUNA DO PANTANAL - ANFÍBIOS



Perereca (Hyla fuscobaria)
Comprimento: 5 cm. As pererecas soa caracterizadas por ter as extremidades dos dedos dilatadas, providas de discos adesivos que atuam como ventosas. Por meio destas deslocam-se com facilidade na vegetação, sobre galhos ou folhas; podem também escalar superfícies lisas, como uma parede, por exemplo. Os dedos são geralmente ligados por uma membrana natatória. A coloração, em geral com tons de castanho ou verde, lhes oferece perfeita camuflagem quando em meio à vegetação, sobre folhas caídas no solo. Alimentam-se, principalmente, de insetos.
Curiosidades:
·           No Pantanal, as pererecas de lagoas e campos alagados, cantam em core, onde milhares delas participam ao mesmo tempo.
·           Atualmente, no mundo todo, os anfíbios estão ameaçados devido à poluição atmosférica. Soa especialmente sensíveis aos poluentes atmosféricos porque respiram pela pele.
·           Existem cerca de 4.360 espécies de anfíbios em todo o mundo. O menor anfíbio (Psyllophryne didacyla) mede apenas dez mm e vive no Brasil.

Sapo-cururu (Bufo paracnemis)
Comprimento: 20 cm. Os sapos são anfíbios noturnos,  por isso durante o dia ficam ocultos em locais úmidos, como ocos em troncos e tocas sob pedras. Pode ficar longe da água, mas volta na época da reprodução. Os ovos, postos em cordões, ficam presos às plantas aquáticas até a eclosão das larvas. Estas, denominadas girinos, vivem na água até completar o desenvolvimento das pernas, quando então adaptam-se gradativamente ao ambiente terrestre. O sapo-cururu possui as glândulas paratóides bastante desenvolvidas; são duas saliências alongadas e dorsais, dispostas atrás dos tímpanos, contendo uma substancia defensiva de aspecto leitoso. O sapo não pode utilizar essas estruturas por si próprio para se defender, porém, se for mordido por um predador, por exemplo, um mamífero, as glândulas se rompem, liberando a substancia urticante.
Curiosidades:
·           Entre os sãos, rãs e pererecas, somente os machos cantam.
·           Para a fecundação, os machos abraçam as fêmeas com as patas dianteiras e empurram com as traseiras qualquer outro que tentar se aproximar. O abraço pode durar muito tempo; o suficiente para que a fêmea elimine os óvulos na água e o macho deposite sobre eles os espermatozóides.

Rã-pimenta (Leptodactylus ocellatus)
Comprimento: atinge 10 cm. As rãs são de hábitos noturnos. Freqüentam as áreas úmidas do entorno das lagoas. Alimentam-se de insetos. A fêmea constrói um ninho onde deposita os ovos, que são fertilizados no momento da postura; permanece cuidando do ninho até o nascimento dos girinos; os girinos permanecem juntos e a fêmea os protege contra predadores por algum tempo. Durante o dia se esconde em cavidades no solo, próximo da água. Seu cantos é muito alto.
Curiosidades:
·           A presença de Leptodactilídeos na América do Sul acorre há 65 milhões de anos. Existem cerca de mil espécies já classificadas para a família Leptodactilidae.

Fonte:  Apostila "Guia de Bordo do Pantanal" IFMT - 2011
           Foto:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bufo_marinus_1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário