PANTANAL

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FAUNA DO PANTANAL -MAMÍFEROS




Anta (Tapirus terrestris)
Comprimento: cabeça e corpo de 180 a 250 cm; cauda de cinco a 13 cm. A canta é o maior animal terrestre do Brasil. tem o lábio superior alongado em um pequena tromba curvada para baixo; tem crina curta, de pêlos grossos e rígidos na parte superior da cabeça e sobre o pescoço. Habita matas, nas proximidades da água, na qual se refugia, quando necessário, mergulhando. É principalmente noturna e solitária, permanecendo durante o dia oculta na vegetação fechada. Possui um excelente senso de audição e olfato, por isso, dificilmente é avisada, sendo em geral identificada pelos rastros deixados. Alimenta-se em geral de folha, frutos e raízes.
Curiosidades:
·           Uma anta pode pesar até 320 kg.
·           Seu período de gestação é de 385 a 412 dias, gerando apenas um filhote, raramente dois. O filhote nasce com quatro a sete kg. permanece escondido em um ninho por uma semana ates de acompanhar a mãe, com quem vive por dez a 11 meses. Os filhotes quando nascem, são avermelhados com listas brancas e amareladas. Perdem esse padrão de coloração entre cinco e oito meses. Atingem a maturidade entre três e quatro anos de idade.
·           Em cativeiro, uma anta pode viver até os 35 anos de idade.


A onça pintada do Pantanal é um bicho de costume noturno e habita as matas e capoeirões. Suas presas favoritas são a capivara e o jacaré. Caça ainda veado, porco do mato, peixe e ave. Na falta desses ataca o gado das fazendas causando uma perda anual de cerca de 3% nos rebanhos. Adulta a onça pode pesar 160 Kg e medir aproximadamente 2 metros e meio. Além da onça pintada, no Pantanal vive a suçuarana ou onça parda de porte menor e de aproximadamente 50 Kg.

A capivara vive em grupos familiares de em média 20 indivíduos. Nas décadas de 60 e 70 foram caçadas por causa de sua pele e óleo que eram considerados como tendo pro priedades medicinais. Estudos da Embrapa Pantanal indicam que pode haver cerca de 400 mil capivaras nessa região. A capivara é o maior roedor do mundo chegando a ter 45 Kg e medir mais de um metro de comprimento.


A ariranha vive ao longo dos rios, corixos e lagoas do pantanal. Alimenta-se de peixes, crustáceos, moluscos, cobras e filhotes de jacaré. Por causa da sua pele macia e sedosa era alvo de caça, isso junto com a destruição de seu hab itat fez com que hoje ela se encontre ameaçada de extinção. No Pantanal ainda há locais que podemos vê-la com relativa facilidade.



Cachorro-Vinagre (Speothos venatius)
Comprimento: cabeça e corpo, 57 a 75 cm; cauda, 12 a 15 cm. Os cachorros-vinagre vivem em grupos que caçam em conjunto de até dez animais. São de hábitos diurnos e se escondem em buracos e ocos à noite. Habitam florestas e campos úmidos, freqüentemente próximos da água. Nadam com grandes destreza e perseguem suas presas mesmo que tenham de cruzar grandes rios. Caçam até mesmo pacas e cutias, alem de outros roedores. Quando se deslocam pela mata, o fazem emitindo grunhidos característico. Raramente são vistos.
Curiosidades:
·           Um cachorro-vinagre pesa entre cinco e sete kg. sua altura não ultrapassa 30 cm.
·           O período de gestação é de 67 dias. A ninhada pode ser de até seis filhotes, em geral quatro. Os filhotes pesam cerca de 100 gr. quando nascem e são desmamados entre quatro e cinco meses.
·           Em cativeiro, um cachorro-vinagre pode viver mais de 13 anos.

Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
Comprimento: 210 cm. O tamanduá-bandeira é um dos mamíferos mais característicos do de cerrado. Seu aspecto mais notável é a grande cauda, com pêlos muito longos, que se destaca como uma “bandeira”. O focinho é longo e cilíndrico, e a língua, também longa, pode ser protraída até 50 cm fora da boca. Tem pernas anteriores muito fortes, providas de grandes unhas curvas, e dessa forma abre ninhos de formigas e cupins, os quais se constituem sua alimentação; são capturados pelo tamanduá através de da língua longa, recoberta de saliva adesiva. Durante a locomoção, as grandes unhas das pernas anteriores não tocam o chão e ficam curvadas para dentro. Pode ser diurno ou noturno. É um animal do tipo solitário, que vive em matas, cerrados e campos.

Curiosidades:
·           Um tamanduá-bandeira pode pesar entre 18 e 39 kg.
·           O olfato do tamanduá-bandeira é 40 vezes mais sensível que o humano.
·           Um tamanduá-bandeira pode comer mais de 35 mil formigas e cupins por dia.
·           O período de gestação é de 190 dias, com geração de um filhote, que é carregado no dorso da mãe por seis a nove meses, mas também pode ser deixado em um ninho, enquanto ela sai em busca de alimento.

Tatu (Tatu-peludo)
Comprimento: 70 cm. O tatu-peludo tem a cabeça castanho-amarelada, com pêlos esparsos, esbranquiçados e evidentes; parte central da carapaça com seis ou oito bandas moveis; dedos anteriores com unhas grandes e fortes; cauda longa (19 a 24 cm), com placas. É, principalmente, diurno e, em geral, observado isoladamente. As poucas que é visto em grupos ocorrem quando se concentram em torno de uma carniça ou quando uma fêmea no cio atrai vários macho que competem por ela. Habita cerrados, campos e bordas de matas. É bastante ativo e localiza alimento por olfato. Tem alimentação variada, constando de tubérculos, frutos, insetos e até carniça.
Curiosidades:
·           O tatu-peludo pode pesar entre três e seis quilos.
·           O período de gestação é de 60 a 64 dias e as ninhadas, de um a três filhotes,  que já nascem pesando cerca de 100 gr e abrem os olhos depois de 22 a 25 dias. Os filhotes atingem a maturidade aos nove meses.
·           Em cativeiro, um tatu-peludo viveu 18 anos e 10 meses. Certa ocasião, seis tatus-peludos machos foram vistos entrando no mesmo buraco atrás de uma fêmea no cio.
·           Sua visão é diferente. Confia mais na audição e no olfato para detectar seus inimigos. Em caso de dúvida, corre para o buraco mais próximo.

Onça-parda (Puma concolor)
Comprimento: cabeça e corpo de 100 a 190 cm; cauda de 66 a 78 cm. A onça-parda também é conhecida como suçuarana e puma. É um mamífero de maior distribuição geográfica das Américas. Ocorre desde o Canadá até à Patagônia. Os animais das regiões tropicais são menores do que habitam as regiões temperadas e frias. Habita todos os tipos de ambientes: campos, florestas, cerrado, caatinga. No Brasil, suas presas principais são os cervídeos. Nas fazendas, normalmente atacam ovelhas e cabritos. Um ataque pode resultar em muitas mortes. Muitas vezes a onça parda persegue o rebanho de ovelhas matando de quinze a vinte delas de uma só vez. Em uma fazenda em goiás, uma onça parda matou uma novilha de um ano e meio e consegui levá-la para o alto de uma árvore.
Curiosidades:
·           Uma onça-parda macho pesa entre 67 e 103 kg. As fêmeas pesam entre 36 e 60 kg. o período de gestação da onça-parda é de 90 a 96 dias. Cada ninhada pode ter entre 1 e 6 filhotes; normalmente, três ou quatro. Os filhotes pesam entre 226 e 453 gr. ao nascer e possuem pintas que permanecem até os seis meses de idade. Eles são desmamados depois dos três meses, mas começam a aceitar carne após 6 semanas de vida.
·         Uma onça-parda fêmea, com filhotes caça um veado a cada três dias. Já um adulto solitário, normalmente, mata um veado a cada 16 dias. A onça-parda atinge a maturidade sexual aos três anos (dois anos e meio para as fêmeas) e permanecem reproduzindo até os vinte anos (doze anos para as fêmeas).
·           Em cativeiro, uma onça-parda viveu mais de 20 anos. Na natureza, uma fêmea foi morta com pelo menos 18 anos de idade.
Fonte: Apostila "Guia de Bordo do Pantanal" IFMT 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário