PANTANAL

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ROTEIRO DE EVENTOS E NEGÓCIOS - CUIABÁ - MATO GROSSO






CENTRO - PALÁCIO DO COMÉRCIO 

Cuiabá é a capital e maior cidade do estado de Mato Grosso. O município está situado na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município de Várzea Grande. Segundo o censo realizado em 2010 pelo IBGE, a população de Cuiabá é de 556.298 habitantes, enquanto que a população da conurbação ultrapassa os 800 mil habitantes; sua região metropolitana possui 859 130 habitantes e o colar metropolitano possui quase 1 milhão de habitantes; e sua mesorregião possui 1.090.512 habitantes, tornando-se assim uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade é umas das 12 sedes da Copa do mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal

Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980
Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização

Há várias versões para a origem do nome "Cuiabá". Uma delas diz que o nome tem origem na palavra Bororo ikuiapá, que significa "lugar da ikuia" (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar). O nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar com essa flecha, no córrego da Prainha, afluente da esquerda do rio Cuiabá.[9][10] Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de kyyaverá (que em guarani significa "rio da lontra brilhante") em cuyaverá, depois cuiavá e finalmente cuiabá.[10] Uma terceira hipótese diz que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio, e que "Cuiabá" seria "rio criador de vasilha" (cuia: vasilha e abá: criador).[10] Martius traduz o vocábulo como "fabricante ou fazedor de cuias". Teodoro Sampaio interpreta, duvidando da origem tupi, como "homem da farinha", o farinheiro. De cuy: farinha e abá: homem. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos. O certo é que até hoje não se sabe com certeza a origem do nome. 

Cuiabá faz limite com os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. É um entroncamento rodoviário-aéreo-fluvial e o centro geodésico da América do Sul, nas coordenadas 15°35'56",80 de latitude sul e 56°06'05",55 de longitude oeste.[12] Situado na atual praça Pascoal Moreira Cabral, foi determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909 (o correto ponto do centro geodésico já foi contestado, mas cálculos feitos pelo Exército Brasileiro confirmaram as coordenadas do marco calculadas por Rondon).[12]

O município é cercado por três grandes ecossistemas: a amazônia, o cerrado e o pantanal; está próximo da Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da floresta amazônica. A vegetação predominante no município é o cerrado, desde suas variantes mais arbustivas até as matas mais densas à beira dos cursos d'água. 

Cuiabá é abastecida pelo rio Cuiabá, afluente do Rio Paraguai e limite entre a capital e Várzea Grande. O município se encontra no divisor de águas das bacias Amazônica e Platina e é banhado também pelos rios Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso, São Lourenço, das Mortes, Cumbuca, Suspiro, Coluene, Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões. 

Cuiabá – Capital do Estado, com quase 300 anos e Várzea Grande são grandes polos urbanos de Mato Grosso. Equipados com moderna infraestrutura para realização de eventos nacionais e internacionais eficiente rede hoteleira e dois centros de convenções, confortáveis e seguros, garantem a qualidade de feiras, congressos e seminários. A proximidade com Chapada dos Guimarães, Jaciara, Nobres e Pantanal, possibilita visitas enriquecedoras e relaxantes. Centro Geodésico da América do Sul, a região metropolitana tem igrejas seculares, museus, galerias de arte, praças e monumentos, agitada vida noturna e comunidades tradicionais. Sua gastronomia baseada em peixe é um dos atrativos, além de ricas manifestações culturais e a secular viola de cocho – instrumento musical artesanal, declarado Patrimônio da Humanidade. 
(SEDTUR)

O turismo de Negócios em Mato Grosso, tem como objetivo proporcionar a troca de experiência o advento da exposição e venda de produtos, aprimoramento de suas atividades profissionais e acaba favorecendo o lazer, entretenimento e enriquecimento turístico cultural de quem o pratica.

Nos próximos cinco anos. O segmento de Turismo de Eventos tem perspectivas de desenvolvimento, considerando grandes eventos esportivos com sede no Brasil como a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O investimento será de 518,9 milhões, bancado pelo estado e por consórcio da iniciativa privada para um espaço multiuso – uma arena que contará com dois centros de treinamento, restaurantes, hotéis, estacionamento, lagos, bosque e pista para caminhada. O espaço, depois do mundial, ainda poderá ser utilizado como centro de convenções, palco para shows e feiras.

SUGESTÃO DE ESTADIA 

3 dias/2 noites 
Início e término Cuiabá – MT Cuiabá e Várzea Grande 
Turismo que pode ser realizado durante todo o ano, em qualquer dia. 



PALÁCIO ALENCASTRO - PREFEITURA


MARCO DO CENTRO GEODÉSICO DAS AMÉRICAS


IGREJA SÃO BENEDITO - (ROSÁRIO)


PRAÇA 8 DE ABRIL- CHOPÃO


IGREJA MATRIZ



AVENIDA DO CPA , CRUZAMENTO COM A MIGUEL SUTIL


MEMORIAL DAS ÁGUAS


MORRO DA CAIXA D'AGUA VELHA


DEPÓSITO DE ÁGUA SUBTERRÂNEO - MORRO DA CAIXA D'AGUA VELHA


MERCADO PÚBLICO - PORTO


PALÁCIO DA INSTRUÇÃO


CHAFARIZ DE ÁGUA NA PRAÇA BISPO DOM JOSÉ



AVENIDA DO CPA


VISTA AÉREA DA CIDADE


CENTRO - PALÁCIO DO COMÉRCIO

FOTOS: SEDTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário