PANTANAL

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TIPO DE PASSEIOS - PANTANAL





·         Andar em trilhas (caminhadas) - o passeio nas trilhas pode despertar em nosso interior o gosto pelo meio ambiente e pela natureza que nos cerca. É uma boa oportunidade para relaxar.
·         Observação da fauna - a observação de animais é muito facilitada pela quantidade existente num ambiente aberto.
·         Observação de Onças:  Veja a Resolução do CONSEMA – 85/11 – 18/08/2011 – Dispõe sobre a regulamentação de observação de Onças Pintadas ou Pardas em vida no Estado de Mato Grosso.
·         Descida de Cachoeiras em botes de borracha (rafting) - É uma atividade emocionante que faz o nível de adrenalina subir até o extremo. Os trajetos percorridos pelos botes nunca são os mesmos, uma vez que o nível dos rios pode variar durante as várias épocas do ano.
·         Observação de aves migratórias em Ninhais - Uma atividade eminentemente de observação, onde a calma e a atividade incessante dos pássaros se contrastam em um belo espetáculo.
·         Observação de pássaros (birdwatching) - Observação técnica de pássaros com instrumentos e relatórios. Existem em todo o Pantanal cerca de aproximadamente 650 espécies de aves. Durante o período da seca, a variedade e a quantidade de espécies aumenta em virtude da chegada de aves migratórias para o acasalamento. Esta atividade requer guia especializado para a localização, identificação e informação acerca do comportamento de cada espécie.
·         Safáris Fotográficos - Paisagens e momentos inesquecíveis podem ser eternizados pelo "click" de uma máquina fotográfica. A variedade de paisagens é incrível, permitindo sempre fotos inéditas e lindas.
·         Natação - Vários rios e lagoas são apropriadas a este esporte. O contato com a água produz uma sensação de frescor em relação às altas temperaturas da região.
·         Visita de Grutas - Grutas milenares moldadas pela paciência da natureza embelezam os passeios pelo Pantanal.
·         Mergulho - Poucos mergulhadores já vislumbraram as belezas da fauna e flora aquática do Pantanal. Alguns rios da região são límpidos e permitem mergulhos seguros e fascinantes.
·         Passeio a cavalo - Nada como um bom passeio a cavalo para se integrar de vez com a cultura e o modo de vida do Pantanal. Poder experimentar a sensação de integração do homem com a natureza. A seleção natural promoveu adaptações ao cavalo pantaneiro, cujos cascos são revestidos por uma película protetora contra os efeitos da umidade. Este cavalo é adaptado para deslocamentos em banhados e charcos.
·         Passeio Rural - De carro ou em outros transportes, pode-se observar as belezas do Pantanal e como o homem está interagindo com o meio, através da criação bovina que já há alguns anos se integrou definitivamente e sem riscos ao meio ambiente.
·         Pescaria esportiva - Existem muitas controvérsias a respeito desta modalidade. Apesar de existir, não recomendamos sua prática por não termos evidências a respeito de seu baixo impacto ecológico.
·         Tereré (Chimarrão Frio) - Bebida muito apreciada pelos pantaneiros, o Tereré é bebido em comunidade, acentuando o companheirismo que caracteriza o povo pantaneiro.
·         Focagem de jacarés - À noite ou na madrugada, sair de barco pelos rios e lagoas do Pantanal é uma atividade emocionante. Mais emocionante ainda é o espetáculo de dezenas de pequenos pontos coloridos que adornam as águas. São os olhos dos jacarés que à noite refletem a luz das lanternas.
·         Tour Fluvial - Poder navegar pelos rios e lagoas do Pantanal é um prazer incrível e ao mesmo tempo fascina a quantidade de meandros e pequenas lagoas que existem.
·         Campings - Integrar-se à natureza completamente, depender de apenas algumas ferramentas e víveres, contar com os amigos para as várias atividades, conversar, admirar a natureza, são algumas das atividades que os campings da região oferecem.
·         Turismo Cultural - A cultura popular pantaneira é muito rica e peculiar; nela encontramos influências culturais das várias sociedades indígenas, além da culturas hispânica e lusitana. A viola de cocho, o tererê, a culinária, a cerâmica, a tecelagem artesanal de redes com bordados primorosos, a música, os sotaques pantaneiros, os oratórios e as manifestações religiosas são dotados de uma sensibilidade poética e mostram um outro Brasil. Recomendamos visitas às comunidades ribeirinhas e aos museus. Existem agências, hotéis e pousadas que oferecem esta atividade.
·         Lazer - Dentro do Pantanal, existem hotéis que oferecem atividades de lazer independentemente dos atrativos naturais.
·         Canoagem - Pode-se fazer passeios de caiaque ou de canoas pantaneiras a remo ou a zinga. Por serem mais silenciosos, propiciam uma observação diferenciada da vida silvestre. O turista poderá compartilhar dos sons do Pantanal, algo que fica prejudicado com os barcos a motor.
·         Sobrevôo - Pequenos aviões ou ultraleves possibilitam a visualização do Pantanal de uma forma didática, observando sua extensão, assim como os capões, cordilheiras, serrarias, rios, corixos e lagoas.
·         Passeios motorizados - Possibilidade de observação da vida silvestre, percorrendo maiores distâncias, percebendo as variações de paisagem.
·         Outras possibilidades -Apesar de condições favoráveis para o desempenho, não encontramos operadores que oferecessem as atividades de balonismo, ciclismo e mergulho.
Fonte: Apostila "Guia de Bordo Pantanal" IFMT Cuiabá - 2011
Foto: SEDTUR-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário