PANTANAL

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Turismo Rural e a produção: Cooperativa Canudos - MATO GROSSO








A Cooperativa de Produção Agropecuária Canudos – COOPAC, uma cooperativa formada por 10 famílias (23 associados) do Assentamento 14 de Agosto na cidade de Campo Verde, foi fundada em 15 de março de 1998 fruto de um processo de discussões que começou na fase de acampamento (o 1º Acampamento organizado pelo MST no Mato Grosso). Estas famílias decidiram organizar a produção de forma coletiva, tendo como principal atividade a organização da produção com vistas ao desenvolvimento econômico e social das mesmas. O trabalho na cooperativa é organizado por setores: 

Produção Agrícola: engloba todo o trabalho referente aos plantios de culturas como hortaliças e lavouras anuais sendo o principal produto o milho verde com produção de 200 sacas de 100 espigas por semana.
Pecuária: produção de animais sendo gado de leite, suínos, ovinos e gado de corte.
Agroindústria: responsável pela transformação e agregação de valor a produção de mandioca e cana de açúcar, hoje produzimos farinha 02 tipos e derivados de cana sendo melado, rapadura, açúcar mascavo e cachaça. A farinheira tem capacidade de produção de 1000 kg dia e de cana produz 250 litros de cachaça e 200 kg de derivados por dia.
Apoio e serviços: serviços prestados a cooperativa como aluguel máquinas e veículos, refeitório, embelezamento e jardinagem, compras coletivas e construção e reforma de instalações.
Administração: gestão administrativa e financeiros da cooperativa. 

A cooperativa produz: 

Banana cerca de 50 caixas por semana
Milho verde 200 sacas de 100 espigas por semana
Verduras de caixaria 50 caixas por semana
Rapadura 200 kg dia no período de maio a novembro
Cachaça 250 litros por dia de maio a novembro
Farinha de mandioca 600 kilos por dia
Leite 300 litros dia 

Turismo Rural 

O Assentamento 14 de Agosto abriu suas portas para o turismo rural, no intuito de interagir com pessoas interessadas em conhecer o cotidiano do assentamento. O local, conta com atrações exclusivas e inovadoras para acolher o visitante. A vegetação nativa predominante é caracterizada como cerradão, onde as principais espécies arbóreas são aroeira, bacuri, copaíba, ipê, angico, etc. 

O Assentamento 14 de Agosto, localizado à 20 km do Município de Campo Verde e cerca de 155 Km da capital, Cuiabá. Fica à margem da MT 070, entre Campo Verde e Dom Aquino. Possui fácil acesso rodoviário e boa visibilidade àqueles que se dirigem ao local. 

O Projeto “Trilhas do Alimento” está incluso no Pólo Cerrado, fazendo parte da Rota Águas Termais e Turismo de Aventura do Vale do São Lourenço. O assentamento possui um ambiente favorável para o Turismo Bucólico-Rural, com atividades de pesca, banho de piscina (fonte termal), passeio a cavalo e visitas aos módulos produtivos, e passeios de aventura como a Trilha do Sacrifício, o Piraputanga Bóia Cross e até mesmo trilhas para Mountain Bike e uma Tirolesa que será implantada a médio prazo. 

Fonte:  Setor de Comunicação do MST-MT e COOPAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário