PANTANAL

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

LOCALIZAÇÃO PANTANAL



                 
Antes de iniciarmos a falar sobre as características do Pantanal, é bom aqui fazermos uma observação com relação à denominação do Pantanal: sabemos que a região conhecida como Pantanal situa-se em território de três paises, portanto, quanto tivermos falando de Pantanal, subentende-se todo esse Pantanal; quando tivermos falando sobre a região situada em território brasileiro estamos falando do Pantanal Brasileiro e, quando falarmos nas regiões compreendidas no Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, denominaremos respectivamente de Pantanal Matogrossense e Pantanal Sul Matogrossense.
       A área do pantanal tem 770 quilômetros de extensão norte-sul,com mais de 230 mil quilômetros quadrados, 83% pertence ao Brasil ( nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) ,15% a Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai, onde recebe o nome de Chaco, palavra que em linguagem indígena quechua significa "terra de caça". Sua superfície é igual a do Estado de São Paulo ou três vezes a área da Bélgica e Suíça juntas. Situa-se entre os meridianos 550 e 580 de longitude oeste e os paralelos de 160 e 220 de latitude sul. Limita-se pelo Rio Paraguai a Oeste, pela serra da Bodoquena ao Sul, e pelos planaltos e chapadas a Leste e Norte.
Possui uma altitude média de 110 metros e uma rede fluvial navegável com 5.079 km de extensão.
Localizado no interior da América do Sul, o Pantanal Brasileiro, ou simplesmente Pantanal, é uma densa planície aluvial e a maior extensão úmida contínua do planeta, situada a sudoeste do Estado de Mato Grosso e noroeste do Estado de Mato Grosso do Sul, entre as coordenadas 14° e 22° de latitude Sul e 53° e 59° de l ongitude Oeste. Em território brasileiro, o Pantanal tem uma extensão de 133.465km², com 600 km no sentido Norte-Sul e em certos lugares 250 km de largura, área maior que muitos países, como por exemplo, Portugal e Suíça, juntos. A Unesco reconheceu o Pantanal como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta, integrando-o ao acervo dos Patrimônios Naturais da Humanidade.


Existem várias formas de dividir o Pantanal; alguns autores o dividem em 2, outros em 6 ou 10. Uma destas divisões é feita pelo professor Jorge Adámoli conforme figura que se segue: existem 10 (dez) tipos de pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem são eles: - Nabileque - 9,4 %; - Miranda, 4,6%; - Aquidauana, 4,9 %; - Abobral - 1,6 %; - Nhecolândia - 17,8 %; - Paiaguás - 18,3 %; - Paraguai - 5,3 %; - Barão de Melgaço - 13,3 %; - Poconé - 12,9 %; - Cáceres -    11,9 %.

Todavia, neste documento, procuramos, trabalhar com a classificação do Projeto RADAMBRASIL que identificou 12 formações pantanais na região. Vale ressaltar que existem algumas não abordadas aqui, na Bolívia e no Paraguai. No mapa da página seguinte, colocamos os limites estaduais com as respectivas capitais assinaladas em preto (Cuiabá, MT) e vermelho (Campo Grande, MS).
A divisão é pouco perceptível para quem visita os pantanais. Ela foi possível utilizando-se imagens de satélites e levantamento de campo.
Este trabalho levou em consideração os seguintes fatores geomorfológicos:
·         Alagamento e tempo de permanência da água de superfície sobre as áreas de acumulação;
·         Sedimentação;
·         Solo;
·         Aluvião.

Cor
Pantanal
Principais rios
Inundação
coberturas vegetais

Descalvado
Corixo Grande, Jauru e Paraguai
Fraca e média
Cerradão; Campo limpo.

Poconé
Cuiabá, Bento Gomes e Paraguaizinho
Média e Forte
Campo sujo; Cerradão; Floresta de Terras Baixas; Cerrado; Floresta estacional semidecidual; Floresta Estacional Semidecidual Aluvial

Pirigara
Itiquira, São Lourenço e Cuiabá
Fraca e média
Cerradão; Campo Limpo; Campo Sujo; Cerrado

Taquari
(engloba parte do Pantanal do Paiaguás (Norte) e quase a totalidade do Pantanal da Nhecolândia (Sul)
Taquari, Piquiri, Itiquira, Cuiabá, Paraguai, Abobral e Negro
Fraca, média e forte
Cerradão; Campo Limpo; Campo Sujo; Cerrado

Paiaguás
Paraguai e Cuiabá
Forte
Floresta Estacional Decidual Aluvial; Campo Limpo.

Negro
(Taboco a Leste e Nhecolândia a Oeste)
Negro, Abobral e Aquidauana
Fraca, média e forte
Cerrado; Campo sujo; Campo Limpo; Área de tensão entre Cerrado e Vegetação Chaqueana; Floresta Estacional Decidual Aluvial.

Jacadico-Nabileque
Jacadico e Nabileque
Forte
Vegetação Chaqueana; Floresta Estacional Decidual Aluvial.

Miranda-Aquidauana
Miranda e Aquidauana
Média
Cerrado; Campo Sujo; Campo Limpo

Tarumã-Jibóia
Tarumã e Jibóia
Fraca
Cerrado

Aquidabã
Aquibadã
Fraca
Cerrado

Branco-Amonguijá
Branco e Amonguijá
Fraca
Cerrado

Apa
Apa, Perdido
Fraca
Cerrado; Floresta Aluvial


(*) Estacional: relativo a estação do ano; Decidual: relativo à perda das folhas; aluvial: relativo à inundação ou às cheias; Campo Limpo: região de gramíneas; Campo Sujo: região de gramídeas com arbustos espaçados; Cerrado: área de campo com vegetação arbórea de baixa estatura; Vegetação Chaqueana: área com vegetação típica dos Chacos.
Fonte: Apostila Guia de Bordo do Pantanal - IFMT Cuiabá 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário